Deve tomar café antes ou depois do treino? Muitos defendem que o café ajuda e muito a melhorar o nosso desempenho, mas para muitos a dúvida subsiste. Conheça a resposta!
Quem gosta de café não precisa de razões para beber mais uma chávena do popular líquido. Esta bebida rica em cafeína está associada a diversos benefícios. Muitos bebem café logo pela manhã de forma a ajudar no despertar. Há ainda o seu efeito energizante. Por isso, muitos optam por usá-lo para melhorar o seu desempenho desportivo.
Mas será mesmo assim? Será que beber café antes do treino pode melhorar verdadeiramente o desempenho? Quais são os efeitos desta bebida e como é que ela influencia o desportista?
Fique connosco e descubra as respostas a estas perguntas!
Café antes ou depois do treino? Tome nota!

O café
Muitos integram o consumo de café no seu quotidiano, pois é uma bebida que gera bem-estar. A ciência também nos ajuda a encontrar inúmeras razões para se consumir café. Existem diversos estudos científicos centrados nos efeitos de um consumo regular e moderado de café que comprovam que esta popular bebida gera diversos benefícios para a saúde. Mas será que também ajuda a melhorar o desempenho?
Leia também
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
- Afinal, quantos cafés pode beber por dia?
- Aprenda a fazer o café perfeito e saudável
A popular bebida
O café é uma bebida deliciosa e, só por isso, tem muitos adeptos. Muitos usam-no como um ingrediente importante em diversas receitas, nomeadamente de doçaria e de pastelaria (mas não só).
O nosso quotidiano é vivido de uma forma mais ponderada. As pessoas estão mais atentas aos efeitos positivos dos seus consumos e sabem que parte do que somos se deve ao que consomem. Por isso, o consumidor é cada vez mais sensato nas opções que toma no que diz respeito à alimentação.
O consumidor procura estar cada vez mais informado, o que leva a que haja um conhecimento crescente sobre os efeitos do consumo de determinados alimentos. Tal acontece também com o café.

Vida saudável
É cada vez maior o número de pessoas adeptas de uma vida mais saudável. Cuidar do corpo deve ser uma missão individual de todos, pois o nosso corpo é o nosso templo, não é verdade?
Por isso, devemos procurar integrar na nossa dieta opções nutritivas e benéficas. No lote de alimentos saudáveis, estão produtos como o abacate, a maçã e, entre muitos outros, o café.
Esta bebida representa um importante aliado para os adeptos de um estilo de vida saudável. É também um importante amigo dos que ousam ser menos sedentários.

Mas será verdade que o café ajuda a melhorar o desempenho?
Esta bebida pode efetivamente influenciar o desempenho de atletas profissionais e amadores. Existem equipas que não prescindem de recomendar esta bebida na dieta dos seus atletas, mas sem exageros!
Beber café antes do treino pode efetivamente ajudar na prática de atividades físicas. São vários os benefícios gerados pelo consumo de café antes do treino. Assim, beber café pode representar juntar o útil ao agradável, não é verdade?
O hábito de tomar uma chávena de café diariamente ajuda na rotina de treinos e de exercícios. O café contém diversas propriedades benéficas para o organismo e que se revelam preciosas para quem pratica atividades físicas.
“Foi demonstrado que o consumo de cafeína em pó ou café instantâneo contendo a mesma quantidade de cafeína (5 mg/kg) resultou em melhoria similar no desempenho em exercício submáximo em cicloergômetro quando comparado à condição placebo (Hodgson, Randell e Jeukendrup, 2013).”
Frank Pereira Bacurau, R., Carlos Uchida, M., & Felipe Milano Teixeira, L. (2017). Nutrição esportiva e do exercício físico (p. 80). Phorte Editora, 2017.

Os benefícios
A cafeína é uma substância que está presente no café em quantidades elevadas. Esta substância revela-se uma das grandes riquezas desta popular bebida, pois ela atua como um estimulante cerebral potente que ajuda a promover uma maior capacidade de concentração e de atenção. Esta substância permite inibir a adenosina, que promove a sensação de sonolência.
Assim, ao beber café está a fornecer ao corpo uma maior disposição para a realização dos exercícios e das atividades. A cafeína atua pouco depois de entrar no corpo de quem bebe café, ajudando a que se cumpra com maior eficácia os diversos exercícios.
Vantagens
– Facilita os exercícios.
– Promove uma respiração mais facilitada, estimulando as vias respiratórias.
– Gera menor desconforto durante os exercícios.
– Promove uma redução da dor muscular.
– Reduz a perceção de esforço, tornando cada série menos difícil.
– Permite uma melhor recuperação dos músculos, pois o café gera uma ação anti-inflamatória.
– Ajuda a regular os batimentos do coração.

O horário adequado
De forma a aproveitar todos os benefícios gerados pelo consumo de café, deve ter-se em conta que há horários que são mais adequados para se beber o café. Nunca deve beber depois das 18 horas, pois poderá causar insónias.
Para a prática de exercícios, convém beber o café cerca de uma hora antes de realizar as suas atividades físicas. Assim, o corpo estará sob a influência de substâncias benéficas, quando os exercícios começarem.
Deve beber uma chávena de café após as atividades, pois isso permite acelerar a taxa metabólica, algo que pode ser bastante útil para quem pretende reduzir ainda mais a gordura corporal. Por outro lado, deve evitar o café no fim da atividade física, se o seu objetivo for a hipertrofia.

NCultura
Se leu “Café antes ou depois do treino? Tome nota!” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Comentários 1