Descubra o que acontece se beber um pouco de bicarbonato de sódio por dia. O bicarbonato de sódio oferece diversos benefícios para a sua saúde. Substância alcalina (de pH alto), o bicarbonato de sódio dissolve-se na água e pode ser usado para combater a acidez estomacal, clarear os dentes, limpar a garganta e melhorar o rendimento nos exercícios físicos. Um consumo diário e moderado pode realizar muitos “milagres” para o seu corpo e espírito.
Um novo estudo, efetuado por investigadores provenientes de uma reputada Universidade, revelou as conclusões de uma preciosa investigação. Pretende saber mais sobre este estudo? Quem não gosta de saber pequenos truques que contribuem eficazmente para uma vida melhor? Conheça bicarbonato de sódio: os milagres de um consumo moderado.
Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?
O que acontece se beber um pouco de bicarbonato de sódio por dia?

Versatilidade
Já todos sabemos que o bicarbonato de sódio é um produto extremamente versátil, podendo ser usado para diferentes fins. O bicarbonato é um produto maravilhoso que pode ser usado com eficácia e de forma ecológica para diferentes áreas. O bicarbonato de sódio pode ser usado como item de beleza, em limpeza,…
A fonte
Investigadores provenientes do Medical College of Georgia revelaram que o consumo regular e moderado de bicarbonato de sódio está na origem de diversos benefícios.

Benefícios
Artrite reumatóide
Neste estudo, é revelado que beber diariamente uma solução com água e bicarbonato de sódio reduz substancialmente as hipóteses de ter artrite reumatóide, além de ter uma ação preventiva, reduzindo também a probabilidade de ter outras doenças autoimunes.
O baço
Para se conseguirem obter os fantásticos efeitos que o bicarbonato de sódio origina sobre o baço, basta consumir uma colher de chá de bicarbonato a cada 4 horas, fazendo este gesto regularmente.
O baço (tal como o sangue nos rins) sofre um efeito positivo, depois de se beber uma solução de bicarbonato de sódio pois, além de conseguir conter mais anti-inflamatórias, também seria capaz de conter menos células inflamatórias. Um pouco de bicarbonato de sódio misturado com a água leva a uma redução da probabilidade de ter artrite reumatóide e lúpus.

Características
O bicarbonato de sódio tem um pH superior a 7, é uma substância alcalina. Assim, bebendo um pouco de água e bicarbonato, fazemos com que o estômago produza mais ácido para digerir. Assim, impedimos que o baço produza uma resposta imune anormal. Esta resposta imunológica anormal, que leva à inflamação do corpo, é assim travada pelo consumo moderado do bicarbonato de sódio. Logo, os investigadores defendem que beber bicarbonato de sódio força a atuação do baço, levando a um melhor funcionamento do sistema imunológico, atuando como um grande filtro sanguíneo.
E é neste espaço que alguns glóbulos brancos, nomeadamente os macrófagos, são armazenados, facilitando a resposta imunológica. O Dr. Paul O’Connor, fisiologista renal do Medical College, explicou: “Certamente beber bicarbonato influencia o baço e achamos que isso acontece através das células mesoteliais”.

Moderação
É necessário ter em conta que não deve existir um consumo irresponsável. Sendo assim, fica a questão: quanto bicarbonato devo eu tomar? A dose recomendada pelos investigadores deste estudo é de apenas uma colher de chá de bicarbonato por dia, sendo este misturado em meio litro de água. Assim, conseguirá obter os maravilhosos efeitos avançados pelos pesquisadores.
Então, agora que sabemos essa preciosa informação, surge outra questão: qual a duração do efeito do seu consumo? De acordo com os investigadores, o efeito anti-inflamatório consequente do consumo de bicarbonato de sódio é de quatro horas, aproximadamente.
Leia também: Óleo de coco: saiba como consumir e conheça os benefícios
Conclusão
O bicarbonato é, assim, um valioso aliado da saúde. Os investigadores demonstraram neste estudo que o bicarbonato de sódio é uma espécie de remédio económico que demonstra capacidade de neutralizar uma inflamação e prevenir doenças renais.
O Dr. Paul O’Connor, fisiologista renal do Medical College, aprofundou: “A transição do perfil inflamatório para o anti-inflamatório ocorre em todos os lugares. Vimos nos rins, vimos no baço, agora o vemos no sangue periférico.”
Ora, de acordo com o estudo, no momento em que o bicarbonato de sódio é ingerido, o corpo sofre uma estimulação, no sentido de produzir mais células reguladoras, que impedem o sistema imunológico de (entre outras ações) atacar seus próprios tecidos.

Recomendação
A automedicação é sempre um erro, podendo mesmo tornar-se perigoso para a sua saúde. Consultar um médico de família deve ser sempre a primeira solução, pois o médico tem acesso a mais dados, podendo recomendar a melhor opção para cada caso.
Aliás, o médico pode até achar que no seu caso específico deve mesmo evitar o bicarbonato de sódio. No entanto, o médico pode e deve consultar o seguinte estudo, divulgado no Journal of Immunology, aqui.