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Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Duas dietas distintas com pessoas a segui-las religiosamente, pois resultam! Descubra agora os benefícios da dieta low carb e cetogénica.

benefícios da dieta low carb
Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica. As dietas “low carb” e a cetogénica são distintas mas, segundo os seus seguidores, acabam ambas por gerar os resultados pretendidos: a perda de peso. A dieta low carb tem como princípio recorrer a menos hidratos de carbono (daí o nome) e a mais proteína. Ao ingerir mais proteínas (carne e ovos) e gorduras boas (tais como: abacate, azeite, castanhas e peixes, nomeadamente a sardinha e o salmão) e menos hidratos de carbono simples (arroz branco, massa e pão) conseguem-se resultados que se sentem no corpo. Dieta ‘low carb’ e cetogénica são diferentes, mas com benefícios semelhantes!


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benefícios da dieta low carb
Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Na dieta Low Carb, o consumo de hidratos de carbono simples é reduzido ao máximo, havendo produtos proibidos como açúcar (mesmo refrigerantes, sumos de fruta, adoçantes, doces, sorvetes, bolos e biscoitos); cereais (como trigo, cevada ou centeio, o pão, biscoitos, salgados, torradas); gorduras transformadas (batatas fritas embaladas, comida pronta congelada, margarinas); carnes processadas (como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela, bacon) e outros como arroz branco, massa, farofa, tapioca e cuscuz.

A dieta cetogénica permite uma perda de peso rápida, por isso muitos defendem que esta pode não ser muito segura (é nutricionalmente desequilibrada, o que gera uma carência de micronutrientes no organismo, como vitaminas e minerais). Por essa razão, a suplementação é fundamental. Esta dieta propõe o consumo de um elevado teor de lípidos e uma ingestão moderada de proteína e (tal como a dieta anterior) um baixo consumo de hidratos de carbono.

benefícios da dieta low carb
Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Atualmente, a sugestão da dieta cetogénica é que se siga uma proporção equilibrada de 4:1 (lípidos: proteínas e hidratos de carbono), mas originalmente era uma visão radical de um consumo de 90% de lípidos e 10% de hidratos de carbono e proteínas (sem ingestão de água). Os lípidos são nutrientes cetogénicos. Este regime alimentar é extremamente restritivo, por isso não pode ser mantido a longo prazo.

Estão completamente proibidos alimentos como a fruta, o açúcar e o mel, podendo ser integrados na dieta produtos como os vegetais ou cereais integrais.

Benefícios

Redução do colesterol

O regime alimentar destas dietas permite proteger bem o coração, pois devido ao seu alto teor em gorduras boas, há uma diminuição dos níveis de colesterol ‘mau’ (LDL) e um aumento dos índices de colesterol ‘bom’ (HDL).

benefícios da dieta low carb
Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Controlo da pressão arterial

A ingestão de hidratos em baixa quantidade ajuda no controlo da pressão sanguínea, havendo ainda uma redução da ingestão de glicose no organismo.

Redução nos níveis de triglicerídeos

Consegue-se uma redução substancial nos níveis de triglicéridos por se conseguir diminuir a ingestão de açúcares e hidratos de carbono.

Estas dietas levam a que haja uma diminuição dos níveis dos triglicerídeos, estes são moléculas compostas por açúcares que estão presentes no organismo. Assim, quanto maior for a taxa de açúcar no sangue, maior será a taxa de triglicéridos.

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Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Redução da insulina e glicémia

Quem sofre de diabetes ou de distúrbios metabólicos pode optar por uma dieta cetogénica que se revela indicada, pois permite que haja no organismo uma diminuição dos níveis de hidratos, o que ajuda no controlo dos picos de insulina no sangue.

Aumento da saciedade

Estas dietas permitem que se tenha um aumento da sensação de saciedade. O facto de se fazer a ingestão de alimentos com gorduras boas, vegetais, proteínas e fibras permite que não haja fome.

Facilita o emagrecimento

A eliminação do peso acaba por ser motivado pela redução da gordura localizada, não ocorrendo a perda de músculo. O processo de emagrecimento é rápido.


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RECEITAS

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Descubra os benefícios da dieta low carb e cetogénica

Mousse de chocolate low carb

Ingredientes

– 4 ovos.

– 150g de chocolate (amargo, 70% cacau).

– 50g de manteiga sem sal.

– 3 c. de sopa com adoçante (xilitol).

– 1 c. de chá com extrato de baunilha.

Modo de Preparação

– Parta os ovos e separe as gemas das claras. Reserve.

– Coloque numa taça a manteiga e o chocolate.

– Leve a taça ao micro-ondas, para derreter a manteiga no chocolate.

– Bata as claras numa taça, em conjunto com o adoçante e a baunilha, até ficarem em castelo.

– Com o apoio de uma peneira, remova a película das gemas, cuidadosamente.

– Junte a gema ao chocolate derretido com manteiga e misture bem.

– Posteriormente, incorpore as claras em castelo.

– Distribua o preparado por pequenas taças.

– Leve a gelar o preparado por duas horas, no mínimo.

– Está pronto a servir.

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Gelatina de morango e frutas

Ingredientes

– 1 chávena de água quente

– ½ chávena de morangos cortados

– ½ chávena de água fria

– ¼ de maçã picada

– ¼ de pera picada

– 1 saqueta de gelatina de morango em pó (sem açúcar)

Modo de Preparação

– Coloque o pó da gelatina num recipiente e junte-lhe a chávena de água quente.

– Mexa até dissolver completamente o pó e, depois, adicione a água fria.

– Disponha as frutas no fundo de um recipiente de vidro e coloque a gelatina sobre a fruta.

– Leve ao frigorífico até solidificar.

Nota importante

Tanto a dieta “low carb”, como a cetogénica (ou mesmo como com qualquer outra dieta), devem ser realizadas com acompanhamento especializado. Por isso, se pretende aderir a uma dieta, partilhe a intenção com o seu médico de família ou com outro médico que o possa aconselhar e acompanhar ao longo do processo.

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