O bolor nas paredes acumula-se e prejudica a qualidade do ar, tornando-se perigoso para todos os elementos da casa. O presente artigo do NCultura irá apresentar algumas sugestões de especialistas que permitem que possa eliminar o bolor das suas divisões. Se quer ter um ambiente saudável no seu lar, então tem de aprender o passo a passo para fazer uma limpeza eficaz do bolor nas paredes. Estas são dicas eficazes que assegurar paredes higienizadas. Estas estratégias promovem uma melhor respiração, de um ar mais puro.
Faça esta limpeza regularmente e melhore a qualidade do ar em casa, permitindo que todos os elementos da casa tenham um ar mais limpo e façam uma respiração saudável.
Bolor nas paredes: guia para uma limpeza eficaz e um ambiente saudável
Há técnicas de limpeza que fazem toda a diferença. Se quer limpar o bolor nas paredes com total eficácia, deve tomar nota destas sugestões. No final do artigo, terá todas as condições para respirar melhor, garantidamente.
A presença de bolor nas paredes de uma casa até pode ser comum, mas não deixa de ser um problema sério que necessita de ser solucionado. Caso contrário, irá originar problemas de saúde. Este problema pode ser encontrado em muitas casas portuguesas. Trata-se de algo que arruína as divisões. O problema não é meramente estético. Pelo contrário, este fenómeno é ainda mais grave pelas implicações que tem na saúde dos habitantes da casa.

Estas paredes com bolor podem originar alergias, sinusite e rinite. Desta forma, para salvaguardar a sua habitação e a saúde dos seus habitantes, é fundamental assegurar uma limpeza eficiente das paredes. O bolor é um problema que aumenta de proporções com o tempo. Ele não só degrada substancialmente as paredes como se alastra pelo espaço, prejudicando gravemente outros elementos da casa, nomeadamente roupa, sapatos, entre muitas outras coisas. Desta forma, para se ver livre deste problema originado pela humidade, deve seguir as nossas indicações.
O termo bolor é comum. Trata-se do nome dado a fungos filamentosos que se desenvolvem com particular incidência em locais húmidos, pouco ventilados ou escuros. Estes fungos manifestam-se sob o formato de manchas bem visíveis (tendencialmente, apresentam-se acastanhadas ou escuras). As manchas instalam-se nas paredes e espalham-se rapidamente.
Existem divisões com particular incidência, destacando-se os espaços onde a humidade é mais comum, nomeadamente casas de banho, cozinhas e armários. Estas divisões acabam por ser as principais vítimas deste problema, mas não as únicas.

Dadas as suas caraterísticas, o bolor tende a surgir nas estações frias, uma época mais propícia à humidade, que promove o aparecimento das incómodas manchas. A exposição constante a estes fungos não é nada benéfica. É mau para todos, mas revela-se ainda mais prejudicial para pessoas com doenças respiratórias, alergias ou problemas no sistema imunitário.
Mesmo os animais que se encontram expostos a estes fungos podem sofrer reações adversas. Por isso, facilmente se conclui que é fundamental saber como limpar o bolor nas paredes, como resolver o problema no imediato e como prevenir para que ele não volte a surgir no futuro.
A sabedoria do povo ensina-nos que “mais vale prevenir do que remediar”. Ora, trata-se de um ensinamento válido para muitas coisas na vida, nomeadamente em matéria de saúde. Fazer a limpeza do bolor nas paredes é fundamental para evitar problemas de maior proporção no futuro.
Felizmente, existe um conjunto de estratégias caseiras que nos pode assegurar uma boa limpeza, além de haver outras que contribuem para evitar um (novo) aparecimento de manchas de bolor nas suas paredes.
Eis os mandamentos da erradicação do bolor das paredes
- Diariamente, deve arejar todas as divisões da casa;
- Tenha uma atenção especial aos ambientes mais húmidos (casa de banho e cozinha);
- Invista num desumidificador;
- Faça por manter a cortina da banheira sempre seca;
- Após tomar o seu banho, estenda as toalhas para secarem com brevidade;
- Para evitar a condensação e, consequentemente, o bolor, deve recorrer a um bom revestimento de paredes e tetos;
- No momento de pintar a casa, escolha tintas com caraterísticas antifúngicas.
Saiba também como lidar com as pragas:
- Livre-se das pragas! Diga adeus às traças de uma vez por todas
- Livre-se das pragas! Diga adeus às formigas em casa e no jardim
- 2 fórmulas poderosas para acabar com os mosquitos em sua casa
Estratégia simples e eficaz
- Primeiro, deve tomar todos os cuidados necessários: reúna o material de que precisa, certifique-se de que tem umas luvas, uma máscara e um tipo de material que sirva de proteção para os olhos.
- Durante o processo de limpeza, tenha em conta que deve manter as janelas abertas!
- Primeiro, deve criar uma solução caseira composta por água e bicarbonato de sódio, misturar e usar como produto de limpeza;
- Outra estratégia comum é recorrer ao vinagre branco;
- Para os azulejos da casa de banho, deve utilizar sumo de limão;
- Se usar lixívia, use um produto eficaz, mas deve proteger o chão para evitar manchas;
- Seja qual for a estratégia escolhida, é fundamental que limpe bem o pano (ou a escova) que usou na tarefa. Recomenda-se que o faça à medida que vai eliminando o bolor;
- Finalmente, deve assegurar que passa um pano molhado na parede, para eliminar quaisquer resíduos;
- Agora já sabe o que necessita saber para ter a casa impecável!
Gostei principalmente os diversos usos bicarbonato de sodio