Beba sumo de tomate pela manhã e ganhe 20 benefícios. O pequeno almoço é tido como a refeição mais importante, pois atua num momento em que o organismo esteve 8 horas a descansar. Está num jejum onde nada foi consumido ao longo do descanso. O próprio corpo, não tendo sido desligado, esteve num modo de gestão adequada ao contexto de poupança de energia.
Esta parte do dia é realçada por médicos e nutricionistas. Há recomendações para a ingestão de determinados alimentos, que se revelam particularmente benéficos neste contexto especial. Um dos alimentos que é aconselhado é o sumo de tomate, pois gera diversos benefícios para a saúde.

Beba sumo de tomate pela manhã e ganhe 20 benefícios
O sumo de tomate
O sumo de tomate é uma bebida natural que aproveita ao máximo as propriedades do tomate. Este é um alimento rico em vitaminas e minerais. O tomate é um alimento rico em vitaminas (A, B, D, C, e K), mas também tem riqueza em antioxidantes, potássio, cálcio, fósforo, ferro, sódio, arginina. Este sumo contém ainda compostos fenólicos e ácidos orgânicos (nomeadamente o ácido cítrico, o oxálico e o málico).
Leia também: Os surpreendentes benefícios da melancia para a saúde
Assim, beber um sumo de tomate pela manhã é contar com o efeito protetor de um cocktail natural de um alimento que permite aumentar as defesas. Ele ajuda a reforçar o sistema imunológico, melhorando substancialmente as nossas defesas, ajudando assim a prevenir diversos problemas de saúde, nomeadamente infeções, gripes e constipações.

As manhãs
Se o sumo de tomate for bebido de manhã, gera diversos benefícios. Ele é mais vantajoso quando é tomado na primeira hora, depois de acordar, pois concede uma boa dose de vitaminas e minerais, levando a um fortalecimento do organismo, gerando muita energia. Todo o organismo melhora, a pele, o coração, o sistema imunológico… Quer saber mais?
Modo de consumo
É importante perceber que o seu consumo deve ser regular. O sumo de tomate deve ser bebido natural e fresco para que se possa beneficiar de todas as suas propriedades. Evite a compra preparada, presente nos supermercados, pois contêm muitos conservantes. Pode usar a variedade do tomate que tiver à disposição, mas opte pelos mais maduros.

Complemento
Deve conjugar-se o sumo de tomate com um pequeno almoço variado e equilibrado. Não basta beber o sumo e estamos prontos para sair de casa. Ele deve ser acompanhado por outros alimentos, ricos em fibra.
Ovos e fruta são alimentos que devem integrar o pequeno almoço. Só assim conseguirá depurar o organismo e queimar gorduras, entre outros benefícios. Quer conhecê-los?

Benefícios do sumo de tomate
– É antioxidante.
– Tem efeito depurativo; é um excelente diurético.
– Contém um baixo índice calórico.
– Ajuda a emagrecer, por isso é incluído em dietas para perder peso.
– Melhora o nosso metabolismo, contribuindo para queimar gorduras.
– Ele atua como um filtro, permitindo drenar líquidos, livrando-nos da sensação de inchaço.
Leia também: O que acontece se beber um pouco de bicarbonato de sódio por dia?
– Ele ajuda a eliminar toxinas.
– Previne inflamações.
– Combate o cansaço.
– Gera um efeito energizante, fornecendo um precioso boost de energia pela manhã.
– Ajuda a combater a constipação.
– Favorece o trânsito intestinal, atuando como um laxante suave.
– É amigo do coração, melhorando a saúde cardíaca.
– Reduz o colesterol mau (LDL).
– Favorece a circulação sanguínea e impede o surgimento da trombose.
– É amigo das pessoas com diabetes, pois controla a glicemia no sangue.
– Reforça o sistema imunológico.
– É bom para a pele, tornando a pele mais jovem.
– Combate os radicais livres, adiando o envelhecimento das células e travando as rugas.
– Alivia a dor das artroses e da artrite que afeta as mãos ou outras articulações.

Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.