O cravo-da-Índia possui inúmeras vantagens para o organismo. Fique a conhecer os 20 benefícios do Cravo-da-Índia para a saúde. O cravo-da-índia ou simplesmente cravo é o nome de uma especiaria que provém do botão floral da árvore de cravo, cujo nome científico é Syzygium aromaticum. Esta especiaria pode ser encontrada inteira, moída, em pó ou em óleo essencial. Este tempero pode ser usado em bolos, biscoitos, bebidas e até remédios caseiros, fruto dos seus benefícios para a saúde.
Exemplo de um bom remédio natural feito a partir do cravo-da-Índia é o seu óleo essencial que, além de ter um sabor doce e aromático, ainda possui efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, afrodisíacos, entre outros. Fique a conhecer todos os benefícios desta especiaria.
20 benefícios do Cravo-da-Índia para a saúde. Tome nota!

Rico em nutrientes
O cravo-da-Índia é muito rico em fibras, vitaminas e minerais. Assim, juntar um pouco desta especiaria às suas refeições vai contribuir para que o seu corpo receba ainda mais nutrientes.
Para ter uma ideia, uma só colher de chá de cravo moído possui:
- 21 calorias
- 1 gr de hidratos de carbono
- 1 gr de fibra
- 30% da Dose Diária Recomendada de manganês
- 4% da Dose Diária Recomendada de vitamina K
- 3% da Dose Diária Recomendada de vitamina C
- O cravo-da-índia possui ainda cálcio e vitamina E.
A fibra ajuda a evitar a obstipação e a tornar o intestino mais regular, enquanto a vitamina C fortalece o sistema imunológico e a vitamina K melhora a coagulação do sangue. Já o manganês mantém a função cerebral e ajuda a construir ossos mais fortes.
É antioxidante
O cravo-da-Índia possui antioxidantes que reduzem o stress oxidativo e o risco do aparecimento de doenças crónicas.
Alguns desses antioxidantes presentes no cravo-da-Índia são: o eugenol, a vitamina E e a vitamina C, que também ajuda a neutralizar os radicais livres.

Previne o cancro
O cravo-da-Índia possui substâncias que ajudam a evitar o cancro. O extrato de cravo contribui para o impedimento do crescimento de tumores e para a morte das células cancerígenas.
Por exemplo, o óleo de cravo-da-índia é capaz de eliminar 80% das células cancerígenas do esófago. Já o eugenol é capaz de erradicar as células responsáveis pelo cancro cervical.
Contudo, há que consumir o cravo-da-Índia de forma moderada, já que porções muito elevadas podem revelar-se tóxicas para o organismo, nomeadamente para o fígado.
Elimina as bactérias
O cravo-da-índia possui propriedades antimicrobianas, logo ele evita o crescimento de microrganismos como bactérias.
O óleo essencial de cravo, por exemplo, revelou-se capaz de combater três tipos comuns de bactérias, nomeadamente a E. coli, responsável por sintomas como diarreia e que até pode levar à morte.
O cravo-da-Índia também tem propriedades antibacterianas que melhoram a saúde oral, impedindo o desenvolvimento de bactérias responsáveis, nomeadamente, pela gengivite.
Melhora a saúde do fígado
Os compostos do cravo-da-Índia melhoram a saúde do fígado. O óleo de cravo é capaz de melhorar a função hepática, diminuindo a inflamação e o stress oxidativo.
O eugenol tem-se mostrado capaz de reverter os sinais de cirrose hepática ou as cicatrizes do fígado. Tomar suplementos de eugenol também pode ajudar a reduzir os níveis de GST, um marcador de doença hepática.

Regula o açúcar no sangue
O cravo-da-Índia possui várias substâncias capazes de manterem os níveis de açúcar no sangue sob controlo. O extrato de cravo ajuda a moderar o aumento de açúcar no sangue.
O extrato de cravo-da-Índia e a nigericina, um composto seu, aumentam a captação de açúcar do sangue para as células e a secreção de insulina, o que melhora a função das células que a produzem. Se a secreção de insulina for adequada, os níveis de açúcar no sangue mantêm-se regulados.
Melhora a saúde óssea
Uma baixa densidade óssea pode conduzir a problemas de saúde como a osteoporose, o que favorece o risco de quebras e de fraturas. O cravo-da-Índia possui substâncias que contribuem para preservar a massa óssea.
O extrato de cravo-da-Índia e o eugenol contribuem para melhorar vários marcadores relacionados com a osteoporose, ao mesmo tempo que aumentam a densidade e a força óssea do indivíduo.
Uma colher de chá de cravo-da-Índia também fornece 30% da dose diária recomendada de manganês, um mineral responsável pela formação e pela saúde óssea.
Reduz as úlceras no estômago
O cravo-da-Índia possui substâncias que ajudam a tratar úlceras estomacais, como as úlceras pépticas, que podem afetar o revestimento do estômago, duodeno ou esófago. Na sua origem, podem estar causas tão diversas como o stress, a infeção e a genética.
O óleo essencial de cravo é capaz de aumentar a produção do muco gástrico que serve de barreira e ajuda a prevenir a erosão do revestimento do estômago, devido à ação dos ácidos e sucos digestivos. O extrato de cravo-da-índia também ajuda a tratar úlceras do estômago.

Tem um efeito afrodisíaco
O óleo essencial de cravo pode aumentar a líbido e o extrato de cravo pode mesmo incentivar a atividade sexual. A explicação pode estar nos compostos fenólicos e esteroidicos presentes no extrato etanólico do cravo-da-Índia.
Funciona como um anti-diabético
O óleo essencial de cravo-da-Índia possui um efeito hipoglicemiante que o torna num ingrediente fundamental para os doentes pré-diabéticos ou diabéticos.
Este óleo é capaz de reduzir os marcadores bioquímicos que revelam stress oxidativo e lesões teciduais no fígado. Assim, incluir o cravo-da-Índia na dieta ajuda a diminuir o número de células necrosadas, vacúolos e inflamações e a concentração de açúcares e de lipídios no sangue, enquanto repõe os níveis das enzimas antioxidantes.
Possui um efeito anti-tumoral
O óleo essencial de cravo impede em 50% a 80% o desenvolvimento das células de melanoma B16, responsáveis pelo cancro de pele. Apesar do óleo essencial de cravo poder ter um efeito quimiopreparativo, alguns dos seus compostos, como o β-cariofileno, podem revelar-se tóxicos para as células.
Contém um efeito anestésico e anti-inflamatório
O eugenol presente no cravo-da-Índia funciona como um anestésico, capaz de relaxar os músculos. Além disso, ele é anti-inflamatório e o gel feito a partir dos botões do cravo possui uma ação anestésica semelhante à da benzocaína.

Tem ação antimicrobiana e antiviral
O extrato etanólico de cravo inibiu até 90% os vírus da hepatite C e do herpes simplex. Já o óleo essencial de cravo mostrou-se capaz de inibir as bactérias Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Campylobacter jejuni, Salmonella enteritidis, Listeria monocytogenes e Staphylococcus epidermidis.
Possui uma ação antifúngica
O óleo essencial de cravo tem ação eficaz contra fungos isolados de onicomicoses, como Candida albicans, Trichophyton mentagrophytes, Saccharomyces cerevisiae e Aspergillus niger. Assim, ele pode ser aplicado na pele para curar infeções fúngicas, como a otite externa, e em inaladores ou vaporizadores para tratar doenças como a aspergilose.
O óleo essencial de cravo é ainda capaz de impedir o crescimento dos fungos Rhizopus sp. e Eurotium repens.
Contudo, antes de aplicar este óleo na pele, deve diluir 5 gotas de óleo essencial de cravo numa colher de sopa rasa com outro óleo, como o de coco, por exemplo. Já que o óleo de cravo é muito forte e pode provocar reações adversas na pele.
Combate os protozoários
O óleo essencial de cravo é capaz de combater protozoários como o Trypanossoma cruzi ou o Leishmania amazonensis.

Combate os piolhos, sarna e mosquito da dengue
O óleo essencial de eucalipto e o óleo essencial de cravo são opções naturais, sem efeitos secundários, e capazes de combaterem vários problemas, como a pediculose, o dengue ou a sarna. Enquanto que muitas destas infeções já resistem aos medicamentos e aos fármacos, o óleo essencial de cravo continua a mostrar-se eficaz.
Funciona como inseticida e repelente natural
Os inseticidas naturais são opções mais saudáveis, baratas e naturais. Há vários óleos essenciais que funcionam como repelentes eficazes. Entre eles estão o óleo de cravo, também os óleos de citronela, verbena, cedro, lavanda, pinho, canela, alecrim, manjericão, pimenta e pimenta da jamaica.
O óleo de cravo funciona como repelente contra vários insetos, tais como o mosquito da dengue; os Culex pipiens, A. dirus, Culexquinquefasciatus, Anopheles dirus; o Sitophilus zeamais; o S. zeamais; Cosmopolites sordidus Germar; o Pediculus capitis (piolho); o Tribolium castaneum; o Dermatophagoides farinae e D. Pteronyssinus (ácaros); Psoroptes Cuniculi (ácaros); cupins japoneses; entre outros.
Mais uma vez, é aconselhável diluir o óleo de cravo numa colher de sopa rasa de outro óleo, de modo a evitar reações cutâneas adversas.

Previne o mau-hálito
O cravo-da-Índia possui propriedades antissépticas e aromáticas naturais, pelo que pode ser usado para evitar ou combater um problema muito incomodativo: a halitose, ou seja, o mau hálito.
Para conseguir tirar partido deste benefício do cravo-da-Índia, pode simplesmente mastigar 1 cravo-da-Índia ou bochechar água aromatizada com cravo-da-Índia.
Facilita a digestão
O cravo-da-Índia melhora a digestão e ajuda no controlo da diarreia, uma vez que ele ativa enzimas que ajudam no funcionamento do estômago e do intestino. Ele também evita a flatulência, sendo uma ótima solução beber uma chávena de chá de cravo-da-Índia após refeições mais pesadas.
Combate a fadiga
O óleo de cravo-da-Índia ajuda a relaxar os músculos, daí o seu óleo ser muito usado em massagens. O seu aroma também ajuda a combater a fadiga e a melancolia, melhorando a disposição e o sentido de humor.
Um gel fitoterápico à base de cravo-da-Índia é indicada para casos de problemas musculares, já que ele também tem propriedades analgésicas.

Como ficou claro, o cravo-da-Índia possui diversos benefícios para a saúde, desde logo a manutenção do açúcar no sangue e o bloqueio do crescimento de bactérias. Porém, para usufruir ao máximo das suas vantagens, há que fazer uma dieta globalmente saudável e equilibrada.
Além disso, é necessário incluir algumas porções de cravo nas suas refeições diárias. Para isso, pode usá-los quer em pratos doces, quer salgados, já que esta especiaria combina bem com ambos e é capaz de dar um toque quente a qualquer refeição.
Outra opção, é ferver o cravo inteiro em água, durante cinco a dez minutos, de modo a fazer um agradável chá de cravo.
Outra possibilidade consiste, ainda, em usar o óleo essencial de cravo, com todas as cautelas que já partilhámos anteriormente, ou seja, diluindo-o sempre noutro óleo.
Convém, ainda, acrescentar que grande parte dos benefícios apresentados resultaram de estudos feitos em laboratório, nomeadamente em animais, pelo que a sua eficácia em humanos carece de mais investigação e pesquisa. Ainda assim, os resultados permitem acreditar que o cravo-da-Índia pode realmente ajudar em muitos dos aspetos enumerados acima.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “20 benefícios do Cravo-da-Índia para a saúde. Tome nota!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre lifestyle no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…