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Café coado ou expresso? Conheça as diferenças e benefícios

Há vários tipos de café e várias maneiras de os preparar. Conheça as principais características e benefícios do café coado ou expresso.

Café coado ou expresso
Café coado ou expresso? Conheça as diferenças e benefícios

Há vários tipos de café e várias maneiras de os preparar. Conheça as principais características do café coado ou expresso. O café é uma bebida muito apreciada, independentemente da maneira como é preparada. Além disso, esta bebida tem propriedades altamente benéficas para o nosso organismo, pois são capazes de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida no geral.

Pequenas quantidades de cafeína possuem potássio, zinco, ferro, magnésio, entre muitos outros minerais. Esta é, ainda, uma bebida diurética e termogénica, que contém substâncias antioxidantes que ajudam a eliminar do organismo os radicais livres. Fique a saber mais sobre esta super bebida.

Café coado ou expresso? Conheça as diferenças e benefícios

Há vários tipos de grãos de café. Alguns dos mais populares são o café arábica que possui antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células e que evitam o desenvolvimento de células cancerígenas. O café robusta também é popular por possuir níveis de cafeína mais acentuados, o que aumenta o nível de energia fornecido pela bebida.

Café coado ou expresso
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Características de cada método de preparação

Os brasileiros estão mais habituados ao consumo do café coado e expresso, que possuem características distintas e inconfundíveis.

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Café coado ou expresso
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Café expresso

Modo de Preparação: este café é feito com grãos moídos na hora e é preparado através de pressão em máquina especial.

Cafeína: este café possui menor quantidade de cafeína, pois fica pouco tempo em contacto com a água.

Cremosidade: este café é mais denso e, logo, mais cremoso. Por isso mesmo, ele é popular pela sua espuma tão característica.

Sabor: este café tem um sabor mais forte, consistente e concentrado, devido à maior quantidade pó utilizada na sua preparação.

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Café coado

Modo de Preparação: este café é coado em filtro de papel ou tecido.

Cafeína: este café possui maior concentração de cafeína. Embora isso também dependa da quantidade de café usada durante a sua preparação.

Cremosidade: este café é menos denso e cremoso, pois fica mais tempo em contacto com a água.

Sabor: este café tem um sabor agradável, que é mais suave do que o café expresso.

Café coado ou expresso
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Componentes

O grão do café possui vários componentes que trazem benefícios para a saúde. Independentemente dos diferentes modos de preparação, o café contém no máximo 2,5% de cafeína. Além da cafeína, o café possui ainda nutrientes importantes, como:

Ácidos clorogénicos: ácidos com função antioxidante e que representam 7% a 10% da composição do café. Estes ácidos têm ainda uma função antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva.

Niacina: esta é uma vitamina do complexo B.

Minerais: entre os quais se destacam: potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio, entre outros.

Aminoácidos: entre as quais: alanina, arginina, asparagina, cisteína, glicina e outros.

Lípidos: de que são exemplo os triglicerídeos e os ácidos gordos livres.

Açúcares: como é o caso da sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.

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Principais benefícios do café

Evitar a retenção de líquidos, graças ao efeito diurético do café que ajuda na perda de peso e na eliminação de gordura;

Ajudar na concentração e dar mais energia, já que o café é um estimulante psicoativo;

Evitar a cirrose, se o café for consumido moderadamente;

Ser um oxidante natural que protege a pele dos radicais livres que causam o envelhecimento prematuro;

Diminuir o risco de diabetes tipo 2, porque o café contém antioxidantes que melhoram o controlo da glicemia;

Reduzir os efeitos da doença de Parkinson, pois o café aumenta os níveis de dopamina no cérebro, atenuando os tremores e recuperando os movimentos;

Combater a depressão, também através da ação da dopamina no humor;

Reduzir o risco de cancro, graças aos antioxidantes e minerais presentes no café e que evitam a alteração das células;

Proteger o sistema respiratório por ter um efeito broncodilatador, que contribui para a redução da fadiga dos músculos respiratórios.

Em suma, podemos ainda dizer que o café expresso é mais benéfico para a saúde, pois os seus nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelo organismo. Talvez por isso este seja o tipo de café eleito por quem quer começar o dia cheio de energia!

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Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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