Início Pessoas Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Saiba o número de brasileiros em Portugal, as associações que os ajudam no país, como é a comunidade de brasileiros no país, curiosidades e mitos.

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades
Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Brasileiros em Portugal: números, mitos e curiosidades

Saiba o número de brasileiros em Portugal, as associações que os ajudam no país, como é a comunidade de brasileiros no país, curiosidades e mitos.

Portugal faz parte da vida de praticamente todos os brasileiros, já que foi o país europeu que colonizou o Brasil e, desde sempre, a história do processo do ‘descobrimento’ habita o imaginário de todos os que nasceram no maior país da América do Sul.

Contudo, atualmente com a crise económica, financeira e social que se vive no Brasil, muitos brasileiros estão a fazer uma espécie de ‘descobrimento’ às avessas e escolhem Portugal como país de destino.

O idioma é uma das coisas que mais ajuda nessa decisão, mas os brasileiros em Portugal procuram, sobretudo, segurança e qualidade de vida, duas coisas que sobram no país do sul da Europa.

Número de brasileiros em Portugal

Segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) de 2015, órgão do Governo de Portugal responsável por gerir a imigração no país europeu (entrada e saída de pessoas), a nacionalidade brasileira é a mais predominante em Portugal com 82.590 cidadãos, o que representa 21% de todos os estrangeiros que vivem no país.

Ou seja, se você se preocupa e acha que estará sozinho em Portugal, fique tranquilo que provavelmente você encontrará, com facilidade, brasileiros a viver em quase todas as cidades portuguesas, especialmente as maiores.

Veja a lista das nacionalidades mais representativas:

  1. Brasil: 82.590
  2. Cabo Verde: 38.674
  3. Ucrânia: 35.779
  4. Romênia: 30.523
  5. China: 21.329
  6. Angola: 18.247
  7. Reino Unido: 17.230
  8. Guiné Bissau: 17.091
  9. Espanha: 10.019
  10. São Tomé e Príncipe: 9.546

*Dados do SEF de 2015 publicados no Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo.

Apoios e Associações a brasileiros em Portugal

Com uma comunidade tão expressiva, existem algumas instituições e casas que servem de apoio para os brasileiros que vivem em Portugal.

Além do SEF, existem dois Consulados do Brasil em Portugal, um em Lisboa e outro na cidade do Porto (norte do país).

Também é possível encontrar apoio e ajuda na Casa do Brasil em Lisboa que funciona há 25 anos em Portugal e serve como importante ponto de apoio para os cidadãos que precisam de orientação respeitante a diversos assuntos. No site da instituição é possível encontrar mais informações.

Comunidade de brasileiros em Lisboa e Porto

O Facebook parece ser a rede social que mais facilita o encontro de brasileiros pelo mundo. Se você fizer uma busca rápida, irá encontrar grupos de brasileiros em Lisboa e no Porto e neles poderá, após solicitar para participar, colocar dúvidas, pedir sugestões e ajudas.

Alguns destes grupos até promovem encontros, o que facilita muito a integração da pessoa que chegou recentemente ao país europeu e ainda está passando pelo processo de adaptação.

Mitos e Curiosidades sobre os brasileiros em Portugal

Há uma mudança muito grande na formação escolar dos brasileiros que atualmente escolhem Portugal para viver.

Numa pesquisa realizada pela Universidade do Minho, foi possível perceber que em 20 anos houve um avanço considerável na formação dos cidadãos brasileiros que optam por viver em Portugal.

Atualmente, a parcela de pessoas do Brasil que deixam o país já com a formação académica concluída (licenciatura e graduação) é muito maior do que noutras épocas.

Também existem alguns mitos que são criados e que vamos aproveitar para desconstruir. Aquela máxima de que você não vai encontrar Guaraná Antarctica, açaí, pastel, pão de queijo, coxinha, erva para chimarrão entre outras coisas, é mentira.

Como existem muitos brasileiros em Portugal, estes produtos são encontrados com certa facilidade, incluindo nos grandes supermercados. Além disso, a ideia de que comer carne na Europa é coisa para pessoas ricas, também não passa de um mito.

É possível comprar um quilo de picanha por 7€ (sete euros) ou ir até uma das dezenas de churrascarias espalhadas por Portugal e comer carne num rodízio à brasileira por 15€ (quinze euros).

Fonte: Euro Dicas
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.