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Bebe café mas depois não dorme? Há truques que ajudam!

Bebe café mas depois não dorme? Há truques que ajudam! Conheça os melhores truques para dormir tranquilamente, mesmo depois de beber café!

Bebe café mas depois não dorme
Bebe café mas depois não dorme? Há truques que ajudam!

Bebe café mas depois não dorme? Há truques que ajudam! Beber café é um ritual comum a muita gente. São várias as pessoas que desenvolveram o hábito de beber café. Contudo, este hábito saudável, que é frequentemente associado a diversos benefícios, também pode gerar alguns problemas.

Entre os mais comuns está a insónia. Se uns não prescindem do hábito e passam noites a batalhar para conseguirem dormir, acordando depois com fadiga, outros prescindem mesmo da bebida para garantir ao corpo as horas de descanso de que este necessita. Contudo, para quem gosta muito de café, é uma crueldade ser forçado a desistir de um hábito tão saboroso.

O café é uma das bebidas mais populares do planeta e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos beber diariamente café, pois ele gera diversos benefícios. Isso, desde que não sejam ultrapassados os 400ml de cafeína que a OMS recomenda, como quantidade diária máxima.

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Hábitos e saúde

Beber café é um hábito saboroso que gera diversos benefícios. Dormir bem, recomendando-se as 8 horas diárias, é outro momento importante, que devemos repetir todos os dias.

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Assim, ambos representam momentos específicos que acrescentam valor à nossa vida, tornando-nos mais saudáveis. Sendo assim, não há razões para prescindir de qualquer um deles.

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Truques

Eis alguns truques que permitem que se beba café e depois se durma tranquilamente.

É bastante comum bebermos café logo pela manhã, pois este produto ajuda-nos a despertar. Assim sendo, estes momentos (beber café e dormir) podem até revelar-se bons parceiros, complementares.

Contudo, o café também pode alterar o sono. Por isso, é importante que conheça alguns truques que ajudam a evitar que o consumo do café interfira na qualidade do seu sono.

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Quer beber café mas depois não consegue dormir? Tome nota destes truques

O El Confidencial partilhou alguns preciosos truques que permitem que beba café, sem esta bebida afetar as suas horas de sono. É importante levar em consideração que beber descafeinado é uma boa opção, mas ele também contém cafeína, só que numa quantidade significativamente inferior.

Escolher a hora para beber café também é uma opção sensata. Os especialistas na área do sono recomendam que se beber café, deve optar por beber sempre antes das 18h.

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Crença popular

Apesar da crença popular indicar que se deve beber café logo na primeira hora da manhã, pouco depois de acordar para despertar, a verdade é que não é esse o momento mais indicado para o fazer.

Logo no início do dia os nossos níveis de cortisol, que ajudam a manter-nos mais ativos e alerta, apresentam-se elevados. Por isso, será mais proveitoso para nós bebermos café entre as 10h e as 12h e também entre as 14h e as 17h.

Se o café for tomado deste modo, iremos beneficiar mais da cafeína. Ela irá manter-nos ativos em momentos de maior necessidade, em que o corpo realmente precisa de um boost energético.

Pode e deve, ainda, beber o café da tarde, momentos antes de uma curta sesta. Bastam 15 minutos para se começarem a sentir os efeitos do consumo do café. Mas, para a cafeína ser completamente absorvida, demoram 45 minutos, sensivelmente. Pouco antes de dormir uma sesta, deve tomar café, pois não só irá garantir um sono rápido, como reparador. Para além disso, irá acordar com muito mais energia, enfrentando o resto da tarde com todas as forças.

Assim, quando a noite chegar, está devidamente preparado para dormir. Para obter todos os benefícios do café, sem a bebida entrar em conflito com os hábitos diários de sono,

deve beber o café frio. É importante associar o café a um momento em que se pretende refrescar, assegurar hidratação. Adotar diversas medidas que facilitem o momento de adormecer, criando rotinas de sono.

É tão importante manter o quarto escuro, como é desligar os aparelhos eletrónicos. É também muito importante adotar técnicas de respiração adequadas que ajudem a suprimir os efeitos do café e que permitam regular o sono mais rapidamente.

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Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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