Início Saúde Benefícios e curiosidades da Cebola

Benefícios e curiosidades da Cebola

A cebola é um alimento extremamente completo com segredos que podem contribuir para uma “saúde de ferro”. Conheça os benefícios e curiosidades da cebola.

Benefícios e curiosidades da Cebola
Benefícios e curiosidades da Cebola

A cebola é um alimento extremamente completo com segredos que podem contribuir para uma “saúde de ferro”. Conheça os benefícios e curiosidades da cebola.

A cebola é um alimento imprescindível na cozinha dos portugueses. Percebe-se muito bem as razões que o justificam pois, além da sua versatilidade, ela possui a capacidade de transformar boa parte das receitas em algo extremamente saboroso.

A cebola tem ainda a grande vantagem de ser um alimento bastante rico. Conhecida por fazer chorar quando é descascada, a cebola faz bem à saúde seja comida crua ou cozinhada.

A verdade é que a cebola é um alimento extremamente completo. Ela tem tantos segredos (que fazem bem à saúde) como camadas. As suas diversas camadas são uma parte característica deste alimento que é extremamente rico. Iremos partilhar consigo alguns desses segredos irresistíveis.


Leia também: Chás da beleza: chá verde e mais 4 infusões amigas da pele


A cebola: benefícios e curiosidades

Benefícios e curiosidades da Cebola
Benefícios e curiosidades da Cebola

Características da cebola

A cebola é um alimento que possui propriedades que estão na origem de diversos benefícios. A sua riqueza em vitaminas, hidratos de carbono e sais minerais permite contribuir para benefícios para a saúde que convém conhecer.

As suas propriedades terapêuticas tornam-se um precioso aliado para a saúde, pois contribuem para evitar determinadas doenças (nomeadamente aquelas que estão ligadas à má circulação sanguínea e ao coração).

Origem

Cristóvão Colombo terá sido o responsável por trazer este alimento para a Europa, mas a cebola tem uma longevidade bem mais expressiva. Foi na Ásia que a cebola começou a ser plantada.

Benefícios e curiosidades: os segredos da cebola…

Benefícios e curiosidades da Cebola
Benefícios e curiosidades da Cebola

Benefícios

– A cebola pode ser extremamente deliciosa, mas um dos seus problemas é implicar um mau hálito que pode ser muito negativo. É que muitas vezes o problema mantém-se mesmo após a lavagem dos dentes e da boca. Mas existe solução!

Sabia que mastigar um grão de café ou uma folha de hortelã pode resolver o problema? Outras soluções são mastigar talos de aipo ou de salsa. Pois é, assim já pode deliciar-se com a cebola, sem receio de esta arruinar o seu encontro amoroso!…

– Quando se tem aquela sensação de que a digestão está difícil, cozer uma casca de cebola em cerca de meio copo de água, com uma folha de louro é a solução. Este preparado permite “desembrulhar” o estômago, proporcionando uma sensação de leveza.

– As frieiras são um problema comum e irritante. Sabia que basta esmagar uma cebola e misturar o seu sumo com meia colher de chá de lanolina para eliminar as frieiras? Sabe o que é a lanolina? É um produto natural obtido da cera de lã bruta. Depois de realizar o preparado, só tem de o espalhar nas frieiras, duas vezes por dia. Certamente que começara a sentir os efeitos com brevidade.

– É terrível quando estamos dias agarrados a uma tosse que não conseguimos largar, não é? Para fazer com que a tosse deixe de incomodar, pode experimentar fazer uma infusão bem quente com cebola. Bastam umas rodelas de cebola, mel e leite, misturados numa chávena de chá. A garganta sentir-se-á bem melhor, depois beber esta infusão.

Benefícios e curiosidades da Cebola
Benefícios e curiosidades da Cebola

– Os calos são muito feios. Além da fealdade, eles também podem causar grande desconforto, se surgirem nos pés. Portanto, acabar com os calos não é uma questão meramente estética, mas de efetivo bem-estar!

Corte uma cebola em rodelas e leve-as a ferver, com um pouco de vinagre. Depois de deixar arrefecer, coe e faça compressas, aplicando diretamente nos calos. Repita o processo algumas vezes por dia, até os calos desaparecerem, pois não é uma poção mágica com resultados instantâneos.


Leia também: Óleo de Girassol: benefícios e contra-indicações para a saúde


– Está com aquela gripe terrível que faz com que nem queira sair de casa? Sabia que a cebola contribui para combater a gripe? Basta seguir uma receita simples e prática.

Coloque numa panela com água as cebolas (devidamente descascadas e cortadas). Leve a ferver por cinco minutos. Junte um limão picado com casca e quatro dentes de alho picado. Beba o preparado bem quente. Os mais gulosos podem ainda adicionar mel para ter um sabor mais agradável.

– A cebola tem propriedades que permitem que ela preste um precioso auxílio na prevenção de problemas cardiovasculares. Também protege contra os efeitos negativos e nocivos das gorduras no sangue.

Benefícios e curiosidades da Cebola
Benefícios e curiosidades da Cebola

Curiosidades

– As cebolas escurecem quando são fritas. Pode ser muito saboroso, mas não é muito bonito. Mas sabe por que razão tal acontece? É muito simples: a cebola armazena em si açúcares que, no momento em que são aquecidos, tornam-se castanhos. Felizmente, o sabor mantém-se maravilhoso, não é verdade?

– É comum estarmos a descascar uma cebola e derramarmos lágrimas compulsivamente, como se estivéssemos a assistir a uma novela mexicana. Contudo, não temos de nos conformar com essa consequência.

Benefícios e curiosidades da Cebola
Benefícios e curiosidades da Cebola

É possível descascar cebolas sem ter que chorar. Basta que antes proceda da seguinte forma: escalde a(s) cebola(s) em água quente por um minuto e só posteriormente realize a tarefa de a(s) descascar e cortar. Também pode fazer a operação com a cebola debaixo de água a correr.

– Todas as crianças gostam de brincar livremente. Contudo, por vezes, regressam ao colo dos pais aos gritos, depois de terem sido picadas por uma abelha. Para a dor desaparecer, pode cortar uma cebola ao meio e ir massajando no local onde a abelha colocou o ferrão. A cebola produzirá um efeito calmante, atenuando a dor até esta acabar por desaparecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.