Bragança: um dos maiores nevões da década (fotos)
Como vai poder verificar pelas imagens, Bragança registou um dos maiores nevões da última década. Veja nas fotos, em baixo, o distrito de Bragança pintado de branco.

Entre as 18h de terça-feira e as 7h desta quarta-feira, foram registadas 193 ocorrências em Portugal por causa do mau tempo. Não foram registadas vítimas mortais ou acidentes graves.
Mau tempo provocou 193 ocorrências durante a noite
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, entre as 18h de terça-feira e as 7h desta quarta-feira, 193 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Bragança, Viseu, Vila Real e Guarda foram os distritos mais afetados.
Em declarações à Agência Lusa ao início da manhã, o comandante operacional da ANPC, Paulo Santos, adiantou ainda que, por enquanto, não havia registo de vítimas ou acidentes graves relacionados com o mau tempo. “Desde as 18h de ontem, altura em que começou o nosso alerta e originadas pela meteorologia adversa, registámos 193 ocorrências, sendo que os distritos mais afetados são Bragança, Viseu, Vila Real e Guarda. São ocorrências essencialmente relacionadas com quedas de árvore e com limpezas de via”, disse à Lusa.
O comandante operacional salientou também que não há informação de Itinerários Principais interrompidos, com exceção do Alto de Espinho, no IP 4 que está cortado desde terça-feira devido à queda de neve. “Sabemos que existem várias estradas municipais interrompidas devido à neve. Na Serra da Estrela, as estradas do maciço central foram reabertas às 6h”, disse.

Viseu, Bragança e Vila Real permanecem sob aviso amarelo
Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Bragança e Vila Real sob aviso laranja e amarelo devido à queda de neve. Estes distritos vão continuar sob aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser forte e persistente, e vento.
O IPMA prevê para o continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, sendo acima de 600/800 metros na região Norte até ao início da manhã.
A previsão aponta ainda para condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas até 80 quilómetros por hora na região Sul, soprando forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora, nas terras altas e subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial no interior.

Um dos maiores nevões da década em Bragança
A região de Trás-os-Montes acordou com temperaturas a rondar os zero graus, e várias zonas registaram precipitação em forma de granizo e queda de neve. O forte nevão começou a cair em Trás-os-Montes à tarde e obrigou ao corte de estradas em Vila Real e Bragança, assim como ao encerramento de escolas.
Como vai poder verificar pelas imagens, Bragança registou um dos maiores nevões da última década. A neve começou a cair ontem ao final da tarde. A maior parte das escolas do distrito de Bragança não abriu hoje e várias estradas estão condicionadas.
As fotografias da agência Lusa mostram o distrito de Bragança pintado de branco.
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

_