Início Saúde Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Perceba os efeitos que o vinagre de maçã pode ter no seu corpo. Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem? A ideia de beber vinagre é, para muitos, bizarra e nada atrativa. Porém, alguns estudos indicam que este hábito pode contribuir para a perda de peso, nomeadamente de gordura abdominal. Claro que nada disto acontece se não houver, paralelamente, uma alimentação equilibrada e atividade física regular.

Contudo, algumas investigações evidenciam o importante papel que o vinagre de maçã pode ter como inibidor do apetite e potenciador do metabolismo da glicose, após a refeição. Convém, no entanto, alertar para o facto de que beber vinagre de maçã depois das refeições também tem algumas desvantagens que importa conhecer. Fique a par de tudo o que a ciência já descobriu acerca desta matéria, continuando a ler.

Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Saiba o que acontece se beber vinagre de maçã depois das refeições

O vinagre de maçã tem origem em maçãs trituradas, destiladas e fermentadas. A sua substância ativa é o ácido acético que, de resto, está presente na generalidade dos vinagres.


Leia também: Descubra o que acontece se lavar o rosto com vinagre de maçã


Todavia, o vinagre de maçã tem merecido maior destaque no universo da medicina alternativa, como uma cura natural para a diabetes tipo 2, para a obesidade e para o colesterol alto. No entanto, os estudos e a evidência científica não são suficientes para corroborar esta tese.

Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

O que dizem os estudos sobre o vinagre?

Contudo, há investigações que já permitiram chegar a algumas conclusões importantes sobre os efeitos do vinagre (no geral e não especificamente o de maçã) no nosso corpo.

Dois pequenos estudos, um publicado em junho de 2015 no European Journal of Clinical Nutrition e o outro na edição de maio de 2015 do Journal of Diabetes Research, concluíram que consumir vinagre antes de uma refeição pode melhorar o metabolismo dos hidratos de carbono (glicose). Assim, o açúcar é mais bem captado pelo sangue e pela insulina, algo que normalmente não acontece em quadros de diabetes tipo 2 e obesidade.

Outra pesquisa, esta de 12 semanas em Biociência, Biotecnologia e Bioquímica, publicada online em maio de 2014, envolveu 175 indivíduos japoneses obesos. A conclusão foi de que aqueles que consumiam 1 a 2 colheres de sopa de vinagre por dia perdiam mais peso do que aqueles que não consumiam.

Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Os estudos também dizem

Um pequeno estudo, publicado em abril de 2018 no Journal of Functional Foods, atribuiu aleatoriamente aos participantes com excesso de peso e obesidade uma dieta restrita em calorias ou uma dieta restrita em calorias, mas suplementada com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Ao fim de 12 semanas, os investigadores concluíram que o grupo que tinha tomado as colheres de vinagre de maçã tinha reduzido substancialmente o seu peso corporal, IMC, circunferência do quadril, gordura abdominal e apetite.

Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Vinagre de maçã após as refeições: efeitos e consequências

Apesar dos resultados animadores, a escassez de estudos em larga escala ainda não permite afirmar taxativamente que o vinagre de maçã permita a eliminação da gordura abdominal. Além disso, como já dissemos, há desvantagens no seu consumo após as refeições que importa considerar. Por exemplo, o vinagre de maçã é muito ácido, o que pode irritar a garganta e o sistema digestivo.

Um pequeno estudo, publicado no International Journal of Obesity em maio de 2014, concluiu que o vinagre de maçã inibe efetivamente o apetite e a ingestão calórica. Todavia, esses efeitos deveram-se, sobretudo, à sensação de náusea causada pela ingestão do vinagre, o que não é, naturalmente, algo positivo e aconselhável.

A acidez do vinagre de maçã também pode ser um problema para a saúde dentária. Um estudo in vitro publicado no Clinical Laboratory em 2014 analisou os efeitos de 30 tipos de vinagre na erosão dentária. Os vinagres foram incubados com dentes do siso humanos durante cerca de 8 horas.

Em todas as amostras, sem exceção, houve uma perda de minerais (chegando algumas aos 20%!). Porém, os investigadores lembraram que há vários fatores que influenciam a superfície do esmalte fora do laboratório, pelo que estas conclusões não devem ser tidas em demasiada consideração.

A Clínica Mayo também já referiu que o vinagre de maçã pode interferir com certos suplementos ou medicamentos, como os diuréticos e a insulina, conduzindo nomeadamente a uma perda de potássio.


Leia também: As 5 razões para beber 1 colher de vinagre de maçã por dia


Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

O que deve, então, fazer?

Os efeitos mais negativos do vinagre de maçã devem-se, essencialmente, a um consumo excessivo do mesmo. Assim, se tomar apenas 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã por dia, não estará a correr grandes risco. Porém, fazê-lo após as refeições pode não ser a melhor sugestão.

Se a gordura abdominal é um problema para si, aposte nos métodos tradicionais como a dieta e o exercício físico. Reduza a ingestão de calorias e prefira hidratos de carbono complexos e com baixo índice glicémico, como frutas, vegetais, feijão e grãos integrais que, como são ricos em fibras, promovem uma saciedade mais duradoura. O frango e o peixe são proteínas magras que também contribuem para o controlo da saciedade e do apetite.

O vinagre de maçã pode, claro, ser incluído na sua alimentação, mas prefira fazê-lo para temperar saladas, legumes e carne, pois ele tem poucas calorias e dá um sabor único aos pratos.

Beber vinagre de maçã depois das refeições
Beber vinagre de maçã depois das refeições faz bem?

Tabela nutricional do vinagre de maçã (1 colher de sopa 14,9 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 3 kcal 0,1 %
11 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos < 0,1 g < 0,1 %
Açúcares < 0,1 g < 0,1 %
Proteína 0,0 g 0,0 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 14,1 g 0,7 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.