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Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças

O café solúvel e o expresso são opções agradáveis tendo características diferentes que convém distinguir. Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças.

Café solúvel ou café expresso
Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças

O café solúvel e o café expresso são duas opções agradáveis, mas têm características diferentes que convém saber distinguir. Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças. O café é uma das bebidas mais populares do planeta, uma bebida irresistível e singular. O café tem um sabor único, uma fragrância irresistível e esconde propriedades importantes. É um precioso aliado ao longo do nosso quotidiano pelos efeitos que gera. Ele permite que qualquer um consiga aguentar bem o dia, sempre com energia e bem despertos. O consumo diário e moderado de café está na origem de diversos benefícios.

Muitos de nós temos o hábito de beber café diariamente. Independentemente do modo como é bebido, seja café expresso ou solúvel, a popular bebida deve ser consumida com moderação, devendo beber-se um máximo de 3 cafés normais por dia, isto em adultos saudáveis.

Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças

O café expresso

Esta bebida é feita a partir de uma moagem muito fina. A bebida é retirada à pressão por via de uma máquina com água quente.

O café solúvel

Esta bebida é realizada com extrato de grãos de café moídos, que são dissolvidos enquanto adicionados à água. Em comparação com o café expresso, o café solúvel é uma opção mais prática, mais acessível e bem mais rápida!

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O café solúvel é ainda diferente (do café expresso)

Valores de cafeína

Em comparação com o café comum, o café solúvel contém menos cafeína. Assim, o café solúvel revela-se uma melhor opção para os que são mais sensíveis à cafeína.

Se num café comum há entre 70 mg a 140 mg de cafeína; numa chávena com uma colher de chá de café solúvel, há entre 30 mg a 90 mg de cafeína.

Valores de acrilamida

A acrilamida é formada quando os grãos de café são torrados, mas esta substância química é potencialmente nociva. Esta substância, quando é exposta em exagero, pode danificar o sistema nervoso e levar a um aumento do risco de aparecimento de cancro.

De acordo com alguns estudos, o café solúvel pode conter até duas vezes mais acrilamida do que o café torrado no momento. Convém ter em conta que a exposição de acrilamida através do consumo de café não é em quantidade suficiente para ser prejudicial ao organismo. Logo, pode beber a popular bebida de forma regular de forma a aproveitar todos os seus benefícios.

Café solúvel ou café expresso
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Benefícios de um consumo regular e moderado de café

– O café melhora o seu estado de espírito

– A bebida combate o estado depressivo

– O café reduz o risco de aparecimento da diabetes tipo 2

– A popular bebida reduz o risco de doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson

– O consumo de café ajuda a melhorar substancialmente a performance física

– A bebida melhora os níveis de energia

– Ajuda a emagrecer e ainda contribui para a eliminação de gordura

– O café contém diversos nutrientes essenciais ao organismo, nomeadamente antioxidantes

– A bebida melhora o bom funcionamento do fígado

– O café ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

Café solúvel ou café expresso
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Conclusão

O consumo diário de café deve ser limitado a 2 a 3 cafés, seja ele expresso ou solúvel. O consumo deve ser diário e moderado. Se for consumido de forma exagerada, ele pode estar na origem de problemas de saúde.

Existem momentos mais apropriados para se tomar café. Os estudos revelam que o café deve ser bebido entre as 9h30-11h30 e as 13h30-17h. Estes períodos estão relacionados com os picos de produção de cortisol que é uma hormona que está relacionada com a regulação do ciclo circadiano e com a manutenção do estado de alerta, sendo estas indicações uma forma a evitar a tolerância à cafeína.

Café solúvel ou café expresso
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Factos a reter:

A OMS defende que o consumo máximo diário, não deve superar os 400 mg de cafeína.

No máximo, devem beber-se 3 cafés por dia, sensivelmente.

A cafeína pode ser encontrada noutros alimentos, nomeadamente no chocolate, em refrigerantes (a coca-cola ou a pepsi), em bebidas energéticas, em suplementos alimentares, em medicamentos, entre outras opções.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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