Início Saúde Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Fique a conhecer os mais diversos benefícios do funcho. Saiba como usá-lo, conheça os cuidados a ter e saiba como fazer chá de funcho.

Benefícios do funcho
Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Fique a conhecer os mais diversos benefícios do funcho. Com um papel bastante ativo na cozinha europeia, o funcho é um vegetal muito versátil, principalmente na cozinha italiana e francesa. A sua reputação remete para os tempos da Grécia antiga e para a mitologia grega. O funcho é uma planta que é muito usada em termos medicinais por ser rica em diversas substâncias, nomeadamente em cálcio, ferro, fibras, fósforo, potássio, sódio, vitaminas (A, B e C) e zinco. Estas características levam a que ela proporcione diferentes benefícios.

O funcho também pode ser usado como tempero de saladas ou em receitas doces, por exemplo. Uma das formas mais comuns de recolher os seus benefícios é através de um chá. Sendo mais comum associar o chá de funcho ao combate de distúrbios gastrointestinais, à melhoria da digestão e ao fim dos gases, ele também ajuda a emagrecer! Conheça mais sobre este chá tão especial e saiba mais sobre os seus benefícios.

Benefícios do funcho e como usar (com receita)

O chá de funcho permite recolher diversos benefícios, pois possibilita aumentar a produção de leite materno. E, se o bebé apresentar sintomas de cólicas (por acumulação de gases), o chá de funcho também atua no sentido de aliviar as cólicas. As infusões em água quente permitem extrair todos os princípios ativos do chá, possibilitando que quem as consuma tire todo o partido dos benefícios desta planta.

Leia também:

Benefícios do funcho
Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Benefícios

Já exploramos aqui alguns dos benefícios que o funcho e o chá de funcho podem proporcionar à saúde de quem recorre a esta planta medicinal. Por exemplo:

diminui o apetite e ajuda a emagrecer;

alivia os enjoos;

alivia, também, as cólicas menstruais e intestinais;

aumenta a produção de leite materno;

combate a bronquite e a gripe, por soltar a espetoração;

combate a diarreia;

combate a dor de estômago;

combate a tosse;

combate a dor de garganta e a laringite;

combate infeções urinárias;

desintoxica o fígado e o baço;

é uma fonte rica de potássio;

elimina os gases;

elimina os vermes intestinais;

melhora a digestão;

previne a azia;

tem efeito calmante;

tem efeito diurético (ajudando, até, a combater a retenção de líquidos que causa o inchaço);

tem efeito laxante;

tem efeito purificador (ajudando o organismo a livrar-se das toxinas más, prevenindo dessa forma o desenvolvimento de algumas doenças).

Benefícios do funcho
Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Usos

Além do chá de funcho (que deve ser bebido até 2 vezes ao dia, por uma semana) feito de folhas ou sementes, há outras formas de recolher os benefícios do funcho. As folhas de funcho (e, também, o seu caule) são usados com frequência na culinária, nomeadamente como tempero em saladas, mas também na carne e no peixe.

As sementes do funcho podem ser usadas em bolos ou em tortas, pois acrescenta um sabor aromático bem peculiar. Outras formas de recorrer aos benefícios do funcho são: o óleo essencial de funcho (para uso diário, várias vezes ao dia, usando 2 a 5 gotas diluídas em água) ou o xarope de funcho (uso diário recomendado, de 10g a 20g).

Benefícios do funcho
Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Cuidados a ter

Deve ter em conta que se o consumo recomendado é até duas chávenas por dia, ao longo de um período máximo de uma semana, um consumo excessivo e prolongado pode ter efeitos nocivos, nomeadamente causar alterações no sistema digestivo.

O chá pode provocar reações graves a mulheres grávidas, por isso estas não devem beber o chá de funcho, pois entre os problemas indesejados, ele pode causar um aborto espontâneo.

Benefícios do funcho
Benefícios do funcho e como usar (com receita)

Receita de chá de funcho

Ingredientes

– 1 chávena de água a ferver;

– 5g de folhas verdes de funcho*

* Em alternativa, pode usar 1 colher de chá com sementes de funcho.

Modo de Preparação

– Coloque numa chávena água para que ferva.

– Junte as folhas de funcho (ou, em alternativa, as sementes).

– Tape a infusão e aguarde uns minutos.

– Desligue o fogão e deixe repousar até que fique morna.

– Posteriormente, coe as folhas.

– Beba bem quente, sem deixar arrefecer.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.