Perceba os benefícios e malefícios de consumir vinagre de maçã e o que ele pode fazer ao seu corpo. Nos últimos tempos, o vinagre de maçã tem “virado” uma moda. Uma autêntica febre! Além de poder ser usado para temperar ingredientes e pratos culinários, ele também é utilizado como remédio natural, capaz de atuar em problemas como intoxicação alimentar e diarreia. Outro uso cada vez mais comum prende-se com a toma de vinagre de maçã para emagrecer.
Apesar dos diversos benefícios do vinagre de maçã, ele também tem malefícios e é isso mesmo que os investigadores têm concluído. Isso significa que este produto deve ser consumido e utilizado com moderação e tendo conhecimento acerca das suas vantagens e desvantagens. Continue a ler para saber mais.
Benefícios e malefícios de consumir vinagre de maçã
Efeitos indesejados do vinagre de maçã
A acidez do vinagre de maçã pode causar desconforto estomacal ou problemas digestivos a algumas pessoas que ingerem este produto. Contudo, isto não acontece a todas as pessoas que ingerem este vinagre puro, ou seja, sem estar diluído em água.
Além deste, há outros efeitos colaterais reportados por algumas pessoas. O vinagre de maçã pode danificar o esmalte dos dentes, assim como pode causar diarreia em vez de a tratar, segundo os relatos de algumas pessoas.

Benefícios do vinagre de maçã
Porém, o vinagre de maçã também tem muitos benefícios. Segundo um estudo publicado no US National Library of Medicine, o vinagre de maçã tem propriedades antimicrobianas, as quais são capazes de destruir a Escherichia coli, isto é, a bactéria causadora da intoxicação alimentar e que está na origem de muitos casos de diarreia.
Alguma evidência científica aponta ainda para a possibilidade de o vinagre de maçã retardar o esvaziamento do estômago, diminuindo assim o ritmo do processo digestivo. Deste modo, as fezes endurecerem antes de serem expelidas, o que põe termo à diarreia. Ainda assim, este é um tópico que carece de mais pesquisa.

Cuidados ao usar vinagre de maçã
Assim, o vinagre de maçã deve ser consumido, ainda que com alguns cuidados e precauções. Ele é útil na destruição da bactéria E. coli, mas esta não é a única bactéria que o vinagre destrói. Ele também é capaz de destruir bactérias “boas”, ou seja, bactérias que participam no próprio processo digestivo. Como consequência, ele pode contribuir para a manifestação da irritação intestinal, a qual resulta em diarreia.
Assim, uma dica que pode ser seguida e adotada prende-se com a possibilidade de diluir o vinagre em água (ou seja, junte algumas colheres de chá de vinagre a um copo de água).
É que beber vinagre de maçã não diluído durante um período prolongado de tempo pode corroer o esmalte dos dentes. Já fazer a higiene oral, depois de o ingerir, pode ajudar a diminuir o dano sobre a camada protetora que reveste os dentes.

Outros aspetos a considerar
O vinagre de maçã também existe na forma de comprimidos. Porém, estes não estão regulamentados como outros fármacos ou medicamentos. A acidez que esses comprimidos possuem é variável e nem sempre conhecida, pelo que devem ser tomados com cautela e aconselhamento médico.
Também quem tem diabetes ou gastroparesia (distúrbio que impede o estômago de realizar o processo digestivo na velocidade certa) deve evitar consumir o vinagre de maçã. Da mesma forma, quem toma qualquer medicação de rotina deve consultar um médico antes de começar a tomar vinagre de maçã, já que este produto pode interferir com os efeitos de alguns fármacos.
Em suma, e apesar do vinagre de maçã ser um produto natural, o seu consumo demasiado regular pode acarretar alguns malefícios para o corpo e para a saúde. Por essa razão, seja qual for a sua condição de saúde, a nossa recomendação é para que consulte o seu médico, antes de introduzir este ingrediente na sua dieta diária.

Leia também
- O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?
- Beber vinagre de maçã em jejum faz bem? Nós explicamos.
- Aprenda a fazer vinagre de maçã em casa
NCultura
Se leu “Benefícios e malefícios de consumir vinagre de maçã” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…