Início Saúde Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

O rendimento e a competência são bem mais expressivos com um consumo regular de café. Café no trabalho é bom para funcionários e patrões.

Café no trabalho
Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

Café no trabalho é bom para funcionários e patrões. Os dias de trabalho fazem parte da nossa vida. Trabalhar para ganhar dinheiro é uma das nossas responsabilidades. É também um dos nossos contributos para a sociedade. O trabalho é uma “obrigação” moral, mas também nos traz muitas coisas positivas, além do dinheiro que se recebe ao fim do mês e dos direitos que a ele estão associados.

O trabalho pode revelar-se benéfico em diferentes sentidos. Pode promover em nós a auto-estima, a confiança nas nossas capacidades, a integração num grupo, o sentimento de pertença. Naturalmente que ajuda quando demonstramos ter competência nas funções que estão ao nosso cargo. Há formas de melhorar o nosso rendimento e uma delas é simples e deliciosa: bebendo café! Sim, é verdade e tal tese é defendida pela ciência.

Café no trabalho
Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

Tomar café em contexto de trabalho

A pausa é obrigatória em trabalho. Muitos aproveitam esse importante momento para socializar um pouco e para beber um cafezinho. Um gesto simples que pode contribuir e muito para que se consiga melhorar o nosso rendimento.


Leia também: Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável


Todas as empresas procuram garantir mais produtividade, mas nem sempre esse objetivo é conseguido, pois isso representa um enorme desafio. Muitas estratégias são desenhadas para que os funcionários consigam elevar o seu contributo.

Os diretores das empresas criam determinadas dinâmicas, oferecendo aos seus funcionários momentos de descontração, proporcionando um ambiente saudável que leve os funcionários a voltar ao trabalho com outro afinco. As máquinas de café que muitas empresas colocam à disposição dos funcionários é uma estratégia bem positiva para todos.

Café no trabalho
Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

A pausa para café gera 3 grandes benefícios no trabalho

Fomenta um aumento da produtividade!

Existe uma relação direta entre o consumo de cafeína dos funcionários de uma determinada empresa e o aumento da sua produtividade e, consequentemente, da empresa, pois garante um bom desempenho global.

Foi revelado um estudo realizado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine que comprovou isso mesmo. De acordo com o estudo, a pausa por si só já garante ao funcionário um reforço da energia e do foco, o que permite um retomar das atividades de forma mais competente e produtiva.

Se a essa pausa for associado o consumo de uma chávena de café, então o retorno é ainda superior. A cafeína presente no café gera efeitos positivos no organismo que contribuem para o aumento da memória e da concentração e isso traduz-se numa clara redução dos erros e num aumento de produtividade.

Café no trabalho
Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

Pausa é motivação dos funcionários

A motivação diária dos funcionários é importante para o seu rendimento e uma pausa garante isso mesmo. Investigações realizadas nos Estados Unidos da América e em Copenhaga revelaram que, quando a pausa para o café é proporcionada pelas empresas, gera uma grande diferença na motivação das pessoas.

A Keurig Incorporated conduziu um estudo que revela o papel do café nessa pausa. Nesse trabalho de investigação, conclui-se que entre os diversos entrevistados, 37% dos funcionários preferem ter um café fresco no escritório, disponibilizado diariamente, do que ter uma festa oferecida pela empresa no fim do ano.

Café no trabalho
Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

Também se concluiu que 3 em cada 5 pessoas defenderam que esses pequenos benefícios fazem com que se sintam bem mais valorizados pela empresa, logo trabalham mais motivados e estão mais aptos a dar o seu melhor nas tarefas.

No mesmo estudo foi revelado que, dos que responderam ao questionário, 84% dos funcionários consideram as pausas não só “importantes”, como “indispensáveis”. Ainda no mesmo estudo, 90% dos funcionários defenderam que a empresa demonstra que se importa com o bem-estar dos funcionários quando oferece café de qualidade.

Café no trabalho
Café no trabalho é bom para funcionários e patrões

O contributo para um melhor desempenho do organismo

Foi demonstrado por investigações dinamarquesas, britânicas e americanas que investir num bom café é uma estratégia de ouro para o rendimento dos funcionários das empresas. Promover uma pausa no trabalho revela-se uma prática benéfica que garante resultados positivos, gerando um substancial aumento da produtividade dos colaboradores.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


Outros estudos, centrados nos efeitos no organismo gerados pelo consumo de café, permitem concluir que uma pausa para o café se revela extremamente positiva.

Se o café for consumido regularmente e com moderação não só gera benefícios para a saúde, como se revela bem positivo para um bom ambiente corporativo. O café contribui para combater e prevenir dores de cabeça crónicas e ainda gera um aumento da capacidade de concentração e foco dos funcionários. As pessoas ficam mais despertas e em estado de alerta com o consumo de café; além de mais produtivas e dinâmicas.

Assim, facilmente se conclui que o consumo de café no trabalho é bom para funcionários e patrões!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.