Início Saúde Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

A canela é uma especiaria especial. São vários os benefícios associados ao seu consumo regular. A canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue.

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

A canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue. A canela é uma especiaria que se destaca facilmente, pois concede cor aos pratos, além de emprestar um perfume sedutor e um sabor bastante particular. É um ingrediente bastante comum e saboroso. Em tempos idos, chegou a ser mais cara do que o ouro, mas ainda mantém grande valor, graças aos seus efeitos. Atualmente é um produto bastante acessível e presente em qualquer supermercado.

A canela contém inúmeras propriedades medicinais que estão na origem de diferentes benefícios para a saúde. Os seus efeitos têm sido estudados por vários cientistas que revelam as conclusões das suas investigações, publicando os resultados em revistas científicas reputadas.

É frequente encontrarmos nesses estudos conclusões extremamente positivas e elogiosas. Por isso, é natural que esta especiaria seja frequentemente recomendada por médicos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais da área da saúde.

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue
Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Canela verdadeira vs canela falsa

É importante distinguir a canela verdadeira, que é a canela do Ceilão (originária do Sri Lanka, Índia, Madagáscar e Caraíbas), da canela falsa. A canela verdadeira é extraída da planta cinnamomum zeylanicum, retirada da zona interna dos troncos. É mais cara, mais saudável, com um aroma sedutor e um sabor intenso. Ela distingue-se, pois enrola-se em diversas camadas, tem uma cor clara e produz um pó mais fino.


Leia também: O café com canela tem um segredo. Conheça a receita desta “poção mágica”


A canela falsa é a cassia, sendo igualmente vendida nos supermercados como canela. Esta canela falsa é extraída da planta que tem o nome científico de cinnamomum aromaticum. É a “canela chinesa”, proveniente da China, embora também possa vir do Vietname e do Japão.

A cassia tem características distintas da canela verdadeira. É mais escura e só se enrola numa camada. É mais barata, pois é mais abundante e tem uma qualidade inferior. Não é tão saudável, não gera as mesmas vantagens para a saúde, podendo mesmo revelar-se tóxica para o organismo, se for consumida exageradamente.

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue
Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Tabela de valor nutricional da canela (2 gr)

Informação Nutricional – Cada 2 gr (1 colher)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor Energértico 5kcal/ 21kJ 0,20%
Carboidratos 1,6 g 0,50%
Proteínas 0,1 g 0%
Gorduras Totais 0,1 g 0%
Gordura Saturada 0 g 0%
Gordura Trans  0 **
Fibra 1,1 g 4,40%
Sódio 0,5 mg 0%
(*) Valores Diários de referência com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.
Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue
Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Efeitos: é amiga dos pré-diabéticos

Sabia que a canela é uma especiaria que permite controlar os níveis de açúcar no sangue dos pré-diabéticos? De acordo com endocrinologistas, um consumo regular e moderado de canela (nomeadamente em jejum) contribui para a redução dos índices elevados de glicemia no sangue.

Um artigo publicado no Journal of the Endocrine Society revela as conclusões de uma investigação realizada por médicos da The Endocrine Society, uma organização médica internacional de elevada reputação. As conclusões foram divulgadas na revista Galileu, destacando-se que o consumo de canela contribui para o controlo dos níveis de açúcar no organismo, nomeadamente em indivíduos que sofrem de pré-diabetes.

Esta é uma informação relevante, pois estes doentes podem facilmente evoluir para uma condição de diabetes tipo 2. Esta é uma doença bastante comum que afeta milhões de pessoas em todo o planeta.

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue
Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Conclusões

Nesta investigação, que contou com 51 voluntários com a condição de pré-diabéticos, percebeu-se que havia diferenças entre tomar canela e não tomar nada. Ao longo de três meses, parte dos voluntários tomou um placebo, enquanto outra parte tomou uma cápsula de 500 mg de canela. Foram assim medicados três vezes por dia.


Leia também: O que acontece se comer 1 colher de canela em pó todas as manhãs?


No final, percebeu-se o real impacto do consumo de canela, pois os investigadores chegaram à conclusão de que os fármacos à base de canela levaram a uma redução eficaz dos níveis glicose no sangue ao acordar. Os fármacos de canela levaram a uma melhor resposta do corpo na sequência de um consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono. É que estes alimentos não são nada benéficos para quem sofre de pré-diabetes. É ainda importante referir que a canela não gerou quaisquer efeitos secundários.

Num comunicado emitido à imprensa, Giulio R. Romeo, que é endocrinologista no Joslin Diabetes Center, em Boston, e co-autor do estudo, afirmou: “O nosso estudo de 12 semanas mostrou efeitos benéficos da adição de canela à dieta, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis em participantes com pré-diabetes.”

Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue
Canela ajuda a controlar níveis de açúcar no sangue

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.