Início Saúde Café com mel: descubra a dupla perfeita

Café com mel: descubra a dupla perfeita

O mel gera diversos benefícios e é o melhor produto para acompanhar o seu café. Descubra a dupla perfeita: café com mel.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Descubra a dupla perfeita: café com mel. O mel contém propriedades medicinais benéficas, por isso tem sido muito investigado pelos efeitos que gera na saúde. Há estudos científicos publicados em reputadas revistas internacionais que foram realizados em diferentes pontos do planeta. Estas pesquisas feitas em universidades, grupos de investigação, clínicas e outras entidades da área da saúde revelam como este produto pode ser bastante precioso para o nosso organismo.

O mel é um produto natural que se revela extremamente benéfico para a nossa saúde. É um alimento doce, mas se for consumido regularmente e com moderação, ele é extremamente vantajoso para a nossa saúde e para o nosso corpo. Por isso, deve ter isso em conta na hora de adoçar o seu café, pois o mel é a melhor opção!

Café com mel: descubra a dupla perfeita

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Propriedades do mel

O mel é um produto natural que é bastante doce. Serve para adoçar produtos como o café, o leite, o chá, sendo uma opção muito melhor do que o açúcar. Revela-se um produto bastante energético, energia que provém de açúcares simples, nomeadamente a frutose e a glicose. O mesmo não ocorre quando se trata da sacarose.


Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?


Ele contém diversas propriedades importantes para o nosso organismo, nomeadamente muitas enzimas, vitaminas (como as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B7 e C), proteína, sais minerais. Outra vantagem do mel é ser facilmente digerível.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Melhor opção que o açúcar

O mel é um adoçante melhor que o açúcar, pois possui qualidades que este último não tem. O mel conta com diversas propriedades benéficas para o corpo. Os benefícios são gerados se existir um consumo moderado e regular e também se existir uma dieta saudável, com um estilo de vida não sedentário, com as necessidades do sono respeitadas, com a prática de atividade física.

O consumo exagerado de mel, além de impedir os benefícios, ainda gera malefícios. A quantidade recomendada de mel é de apenas 20 a 30 gramas por dia. Este é um alimento extremamente versátil que pode ser usado na gastronomia, em diversas receitas. Pode substituir o açúcar, enquanto adoçante (para adoçar água, café, chá, leite,… entre outros). É frequentemente usado em sobremesas, doces, bolos, sumos, batidos, entre inúmeras outras possibilidades.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

3 razões para usar o mel como adoçante

– O mel deve ser o produto escolhido para ser usado como adoçante pois, além de fornecer menos calorias que a sacarose (o açúcar), contém um alto poder adoçante.

– Por ser um produto composto apenas por açúcares simples, o mel é facilmente digerível.

– O mel contém ainda compostos essenciais para a nossa saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo também um produto que fornece ao corpo energia.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Mel: o ideal para adoçar o café

Embora alguns defendam que o café deve ser tomado simples, sem adoçantes, a verdade é que a maior parte das pessoas junta-lhe açúcar, pois dessa forma torna a bebida mais saborosa.

O café é um produto amargo e, com o açúcar, fica uma bebida mais agradável e doce. Normalmente, o açúcar que é frequentemente usado nesses casos é a sacarose. O açúcar branco leva a consequências negativas a longo prazo. Um adoçante natural como o mel revela-se uma melhor opção.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Café com mel

Juntar o mel ao café é conjugar dois produtos fantásticos que geram diversos benefícios para a saúde. Aliás, acabam por complementar-se e reforçar algumas vantagens (algo que não acontece, quando se opta por açúcar.)

O mel não deve ser colocado enquanto o café está a ferver, sendo preferível aguardar que esfrie por uns segundos. A temperatura, quando é excessivamente alta, pode levar à destruição de parte dos seus nutrientes. Ao fazê-lo, perde parte dos benefícios originados pelo consumo regular e moderado do mel.

Agora que sabe qual a melhor opção, esqueça o açúcar!


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


Alguns dos benefícios do mel

– O mel gera uma ação descongestionante.

– O mel gera uma ação calmante, combatendo a tosse.

– O mel aumenta o poder físico e a resistência.

– O mel promove a saúde do coração.

– O mel gera uma ação protetora, desintoxicante, estimulante e reguladora.

– O mel gera uma ação diurética.

– O mel gera uma ação anti-anémica.

– O mel fixa o cálcio e o magnésio.

Café com mel
Café com mel: descubra a dupla perfeita

Tabela de valor nutricional do mel (100 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor energético 309.2kcal=1299 0,15
Carboidratos 84,0g 0,28
Cálcio 10,2mg 0,01
Vitamina C 0,7mg 0,02
Manganês 0,4mg 0,17
Magnésio 5,5mg 0,02
Fósforo 3,9mg 0,01
Ferro 0,3mg 0,02
Potássio 99,3mg
Zinco 0,2mg 0,03
Tiamina B1 0,1mg 0,07
Sódio 6,0mg 0

* % Valores diários com base numa dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.