Já todos ouvimos falar dos benefícios do vinho. Mas serão tudo vantagens? Fique a saber se beber vinho tinto ou branco faz bem à saúde.
Nos últimos tempos, são inúmeros os estudos que se debruçam sobre os benefícios de consumir vinho, especialmente tinto. Porém, persiste a dúvida se, apesar das suas vantagens, a ingestão de vinho não pode trazer desvantagens para a nossa saúde e para o nosso organismo.
Há quem diga que o “segredo” está na moderação; há quem defenda que não há nada melhor do que um copo de… água. Mas, afinal, o que defendem os cientistas?! Beber vinho faz ou não bem à saúde? Descubra a resposta já a seguir.
Leia também: 10 mitos sobre Vinho Tinto e Branco. Verdade ou mentira?

Beber vinho tinto ou branco faz bem à saúde?
Ao longo da História, o vinho tem marcado presença, como uma bebida importante economicamente, mas também simbolicamente, em momentos solenes e festivos. Os vestígios mais antigos do cultivo e produção deste néctar datam de há 5 a 6 mil anos a.C.
Nos relatos do Antigo Testamento, nos testemunhos da cultura egípcia, grega e romana, o vinho marcou sempre presença, com diversas funções e papéis. Além de estar presente em banquetes e celebrações, ele servia de oferenda às divindades, para desinfetar feridas, aliviar as dores de parto das mulheres, tratar a diarreia e a astenia.
Em tempos onde as águas não eram sujeitas a quaisquer tratamentos, o vinho afigurava-se como uma bebida mais segura, pois era menos propícia a provocar infeções.

Benefícios para o organismo
Claro que tudo isto é História e, como bem sabemos, nem sempre o facto de uma prática ser milenar significa que ela é válida e benéfica e que deve ser prolongada no tempo. E a verdade é que só a partir do século XX começaram a surgir estudos mais rigorosos e científicos sobre os efeitos do vinho.
Foi só em 1940 que foi identificada nesta bebida a presença de resveratrol e as consequentes valias deste fitoquímico com propriedades medicinais. Mais tarde, foram sendo descobertas outros componentes benéficos do vinho, como os taninos, as procianidinas e o ácido gálico.
Claro que todos estes benefícios podem ser colhidos da ingestão de outros alimentos, nomeadamente legumes e frutas, ricos nestas mesmas substâncias. Porém, há que ter noção das proporções. É para que para consumir a mesma quantidade de resveratrol presente num copo grande de vinho tinto precisaria de comer 1 KG de uvas pretas!

Benefícios do vinho para a saúde
Atente, então, em alguns dos benefícios do vinho para a saúde, segundo alguns estudos:
– Tem potencial quimiopreventivo em vários tipos de cancro, graças à ação do resveratrol;
– Aumenta o “bom” colesterol (HDL) e diminui o “mau” (LDL);
– Tem efeitos anti-inflamatórios;
– Possui propriedades antioxidantes e anti-envelhecimento;
– Previne a demência, diminuindo em 23% o risco de ver a sofrer deste problema;
– É bom para a pele, pois inibe o crescimento das bactérias do acne e ajuda a proteger a pele dos danos do sol;
– Contribui para a saúde cardiovascular, graças às procianidinas;
– Ajuda a viver mais tempo;
– Reduz em 30% o risco de diabetes tipo 2;
– Previne constipações;
– Reduz o risco de depressão.
Leia também: Saiba tudo sobre Vinho Tinto, Branco, Verde e Rosé

Mas qual é a quantidade certa?
Naturalmente que todos os benefícios enumerados só se verificam se o consumo de vinho for moderado. Até porque só vale a pena usufruir das vantagens do seu consumo, se esse mesmo consumo não prejudicar outros aspetos da saúde. E é neste ponto que se coloca a questão: mas, então, qual é a quantidade certa de vinho que devemos ingerir para colher os seus benefícios, sem prejudicar a nossa saúde.
Neste tópico, os estudos não são unânimes, mas habitualmente sugerem um a dois copos de vinho por dia, de preferência tinto, e sempre enquadrado por uma dieta equilibrada e por hábitos de vida saudáveis. Só assim é possível tirar partido das muitas vantagens deste produto.
Portanto, se é um fã deste produto nacional, então saiba que sim, pode consumi-lo, apostando sempre na moderação, em outras práticas e atitudes positivas, de maneira a preservar mais e melhor a sua saúde e organismo. Prefira vinho tinto e tente, também, ter em conta a sua qualidade, pois esse é um fator importante.