Início Saúde Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã alivia a dor de garganta e acalma a tosse, mas não só… Fique a conhecer os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã.

benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã
Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã alivia a dor de garganta e acalma a tosse, mas não só… Fique a conhecer os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã. O vinagre de maçã tem muitos usos possíveis e vários usos e benefícios que são capazes de o surpreender e de fazer muito pela sua saúde e bem-estar. Este é um verdadeiro remédio natural, capaz de resolver vários problemas ou de acabar com diferentes dores ou desconfortos.

Foi já nos anos 50, que o especialista Jarvis publicou um livro sobre as vantagens deste tipo de vinagre, o qual na altura era visto apenas como um ingrediente para temperar as saladas. Desde essa altura que as pesquisas sobre este vinagre não páram e as suas conclusões são cada vez mais a favor do consumo deste vinagre.

Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer, pois tem ácido acético. Assim, este produto ajuda na perda de peso, na eliminação da gordura abdominal e na redução do perímetro abdominal.

Assim, este produto é um excelente complemento para uma dieta equilibrada. Para tal, consuma diariamente, ao acordar, um copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã.

Leia também:

benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã
Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Controla a diabetes

O vinagre de maçã reduz e regula os níveis de glicose no sangue. Para isso, deve dissolver duas colheres de vinagre num copo de água e beber esta solução todos os dias, antes de se deitar. Os seus níveis de açúcar vão baixar até 6%.

Combate os fungos

Quem tem Candida Albicans, pode usar o vinagre de maçã para tentar eliminar este fungo da pele e, assim prevenir infeções. O ácido acético deste vinagre ajuda a eliminar este fungo, contribuindo para o seu tratamento. Para tal, deve:

– Encher uma bacia com água morna.

– Juntar duas ou três chávenas de vinagre.

– Mergulhar a zona afetada na solução.

– Deixar atuar por 15 minutos.

Também pode misturar uma colher de água com uma colher de vinagre de maçã e aplicar com um algodão limpo na região do corpo afetada. Se tem a pele sensível, tenha cuidado, pois o vinagre pode tornar-se irritante para a pele.

benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã
Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Alivia as cãibras

Por vezes, as cãibras podem ser sinal de falta de potássio no organismo. Como o vinagre de maçã é rico neste nutriente, ele pode ajudar a evitar este incómodo. Para isso, só precisa de misturar duas colheres de vinagre com uma de mel num copo com água morna e beber essa mistura antes de se ir deitar.

Diminui as varizes

Não estando cientificamente provado, são muitos os relatos de pessoas que, ao usarem o vinagre de maçã, sentiram um alívio nas dores causadas pelas varizes, assim como uma redução das mesmas.

Para isso, deve:

– Diluir um pouco de vinagre em água.

– Depois, humedecer um pedaço de gaze na mistura.

– Finalmente, aplicar a gaze na zona afetada, amarrando com uma fita, sem apertar muito..

– Deixar atuar por 30 minutos.

Também pode consumir o vinagre de maçã como tempero das suas refeições ou bebendo-o de manhã e à noite, diluído em água. Ao fim de um mês, vai sentir as melhorias.

benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã
Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Diminui o colesterol e a hipertensão

Também não está cientificamente comprovado, mas há evidência de que o vinagre de maçã seja capaz baixar os níveis de triglicerídeos no sangue, bem como tensão arterial. Além disso, ainda reduz o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares.

A riqueza em potássio faz com que o vinagre de maçã seja capaz de diluir o sangue e controlar a tensão arterial. Este vinagre também tem pectina, uma substância que ajuda a absorver as gorduras que se depositam nas veias.

Alivia a dor de garganta e a tosse

O vinagre de maçã é um poderoso antissético, capaz de eliminar os vírus responsáveis pela dor de garganta ou pela amigdalite.

Em caso de garganta inflamada, deve gargarejar (e não beber!) uma mistura de uma colher de vinagre de maçã com uma chávena de água morna. Também pode tomar uma colher de mel misturada com uma de vinagre.

benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã
Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

Reduz a acne

O vinagre de maçã elimina espinhas e cravos, graças às suas propriedades antibacterianas e antissépticas. Ele repõe o pH da derme, beneficiando principalmente as peles ou muito secas, ou muito oleosas.

Para isso, prepare uma loção, misturando partes iguais de vinagre de maçã com água destilada. Aplique na pele limpa e seca, de preferência antes de se deitar. Também pode fazer uma máscara com argila e vinagre, para eliminar a fundo as toxinas da pele.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã
Os benefícios menos conhecidos do Vinagre de Maçã

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesaculturahistórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.