Beber vinagre de maçã cru ou diluído? Nós explicamos. Ingerir vinagre de maçã cru melhora a digestão; contribui para uma flora intestinal mais saudável; ajuda a diminuir as aftas, a halitose, entre outras infeções orais. A explicação para isso reside no facto do vinagre de maçã cru conter uma substância densa e gelatinosa, com muitas bactérias probióticas, que contribuem para o bem-estar intestinal.
Para isso, o vinagre de maçã não deve ser pasteurizado, pois se isso acontecer ele vai perder muitas das suas qualidades. Assim, prefira sempre o vinagre de maçã cru que possui a casca e o núcleo rico em mais nutrientes. Saiba mais!

Beber vinagre de maçã cru ou diluído? Nós explicamos
Há vários alimentos que não se devem comer crus, mas há também muitos alimentos que, crus, têm mais propriedades benéficas. Mas, para isso, é preciso tomar algumas precauções.
O peixe cru, por exemplo, pode ser um veículo de infeções tóxicas, provocadas por microorganismos como a salmonela e o estafilococo.
Leia também: Vinagre de maçã, azeite e limão ajudam a dissolver pedra nos rins
Já as salsichas, por exemplo, devem ser sempre cozinhadas, pois podem estar contaminadas com Listeria, uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar. As batatas cruas também são potencialmente tóxicas, por possuírem solanina.
Também o feijão vermelho cru possui proteínas tóxicas para a saúde e que só são destruídas através do cozimento. Finalmente, os cogumelos selvagens crus são difíceis de digerir, além de alguns serem mesmo tóxicos.

Então, quais são os alimentos que devem ser consumidos crus?
Porém, há alimentos que se forem ingeridos crus, contribuem e muito para a nossa saúde física e mental. Esse é o caso das cenouras, bananas, maçãs, espinafres, toranjas, alface, frutas cítricas, frutos vermelhos, pepinos e kiwis.
Os bróculos também podem ser consumidos crus, pois possuem sulforafano, uma substância com elevado potencial antitumoral. Já a cebola crua contém alicina que, quando absorvida pelo organismo, evita o cancro, diminui a ansiedade e melhora a saúde cardiovascular.
O alho cru é mesmo considerado um antibiótico natural e capaz de reduzir o risco de cancro de pulmão. Quando cozinhado, ele perde aproximadamente 90% de suas vitaminas e minerais.

E quanto vinagre de maçã cru se deve consumir diariamente?
No geral, os nutricionistas recomendam o consumo de não mais de duas colheres de sopa de vinagre de maçã por dia.
Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?
Ingerir uma dose excessiva de vinagre de maçã pode acarretar efeitos colaterais, como náusea, desconforto gastrointestinal, entre outras irritações. Também não se deve beber vinagre de maçã cru, se se sofrer de desequilíbrios hidro-salinos ou de doenças cardíacas e cardiovasculares, já que o vinagre de maçã cru é muito rico em potássio.

Calorias
Outra das vantagens deste produto é o facto de o vinagre de maçã ter muito poucas calorias. Cada 100 gramas de produto possui apenas 20 kcal. Além disso, é rico em minerais e oligoelementos, como o potássio, os quais contribuem para manter uma boa função muscular e a pressão arterial sob controlo.
O vinagre de maçã contém, ainda, cálcio, fósforo, ferro, cobre, beta-caroteno, vitamina A, B1, B2, B6, C e E, o que torna este produto num antioxidante por natureza.
Apesar das suas inúmeras vantagens e propriedades benéficas, há alguns estudos que defendem que o vinagre de maçã cru deve ser consumido dissolvido em água, por exemplo, pois se for bebido puro pode ser demasiado agressivo para as mucosas presentes na boca, devido à sua elevada acidez.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
Comentários 1