Quando se fala de vinho e benefícios para a saúde, normalmente menciona-se o vinho tinto. Contudo, existem também benefícios para a saúde gerados pelo consumo moderado de vinho branco. Os principais benefícios para a saúde do Vinho Tinto e Branco são assegurados por um consumo regular moderado. A quantia recomendada é de 1 a 2 copos de 125 ml por dia.

Apesar do sumo de uva também estar na origem de diversos benefícios para a saúde, a presença do álcool no vinho permite uma maior absorção dos compostos benéficos presentes nas uvas. Vejamos, então, as vantagens de ambos os vinhos.
Leia também: Aprenda a conservar vinho tinto depois de aberto
Principais benefícios para a saúde do Vinho Tinto e Branco

Vinho tinto
A presença do resveratrol no vinho tinto é um dos grandes responsáveis por esta bebida estar na origem de diversos benefícios. Este é um forte antioxidante que está presente na casca das uvas. Desta forma, como as uvas são usadas em abundância na produção do vinho tinto, o resveratrol “passa” também para o vinho tinto.
– Por combater o mau colesterol (e ainda aumentar o colesterol bom), o vinho tinto diminui o risco de aterosclerose e de problemas cardíacos.
– Por contribuir para o relaxamento dos vasos sanguíneos, o vinho tinto diminui a pressão arterial.

– Por ser antioxidante, o vinho tinto contribui para prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais
– Por contribuir para o aumento da produção de suco gástrico, por estimular a vesícula e por melhorar a digestão dos hidratos de carbono, o vinho tinto também ajuda a melhorar a digestão de uma refeição.

Vinho branco
Mantém as artérias limpas
Tal como o vinho tinto, também o vinho branco contribui para manter as artérias limpas. O vinho possui uma quantidade de antioxidantes semelhante à que é encontrada no azeite.
Limita os danos causados por um ataque cardíaco
Um consumo moderado de vinho branco (2 copos por dia) permite reduzir as sequelas de uma paragem cardíaca. O resveratrol presente no vinho é o responsável por esse efeito positivo, protetor.
Leia também: O Vinho Tinto deve guardar-se no frigorífico?
O vinho branco tem 10 vezes menos resveratrol do que o tinto. Contudo, o resveratrol também está presente na polpa da uva branca que, consequentemente, “passa” para o vinho. Assim, o vinho branco também protege o nosso coração contra os efeitos do envelhecimento.
Ajuda na perda de peso e na manutenção da linha
Apesar das calorias presentes no vinho branco, ele pode integrar uma dieta para emagrecer. É até preferível consumir vinho branco, a sumo de frutas naturais.
Protege o cérebro
Sabia que com 3 copos de vinho branco por semana assegura um efeito protetor para o seu cérebro? Tal deve-se à presença de ácido fenólico. Ele contribui positivamente, atuando sobre as células cerebrais, sendo particularmente útil e eficaz após os 40 anos. O vinho branco protege-nos de doenças neurodegenerativas, nomeadamente a demência.

Previne as doenças pulmonares
O vinho branco pode também contribuir para melhorar a saúde pulmonar, bastando fazer um consumo moderado. Ele pode inclusive contribuir para a prevenção ou impedimento do aparecimento de doenças que afetam o sistema respiratório.
Evita o desenvolvimento do cancro
O cancro é uma das doenças mais temidas e já é sabido que o vinho tinto contribui para a sua prevenção, ajudando até a impedir o seu aparecimento. Contudo, novos estudos apontam que o vinho branco também protege as nossas células e impede o avanço desta doença, sendo particularmente notório no caso do cancro da mama, pelo seu nível de compostos antioxidantes.
Leia também: O vinho tinto melhora o funcionamento do intestino e a saúde

Informação nutricional
A informação nutricional do vinho tinto, branco e do sumo de uva permite ficar a conhecer a sua composição e os nutrientes que estão na base de muitos dos seus benefícios. Se tivermos em conta um consumo equivalente a 100g, o vinho tinto posso 66kcal, enquanto o branco tem 62 kcal (o sumo de uva natural contém 58 kcal).
Já no que diz respeito ao resveratrol que está na origem de diversos benefícios, o tinto contém 1,5 mg/L, enquanto a quantia de resveratrol no branco é substancialmente inferior, 0,027 mg/L (sendo que o sumo de uva tem 1,01 mg/L).
No que concerne à presença de álcool, o vinho branco possui 9,6 g, enquanto o tinto 9,2g. O sumo de uva não tem, naturalmente, álcool.