O azeite é uma gordura super saudável e muito benéfica para o nosso organismo. Descubra os principais benefícios do azeite e as suas formas de uso.
O azeite tem origem nas azeitonas e pode ser usado a favor da saúde, da culinária, ajudando no emagrecimento e na hidratação da pele e dos cabelos, por exemplo. Contudo, convém não exagerar na dose e, por isso, não exceder uma colher de sobremesa de azeite por dia. Fique a saber mais sobre este superproduto.
Os principais benefícios do azeite e as suas formas de uso
O consumo frequente de azeite é muito vantajoso, principalmente se ele for usado no final da confeção dos pratos. Alguns dos principais benefícios deste consumo são:
– Diminui o mau colesterol, por ser rico em gorduras monoinsaturadas;
– Evita a aterosclerose e protege o coração, por ser rico em compostos fenólicos e vitamina E, que são poderosos antioxidantes;
– Previne doenças como o cancro e a diabetes tipo 2, por conter antioxidantes e atuar no hipotálamo, estimulando a sensação de saciedade;
– Atua como anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico, por possui um composto anti-inflamatório, o oleocanthal;
Leia também:
- Lavar o rosto com Vinagre de Maçã é mesmo bom para a pele?
- As 8 razões para consumir limão todos os dias
- Uma colher de vinagre de maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia
- Gosta de alho? Truques para eliminar o hálito a alho e não só!

– Reduz a pressão arterial, por facilitar a circulação sanguínea, ao estimular a dilatação dos vasos.
Entre os vários azeites, o melhor é o azeite extra-virgem, porque conserva todos os seus nutrientes e benefícios deste produto. Assim, prefira o azeite cuja acidez não excede os 0,8%.
Ao contrário deste, existem também os azeites compostos e os refinados que, como passam por certos processos, acabam por perder nutrientes e qualidades.
Como usar o azeite para emagrecer
Já dissemos, que o azeite controla a saciedade e evita a obstipação e o inchaço. Estas caraterísticas ajudam no processo de emagrecimento.
Assim, incluir o azeite nas suas refeições diárias vai aumentar a porção de gordura saudável ingerida, prolongando a sensação de saciedade. O azeite contribui ainda para o melhor funcionamento intestinal, regulando-o. Isso ajuda a reduzir o inchaço, a melhorar a absorção de nutrientes e a favorecer o emagrecimento.
Todavia, o azeite deve ser usado com peso, conta e medida, de preferência para temperar saladas ou para finalizar pratos.

Como usar o azeite nos cabelos
O azeite é um ótimo hidratante e, por isso, um excelente produto para os cabelos secos. Ele é rico em óleos e vitamina E, os quais são indicados para hidratar e recuperar os fios danificados, acabando com o frizz e as pontas duplas.
Pode aplicar o azeite nos cabelos secos da seguinte maneira:
No caso de cabelos compridos, reserve 1/4 de chávena de chá de azeite. Aplique esta solução nos cabelos ondulados, cacheados e crespos.
– Depois de lavar os cabelos com champô, separa-os em madeixas e, ainda molhados, humedeça as pontas dos dedos com azeite e passe nas madeixas até as pontas, sem tocar no couro cabeludo, para não aumentar a oleosidade.
– Prenda os cabelos ou coloque uma touca e deixe atuar por 15 minutos.
– De seguida, lave bem os cabelos com champô, de modo a remover bem o azeite, para os cabelos não ficarem pesados.
Se preferir, também pode juntar o azeite a cremes ou máscaras hidratantes que possua.
Só deve pôr em prática este procedimento de 15 em 15 dias.

Como usar o azeite na pele
Se hidrata o cabelo, o azeite também é capaz de hidratar a pele mais seca, melhorando a sua elasticidade e a sua vitalidade. Como é rico em vitamina E, um antioxidante, o azeite previne as rugas e o envelhecimento precoce.
Para cuidar da sua pele com azeite, pode aplicar o produto diretamente na pele ou, então, se preferir, pode misturar este ingrediente nos cremes específicos para o rosto ou para o corpo.
O seu efeito hidratante torna o azeite um produto ótimo para aplicar na pele, após uma massagem esfoliante.
NCultura
Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Comentários 2