Início Saúde Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Muitos garantem que esta é uma opção, enquanto outros defendem o seu contrário. Afinal, como ficamos? Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Muitos garantem que esta é uma opção, enquanto outros defendem o seu contrário. Afinal, como ficamos? Café ou descafeinado, qual o mais saudável? Seguramente que já teve esta conversa com algum colega de trabalho ou amigo: qual será a opção mais saudável, descafeinado ou café normal? O café é uma bebida que faz parte dos hábitos de muita gente. É uma bebida que está associada a diversos benefícios para a saúde.

Contudo, como é uma bebida com excesso de cafeína, é recomendado que se beba com moderação. Assim, há quem opte pode beber café descafeinado que se revela uma opção com menos cafeína. Mas será o descafeinado uma melhor opção do que o café comum?

Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

A fonte

Samantha Cassetty, RD, concedeu uma entrevista à revista norte-americana Women’s Health que revelou ser bastante esclarecedora relativamente a algumas questões comuns.

Se se questiona como é confecionado o café descafeinado e quais os benefícios (ou malefícios) para a saúde oferecidos pela bebida, a coautora do livro ‘Sugar Shock’ ajuda a esclarecer o assunto. Tal como ficará a saber se o café descafeinado é uma opção mais saudável (e melhor) do que o comum.

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Explicação

Samantha Cassetty, RD, afirmou: “O café comum e descafeinado são alimentos naturais vegetais que contêm polifenóis”. Na entrevista Samantha, ainda prosseguiu: “Esses antioxidantes contêm propriedades anti-inflamatórias e permitem ajudar a reduzir o risco de várias doenças, nomeadamente da diabetes tipo 2 e do cancro.”

Samantha referiu ainda que: “esses mesmos compostos ainda servem como combustível para o adequado funcionamento do intestino, portanto consumir polifenóis (no café, chá, frutas e vegetais) pode contribuir para que se tenha uma mente e um corpo saudáveis, pois contribuem para um ambiente benéfico para os intestinos.”

Leia também:

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

O café descafeinado

Jessica Cording, RD também foi entrevistada pela reputada Women’s Health. A nutricionista e autora do ‘The Little Book of Game-Changers’ revelou na entrevista que: “o café descafeinado é o mesmo que o café comum, contudo a sua cafeína foi reduzida até certo ponto.”

Se num café comum é frequente encontrarem-se variações nos índices de cafeína, o mesmo acontece numa chávena de descafeinado.

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Cafeína no descafeinado

Apesar de muitos acharem que o descafeinado é café sem cafeína, a verdade é que ele contém cafeína, mas em menor quantidade do que o café comum. Os índices de cafeína não são exatos e podem variar. As marcas retiram da sua composição cerca de 97% da cafeína contida no descafeinado.

A cafeína no descafeinado

Sonya Angelone, RD, é porta-voz da reputada Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos da América. Sonya defende que o café descafeinado apresenta “cerca de três a quatro miligramas de cafeína por chávena”. Enquanto o café normal é feito a partir da torra e da moagem dos grãos de café, o processo de fazer o descafeinado integra outras etapas.

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Formas mais básicas de descafeinar o café

Angelone explica quais são as três etapas que permitem descafeínar o café.

A agência de regulamentação norte-americana Food and Drug Administration (FDA) informou que em parte destes processos são usados processos químicos. Mas não se preocupe, a entidade sublinha que estes processos são altamente seguros e que permitem remover os resíduos nos grãos.

O uso de um filtro de carvão pode remover a cafeína, no processo da água, momento em que se vai adicionando (e removendo) dióxido de carbono líquido, substância que dissolve a cafeína.

Depois, usa-se um produto químico em removedores de tinta. O cloreto de metila é adicionado e depois removido.

Outra opção é usar acetato de etila, que é outro produto químico que é frequentemente usado em removedores de cola e esmaltes, mas que é usado neste contexto para dissolver a cafeína.

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Qual a bebida mais saudável: o café ou o descafeinado?

Este processo é mesmo saudável? Será o descafeinado melhor opção do que o café comum?

O café descafeinado contém na sua composição os antioxidantes essenciais para um organismo saudável, tal como acontece com o café tradicional. Assim, apesar de quase não conter cafeína, o descafeinado mantém as suas virtudes.

Há estudos que defendem que duas chávenas (seja de café ou de descafeinado) permitem reduzir o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2. O mesmo acontece com outras doenças nomeadamente Parkinson, Alzheimer, cancro da mama, próstata e fígado.

Café ou descafeinado
Café ou descafeinado, qual o mais saudável?

Qual a melhor opção?

Ambas são opções válidas, depende por isso de si. Mas existem alguns contextos que recomendam que se opte pelo descafeinado, nomeadamente quando se está a amamentar, grávida ou se sofrer de algum problema de saúde em que seja importante reduzir o consumo de cafeína.

Cassetty defende mesmo que: “Algumas pessoas também acham que a cafeína as deixa ansiosas ou nervosas. Ou ainda não as deixa dormir, provocando insónias. Como tal, se já se sentiu assim, deve optar pelo descafeinado”.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagenssaúdelíngua portuguesaculturahistórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.