Início Saúde Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Uma bebida fantástica que gera diversos benefícios para a saúde. Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias.

beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias. Kombucha é uma bebida que pode ser considerada um remédio caseiro, um “elixir da saúde”. Kombucha é uma bebida efervescente que gera diversos benefícios para o organismo. São várias as pessoas que não prescindem de beber esta bebida diariamente.

O consumo regular de kombucha permite ao corpo obter diversos benefícios. Por exemplo, esta bebida permite contribuir para a desintoxicação do organismo. Também ajuda a emagrecer pois, além da eliminação de toxinas, é uma bebida diurética que gera uma sensação de saciedade, evitando assim o consumo de calorias excessivas.

Também concede ao corpo um efeito energizante que se revela precioso. Mas isto serve apenas para levantar a ponta do véu. Há muitos mais segredos escondidos nesta fantástica bebida… Quer saber mais?


Leia também: Vinagre de maçã ajuda a desinchar?


beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

A kombucha

O modo de produção é semelhante ao do kefir. Ambos são probióticos bastante apreciados nos dias de hoje. A kombucha é feita a partir da fermentação do chá (enquanto o kefir

é feito a partir da fermentação do leite).

Esta bebida é realizada numa preparação incomum, pois “alimenta” um conjunto de micro-organismos que formam uma colónia e que produzem uma bebida nutritiva, um verdadeiro “elixir da saúde”.

beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

A fermentação

Esta fermentação realizada a partir da infusão de um chá (pode ser chá verde ou chá preto) pode ser adoçada com uma fonte de glicose, açúcar, fruta ou ambos.

Nesta fermentação, surge uma produção de oxigénio, algo que torna a bebida ligeiramente gasosa, tornando-se um refrigerante natural com sabor semelhante ao de um espumante. A melhor forma é beber a kombucha gelada.

Função probiótica

A kombucha tem função probiótica, contribuindo para melhorar o funcionamento do intestino, gerando imunidade.

A kombucha é uma bebida ácida, que tem atuação antibiótica, gerando um útil efeito anti-inflamatório natural. Ela reduz a probabilidade de se sofrer de problemas como a depressão, pois aumenta a produção de serotonina.

beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

O consumo

A kombucha não gera efeitos secundários e praticamente não tem contraindicações.

Contudo, contém cafeína por via do chá. Por isso, é indicada para grávidas ou lactantes. Pela mesma razão deve ser evitada por crianças até aos 5 anos. As mais velhas já podem beber kombucha, embora em doses pequenas. Pessoas com problemas graves de hipertensão, também a devem evitar.

Os probióticos são importantes, mas não pode haver exageros. O consumo de kombucha pode ser feito de duas formas. Pode ser bebida integrando um processo detox, bebendo 500 ml, uma vez por semana, servindo assim para efetuar uma limpeza ao organismo. Pode ainda ser bebida como parte de um processo de manutenção, sendo consumida diariamente, mas em doses menores. Beber 100 ml por dia será suficiente para fortalecer o seu organismo (recomenda-se que alterne com o Kefir, que é outro probiótico, mas com bactérias diferentes).

beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Horários

O consumo de kombucha deve ser feito pela manhã, ainda em jejum. Permite uma eficácia maior, acelerando os seus efeitos. Também pode (e deve) ser bebido antes de dormir (contudo, recomenda-se que posteriormente não se coma mais nada, para os probióticos atuarem no organismo livremente, sem interferências).

Como fazer?

Ela pode ser criada em casa, sendo um processo natural e interessante. Depois de dominar a técnica de preparação, não vai querer outra opção.

Contudo, para quem não quer ter esse trabalho, é importante saber que a kombucha pode ser encontrada pronta em lojas que vendem produtos naturais.


Leia também: Aprenda a fazer vinagre de maçã em casa


beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Os benefícios da kombucha

Gera efeito desintoxicante

Ao eliminar as toxinas pelas fezes, a kombucha ajuda a limpar o organismo, gerando um efeito benéfico em diferentes órgãos, nomeadamente no fígado, rins e pâncreas.

Esta bebida fortalece o sistema imunitário, pois equilibra o pH sanguíneo, tornando o corpo mais forte para combater doenças, protegendo o organismo de viroses.

Gera efeito antioxidante

A kombucha contém uma riqueza assinalável em antioxidantes, ajudando assim a combater os radicais livres, algo que contribui para prevenir diversas doenças (como determinados tipos de cancro).

Ajuda ainda a eliminar, a combater e a prevenir diversos problemas. Entre eles estão: ansiedade, depressão, TPM, menopausa e enxaquecas.

beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Gera um efeito energizante e saciante

Não é uma bebida calórica. Num copo de 250 ml de kombucha, há apenas 40 kcal. Ela promove a saciedade, ajudando assim a emagrecer, pois é rica em cafeína, gerando ainda um boost de energia.

Permite prevenir a diabetes

A kombucha melhora o tempo de digestão dos hidratos de carbono, reduzindo ainda os níveis de glicose no sangue, tornando menos provável desenvolver diabetes.

beber Kombucha todos os dias
Saiba o que acontece se beber Kombucha todos os dias

Gera ação probiótica

Como foi já referido, esta bebida é um probiótico. A kombucha é um alimento rico em microorganismos que são bastante benéficos para a saúde. Contém bactérias e leveduras que atuam no sentido de fortalecer a flora intestinal.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

5 COMENTÁRIOS

  1. Vi neste site a mezinha da cebola, vinagre e mel.
    Posso afirmar sem qualquer duvida que o consumo regular, diário que tenho tido melhoras nitidas nas artroses dos joelhos
    Estas receitas caseiras por vezes milenares já foram testadas muitas vezes com resultados surpreendentes
    Obrigado

  2. Julio Tavares,que mãezinha é essa da cebola,vinagre e mel?por favor ,pode explicar? fiquei muito interessada,onde acho para ler?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.