Início Saúde Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Conheça as diferenças do café nas suas diferentes formas, seja café em grão, em pó ou em cápsulas. Sempre delicioso!

Café em grão
Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Conheça as diferenças do café nas suas diferentes formas, seja café em grão, em pó ou em cápsulas. Sempre delicioso! O consumo de café é um hábito partilhado por milhões de pessoas em todo o mundo. Nas últimas décadas, o consumo de café doméstico conheceu uma evolução, pois o mercado desenvolveu-se no sentido de proporcionar uma variedade e uma qualidade que não existia anteriormente.

A inovação tecnológica no desenvolvimento do próprio café, mas também das máquinas domésticas, tornaram o consumo da popular bebida um hábito. Há para todos os gostos, em grão, em pó e em cápsulas. Mas qual será o melhor?

Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Café em Pó

O café em pó é frequentemente usado para consumo doméstico, pois é fácil e prático de usar. Está pronto para ser usado no imediato, em qualquer tipo de máquina de café (exceção feita às máquinas de cápsula).

Esta opção é de um café previamente moído. Portanto, parte das suas propriedades antioxidantes, o aroma e o sabor também perdem qualidades. Também existe a extração da cafeína, sendo uma versão mais próxima de “descafeinado”.

Como grande vantagem, tem o preço, pois é uma versão bem mais acessível do que o café em grão. É uma opção que se encontra com facilidade em qualquer supermercado ou no comércio tradicional.

Leia também:

Café em grão
Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Café solúvel ou instantâneo

Esta versão é também mais rápida e comum. Permite preparar um café facilmente e reinou, antes da revolução que representou o surgimento das cápsulas. Basta um pouco de água ou leite quente para se ter algo delicioso. Junta-se o café solúvel e, depois, só se tem de misturar.

Tem a vantagem de permitir que se aumente a intensidade do sabor do café, bastando colocar mais café.

Existem pequenas diferenças entre este e o café em pó, embora possam parecer muito semelhantes. Este, depois da moagem, passa por um processo de liofilização em que o café é desidratado, de modo a que depois possa ser misturado com a água ou com o leite quente. Neste processo, este tipo de café perde diversas propriedades, nomeadamente boa parte do seu teor de cafeína.

Café em grão
Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Café moído em pastilhas

Sendo uma versão de café expresso menos comum, representa um forte concorrente às cápsulas. As pastilhas são o ideal para quem tem uma máquina de café manual e pretende preparar um café de modo mais rápido. É também uma opção mais cómoda e mais limpa.

É um café moído que é colocado em saquetas, havendo parecenças com as que são usadas para os chás ou infusões. Neste tipo de máquina, o formato do manípulo permite facilitar a sua utilização.

Como a dose individual destas saquetas tem um valor superior, quando comparado com outras opções (nomeadamente o café em pó ou em cápsulas), facilmente podemos constatar que o preço é uma das suas maiores desvantagens. Esta opção tem também o inconveniente de ter uma variedade de marcas e de sabores mais reduzida.

Café em grão
Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Café em cápsulas

Esta opção representou uma grande revolução no mercado de consumo de café. É uma excelente opção, sendo uma forma cómoda, simples, limpa e rápida de preparar um delicioso café.

Outra grande vantagem está nas diversas opções que é possível encontrar no mercado: diferentes sabores, diferentes intensidades. Existem diversas marcas que apresentam diversos tipos de cápsulas de café. Também permite outras versões, nomeadamente opções com leite, chás, chocolate quente ou outro tipo de combinações.

Café em grão
Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Café em grão

Esta é a opção mais autêntica. A torrefação revela-se o único processo a que os grãos são submetidos até o café chegar ao consumidor. Portanto, mantém mais características.

Para se fazer um café em grão, deve ter-se por casa uma máquina de café automática com moinho integrado. Em alternativa, pode ter-se um moinho independente para fazer a moagem do café, antes de colocar o café numa máquina de café expresso ou de filtro.

O café em grão é a única opção que permite que o café mantenha todas as suas propriedades. O seu aroma, o seu sabor e o seu teor de cafeína mantêm-se inalterados (se forem consumidos dentro do prazo, naturalmente). O café moído deve ser consumido na hora. Para manter as suas qualidades por mais tempo, deve ser guardado num recipiente hermético.

Café em grão
Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

4 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade o melhor café é o café em grãos que moe na hora e põe na peneira de pano e deixa no bule na forno a lenha pra ficar quente o quase o dia todo, não estou certo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.