Início Saúde Café em excesso dá dor de cabeça?

Café em excesso dá dor de cabeça?

O consumo de café é um hábito comum a diversas pessoas, em Portugal e no mundo inteiro. Mas será que o café em excesso dá dor de cabeça?

Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Café em excesso dá dor de cabeça? O consumo de café é um hábito comum a diversas pessoas, em Portugal e no mundo inteiro. Muitos bebem um café logo pela manhã: ajuda a despertar, dá energia, concede maior foco, fomenta uma maior produtividade. Há quem repita o gesto logo depois de almoço. Os que estão mais habituados à bebida bebem-na ainda nas pausas do trabalho.

O café é um hábito que ajuda na socialização. Enquanto se bebe o café, trocam-se dois dedos de conversa e ficamos mais felizes e animados. Contudo, há um valor máximo de cafeína que não deve ser superado.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), não se deve consumir mais do que 400 mg de cafeína por dia! Se tivermos em conta que uma chávena de café contém entre 100 a 125mg de cafeína, percebemos que não se devem superar as 3 chávenas de café por dia.

Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Contudo, a cafeína também está presente noutros produtos, nomeadamente em bebidas energéticas, refrigerantes, chás, suplementos alimentares e até medicamentos!…

Se tem o hábito de beber uma coca-cola ou pepsi, saiba que elas também contêm muita cafeína (em menor quantidade que o café, mas ainda assim de forma expressiva). Se vai ao ginásio e recorre a bebidas energéticas como Red Bull ou Monster, tenha cuidado, pois elas contêm muita cafeína, assim como os chás, nomeadamente verde, preto, mate, que muitos bebem ao longo do dia de trabalho.

Sabia que até o chocolate tem cafeína? Assim, facilmente se pode superar os níveis de cafeína recomendados. E é que o excesso de cafeína gera diversos malefícios no organismo.


Leia também: 7 razões para deixar de tomar café


Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Café em excesso dá dor de cabeça?

A cafeína

O café é um produto que é bastante estudado. São várias as pesquisas científicas que apresentam conclusões sobre o consumo de café. Muitos estudos até divulgam pareceres que são contrários às conclusões presentes noutras investigações. Normalmente, a cafeína presente no café merece o destaque dado nesses estudos.

Uma das pesquisas mais recentes revela que o excesso de café pode causar dores de cabeça. Os que sofrem ou já sofreram de enxaquecas sabem bem como pode ser debilitante sofrer estas dores que causam um verdadeiro desconforto e impossibilitam fazer a vida quotidiana normal, podendo ainda causar outros sintomas como náuseas, vómitos e sensibilidade à luz. A cafeína é a origem desse problema.

Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Um outro estudo

No American Journal of Medicine, foi publicado um outro estudo, no qual foram analisados dados relativos 98 indivíduos. Todos sofriam regularmente de enxaqueca crónica e crises e foram acompanhados ao longo de várias semanas. Cada indivíduo respondeu a algumas questões sobre o seu histórico médico e, entre outras temáticas, revelaram qual a sua ingestão típica de cafeína.

Eles aprofundaram o que seriam os gatilhos das enxaquecas. Entre os motivos apresentados como relevantes para o surgimento dessas dores de cabeça estavam: falta de sono, mudanças no clima e o consumo de cafeína. Seguiu-se um acompanhamento pormenorizado, em que era realizado um diário com as doses de cafeína que eram consumidas por cada pessoa, identificando sempre quem bebia chávenas de café (e quantas), chávenas de chá e outros produtos que continham cafeína, nomeadamente refrigerantes ou bebidas energéticas.

Outros dados que foram tidos em consideração foi a atividade física (frequência, intensidade e quantidade de tempo), as horas de sono que cumpriam e os níveis de stress sentidos.

Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Investigação

Os investigadores revelaram que, ao longo da experiência, foi evidente que quem bebia mais cafés, quem consumia mais cafeína, tinha mais enxaquecas.

Os que bebiam 3 ou mais chávenas tinham uma percentagem mais alta (40%) de probabilidade de vir a ter dores de cabeça, estando claramente mais propensos a ter um desses episódios de enxaquecas no próprio dia ou no dia seguinte. Os que bebiam menos, duas chávenas ou apenas uma, não experienciaram o mesmo efeito.

Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

A cafeína

A cafeína é uma substância química que atua nas células cerebrais. A adenosina faz com que uma pessoa sinta sonolenta e reduz a sensação de dor. Ora, a cafeína bloqueia os efeitos da adenosina, pois a estrutura das moléculas da cafeína é idêntica aos recetores de adenosina que estão presentes no cérebro. Logo, elas fazem essa ligação.

Elizabeth Mostofsky, co-autora do estudo da Beth Israel Deaconess Medical Center’s Cardiovascular Epidemiology Research Unit, defendeu na Runner’s World US que “A cafeína pode ser benéfica e prejudicial”. Consoante a quantidade consumida, ela pode gerar dores de cabeça ou prevenir as mesmas, pois o excesso de cafeína gera enxaquecas. O consumo em doses mais baixas previne as dores de cabeça. Por isso mesmo, é comum o uso de cafeína em alguns medicamentos com a finalidade de aliviar as dores de cabeça.


Leia também: Os 6 efeitos surpreendentes do café


Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Conclusão

A dose, frequência e hábito são variáveis importantes que determinam se a cafeína funcionará como analgésico ou como desencadeador das dores de cabeça. Se se bebe habitualmente uma chávena de café, beber duas ou mais pode desencadear dores de cabeça.

O café, quando consumido em excesso, gera dores de cabeça. Quando se tem o hábito de ingerir cafeína, a sua escassez também gera dores de cabeça. Elizabeth Mostofsky defendeu mesmo que: “Além disso, a cafeína pode fazer urinar mais, o que pode deixar a pessoa desidratada. A desidratação, por sua vez, também pode causar dores de cabeça.”

Recomendação

O ideal é mesmo beber de forma moderada. Assim, evita não só as dores de cabeça, como pode usufruir de todo o sabor do café e ainda obter todos os benefícios associados ao consumo da cafeína.

Café em excesso dá dor de cabeça
Café em excesso dá dor de cabeça?

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.