Beber Vinho Tinto ajuda a emagrecer. Não somos nós que dizemos, mas sim um estudo da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos da América, publicado no “Journal of Nutritional Biochemistry”. Efetivamente, o vinho tinto pode ajudar a perder peso. A razão está num composto químico presente nas uvas pretas, o qual abranda o crescimento de células gordas no corpo humano.
Para perceber um pouco melhor os fundamentos desta pesquisa, continue a ler este artigo. Não esqueça nunca que o consumo de vinho ou de qualquer bebida alcoólica deve ser moderado e inserido em hábitos de vida saudáveis e equilibrados.
Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites
Sabia que beber vinho tinto ajuda a emagrecer?

A pesquisa em questão teve a duração de dez semanas. As conclusões não podiam ser melhores: consumir vinho tinto moderadamente pode ajudar a combater a obesidade, além de contrariar desordens metabólicas como gordura no fígado. Assim, há lugar a uma melhoria da saúde de pessoas com excesso de peso.
A explicação está na presença de ácido elágico nas uvas muscadine, as quais são principalmente usadas para produzir vinhos tintos secos. Essa substância demonstrou ser capaz de reduzir dramaticamente o crescimento de células gordas existentes no organismo, além de diminuir o seu aparecimento. Estes benefícios podem ser colhidos tanto através do consumo de uvas no seu estado natural, quer através da ingestão de vinho.

Uva muscadine
A uva muscadine (rotundifolia do Vitis) tem origem no sul dos E.U.A. e é cultivada desde o século XV. Ao contrário da maioria das uvas pretas, este tipo de uva tem uma composição química diferente e é mais rica em anticianinas.
Esse químico, além de dar coloração à uva, é um antioxidante poderoso, com 10 vezes mais antioxidantes do que outros alimentos antioxidantes como as groselhas.

A explicação
Neil Shay foi um dos bioquímicos responsáveis pelo estudo. Ele explicou como a investigação se processou. Em laboratório, foram desenvolvidos fígado humano e células gordas, os quais foram expostos ao extrato de quatro químicos naturais encontrados nas uvas muscadine. Um desses químicos, o ácido elágico, conseguiu combater a gordura existente nesse órgão e células.
Leia também: Descubra se o vinho tinto funciona como os antidepressivos
Contudo, Shay alerta para o facto deste químico não ser uma substância milagrosa, pelo que o consumo destas uvas e do seu vinho deve ser integrado numa dieta equilibrada, capaz de reduzir a gordura acumulada no fígado.
No fundo, e segundo o cientista, o propósito deste estudo é ajudar as pessoas na escolha de alimentos benéficos para a saúde, capazes de aumentar as funções metabólicas.

Outros benefícios do vinho tinto
Além deste benefício, o vinho tinto guarda muitas outras vantagens para a saúde que têm vindo a ser expostas em investigações e pesquisas científicas. Tome conhecimento de alguns deles:
– Limpeza do paladar
– Redução do colesterol
– Cuidado com a saúde cardíaca
– Redução do risco de cancro
Leia também: 10 grandes benefícios do Vinho Tinto (que provavelmente desconhece)
– Combatente de infecções urinárias
– Aliado na perda de peso
– Desempenho do cérebro
– Fim das infeções das gengivas
– Adeus cansaço
– Aumento das endorfinas

Aproveite ao máximo estes benefícios do vinho tinto, recordando sempre que eles só se verificam se fizer um consumo moderado e integrado numa dieta saudável e diversificada. Portanto, faça escolhas responsáveis e procure ter um estilo de vida equilibrado, com opções acertadas e sempre bem ponderadas.
Comentários 2