Início Saúde Benefícios da canela quando consumida regularmente

Benefícios da canela quando consumida regularmente

Já conhece o seu sabor tão peculiar. Conheça também os benefícios da canela para a saúde quando consumida regularmente.

Benefícios da canela
Benefícios da canela quando consumida regularmente

Prepare-se para saber tudo sobre os benefícios da canela para a saúde. Diz-se que a verdadeira (Cinnamomum vera ou C.zeylanicum), da família das lauráceas, é originária do Ceilão. A sua cultura, no entanto, estendeu-se ao Brasil e a destinos como a Martinica, Madagáscar, Java, a Jamaica, o Vietname e as Seicheles. Ela está presente em diversas criações gastronómicas, sendo mais comum usar-se em doçaria conventual. Sabemos que, pelo Natal, podemos contar com inúmeros doces tradicionais em que a canela reivindica algum protagonismo. Para além do sabor tão peculiar, a canela também está na origem de diversos benefícios para a saúde. Pretende saber mais? Continue a ler.

Informação nutricional

Uma colher de sopa de canela em pó (8g) contém aproximadamente:
– 19 calorias
– 0 gramas de lípidos, açúcar e proteína
– 4 gramas de fibra
– 68% manganês
– 8% cálcio
– 4% ferro
– 3% vitamina K


Leia também: Vinho Tinto contribui para transformar gordura «má» em «boa»


Benefícios da canela quando consumida regularmente

Benefícios da canela
Benefícios da canela quando consumida regularmente

O que é a canela?

A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka (Antigo Ceilão). Tem como nomes científicos Cinnamomum vera ou C.zeylanicum. A canela é da família das lauráceas e o seu cultivo rapidamente se estendeu por diversos países. Entre eles, estão: Vietname, Brasil, Madagáscar ou Java.

História

A canela é uma especiaria que em determinado momento histórico chegou a valer tanto ou mais que a prata ou o ouro. Países como a China e a Índia já conheciam o poder aromático da canela em pleno século IX a.C., mas o contributo de Nicholas Culpeper (herborista inglês

do século XVII) foi fundamental, pois ele recomendava a canela como forma preventiva de combater uma doença comum na época, nomeadamente para quem fazia as explorações marítimas, falamos naturalmente do escorbuto.

Benefícios da canela
Benefícios da canela quando consumida regularmente

Canelas

A canela do Ceilão, proveniente do Sri-Lanka, é tida como a verdadeira (Cinnamomum verum). É mais cara do que as outras espécies e mais difícil de encontrar no supermercado.

Encontramos nos supermercados canela à venda, mas normalmente é da China, a Cássia (Cinnamomum cassia, Cinnamomum aromaticum). Esta é mais barata, mais intensa e mais picante, com uma cor mais avermelhada, mas não é tão perfumada como a canela verdadeira. A canela da China (ou Cinnamomum cassia) era usada há mais de cinco milénios.

No Egito, a canela era usada para outros fins, nomeadamente para a bruxaria e para o embalsamento. Logo, para os antigos egípcios, a canela tinha muito valor. Gregos e romanos são dois povos com relevância para o que o mundo se tornou hoje. Nas suas rotas de guerra e comércio, também conheceram este produto tão importante.

Benefícios da canela
Benefícios da canela quando consumida regularmente

Monopólio da canela

O povo português que também teve grande expressão no mundo, fruto das explorações marítimas e das suas descobertas, cedo perceberam o valor da canela. Por isso mesmo, em 1536, os portugueses conquistaram o Sri Lanka (Antigo Ceilão), tendo como objetivo controlar o monopólio da canela, apropriando-se do lucrativo comércio deste produto.

Contudo, tiveram que entrar guerra com os holandeses. Estes conquistaram o controlo sobre as especiarias do sudoeste asiático e durante muito tempo monopolizaram o comércio da canela. Porém, perderam mais tarde este monopólio para os franceses. Posteriormente, coube aos ingleses o monopólio do comércio da canela, em pleno século XVIII.

Benefícios da canela
Benefícios da canela quando consumida regularmente

Benefícios

– A canela está na origem de diversos benefícios para a saúde. Entre eles, estão:

– Estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório.

– Combate diversos problemas gastrointestinais (nomeadamente: parasitas, diarreia, flatulência e espasmos intestinais, pois tem efeitos antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório).

– Contribui para o tratamento de problemas como: gripes, constipações e febres.

– Combate as infeções das vias respiratórias, pois a canela possui um efeito secante nas mucosas, tornando-se um expectorante natural.


Leia também: 15 razões para comer grão todos os dias


– Presta precioso auxílio no alívio de alguns tipos de asma (a canela é antibacteriana para as vias respiratórias).

– A canela é um alimento afrodisíaco. Não só melhora a circulação sanguínea, como aumenta a sensibilidade e o prazer, favorecendo o contacto sexual.

– Contribui para o tratamento das dores menstruais.

– Contribui para o tratamento das dores de cabeça.

– A canela ainda ajuda a reduzir o açúcar no sangue (sendo frequentemente recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2).

– A presença de antioxidantes ajuda a que a canela contribua no combate ao colesterol.

– Desempenha um papel positivo a quem sofre de problemas como: vómitos, mau hálito, pés e mãos frias.

– Aumenta a resistência ao stress e, consequentemente, diminui a fadiga e melhora o estado de ânimo.

Benefícios da canela
Benefícios da canela quando consumida regularmente

Contraindicações e efeitos colaterais

A canela não deve ser consumida por mulheres grávidas, pois o consumo da canela pode levar ao aborto ou parto prematuro, uma vez que é um alimento que favorece a contração uterina.

A canela pode ter como efeitos colaterais o aparecimento de reações alérgicas e de irritação na pele. Pessoas que tenham úlceras gástricas ou intestinais não devem consumir canela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.