Início Saúde Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

O açúcar no café impede que se extraia a totalidade dos benefícios da popular bebida. Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável.

Beba café sem açúcar
Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Beba café sem açúcar. Beber café é um hábito para muita gente. São muitas as pessoas que não prescindem de tomar uma chávena de café, logo pela manhã. Muitos indivíduos tomam mais do que uma chávena desta bebida. Há alguns que exageram no seu consumo, chegando mesmo a superar as 4 ou 5 chávenas por dia!…

Se o café for consumido regularmente e de forma moderada, então estará na origem de diversos benefícios para a saúde. Contudo, se o café for consumido regularmente e de forma excessiva, então estará na origem de diversos malefícios para a saúde.

Se pretendemos que o café se torne mais benéfico para a nossa saúde, além de o bebermos de forma regular e moderada, também devemos bebê-lo sem açúcar. Quer saber mais?


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Beba café sem açúcar
Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Ciência

O café é uma bebida bastante popular, sendo apenas superada pela água e pelo chá, entre as bebidas mais consumidas no mundo. O café contém diversas propriedades que estão na origem dos vários benefícios gerados.

Ao longo dos últimos anos, foram muitos os estudos científicos realizados, tendo por base os efeitos gerados pelo consumo regular e moderado do café e da cafeína. As conclusões destes estudos foram publicadas em diversas revistas científicas internacionais e os investigadores comprovaram que, realmente, estamos perante uma bebida poderosa.

Beba café sem açúcar
Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Benefícios

O café está na origem de diversos benefícios para a saúde. Ele contém uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogénicos que estão na origem dos benefícios gerados.

Além de ser um precioso aliado de quem pretende emagrecer, ele alivia o stress e combate a depressão. O café também estimula a digestão, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. Ajuda ainda a rejuvenescer, a evitar o cancro, contribuindo para reduzir o risco de sofrer de determinadas doenças. Também contribui para a redução da glicose e da insulina.

Beba café sem açúcar
Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Café sem açúcar

É um erro juntar açúcar ao café. Devemos evitar ao máximo o consumo de açúcar. Engorda, é viciante e contamina qualquer dieta saudável que se pretenda seguir. Quanto mais açúcar consumimos, mais desejo temos de o voltar a consumir. Além disso, ele pode gerar diversos problemas de saúde.

Beba café sem açúcar
Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

5 estratégias para beber o café sem açúcar

Diminuir a quantidade de açúcar para metade

Reduza o açúcar no café aos poucos. Não faça um corte radical. Reduza a quantidade de açúcar no café para metade. Mantenha essa quantidade por um período de tempo, habitue-se ao novo sabor e, só depois, reduza essa quantidade. Repita o processo, até deixar de beber o café com açúcar.

Enriquecer o seu café

Sabe que pode enriquecer o café com especiarias? Uma das especiarias mais recomendadas é a canela em pó, aliando o poder de dois produtos (o café e a canela) que, individualmente, são bastante benéficos para a saúde.

Outra opção é o cacau em pó que também tem um sabor marcante e se destaca pelo seu toque levemente amargo.

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Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Consumir cafés de qualidade

Um café de elevada qualidade apresenta um aroma fantástico e um sabor bem mais agradável, facilitando muito o abandono do hábito de colocar açúcar no café.


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Experimentar métodos de preparação diferentes

Há quem ache que não consegue beber um café expresso sem açúcar. Há, no entanto, diferentes formas de preparar o café. Ele pode ser coado, um processo que torna o café mais suave. Pode ainda fazer o café na prensa francesa.

Há diversos métodos de preparação do café, nomeadamente: Hario V60, Clever Dripper, Chemex, Aeropress, Kalita, Pressca, coador de pano, cafeteira italiana. Prove café proveniente de diferentes métodos e encontre a opção que, segundo o seu gosto, realça mais a doçura natural do café.

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Beba café sem açúcar: 5 estratégias para um hábito mais saudável

Ter em conta os benefícios para a sua saúde

Todos já percebemos que o consumo regular e moderado de café gera diversos benefícios para a nossa saúde. Essa é uma realidade que devemos ter em conta quando estamos a beber café, sabendo que misturando açúcar, acabamos por anular esses benefícios, não os colhendo na totalidade.

Assim, se pretende receber esses benefícios e fortalecer ao máximo o seu organismo, então deve beber o café sem açúcar. A forma mais poderosa de conceder ao seu corpo esses benefícios é mesmo prescindir do açúcar.

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