Início Saúde Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Além de integrar receitas deliciosas, a batata-doce gera vários benefícios. Conheça melhor batata-doce: um superalimento repleto de benefícios para a saúde!

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

A batata doce é rica em nutrientes tais como vitaminas A, B e E, além de minerais como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Para além disso é fonte de agentes antioxidantes, substâncias que ajudam na proteção do organismo, fortalecendo o sistema imunitário. A batata-doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis e que não fazem subir em excesso o nível de açúcar no sangue.

Proveniente da América Central, este é um tubérculo que tem vindo a conquistar os portugueses pelas mais diversas razões… A batata-doce encanta pela distinção, destaca-se por ter um sabor adocicado, daí o nome, mas também pela cor amarela-alaranjada (esta raiz comestível também pode ser de cor branca ou roxa). É um alimento que, normalmente, é servido como acompanhamento, tal como a batata, o arroz ou a massa.

Conheça melhor batata-doce: um superalimento repleto de benefícios para a saúde!


Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?


Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Batata-doce um complemento irresistível

Contudo, tem características distintas da batata. A batata-doce é mais calórica em comparação com a batata comum, pois contém mais açúcar. Contudo, o Índice Glicémico (IG) da batata-doce é inferior ao da batata comum. A batata-doce possui o dobro da fibra (praticamente) da batata comum.

A fibra solúvel com a qual é essencialmente composta torna este tubérculo num alimento que confere elevada saciedade e ainda permite atrasar a absorção dos açúcares. Algo que faz deste tubérculo especial para a nutrição desportiva é que os desportistas recorrem frequentemente à batata-doce, pois possui uma libertação lenta de açúcar sangue.

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Características

A batata-doce possui uma enorme riqueza nutricional, contendo propriedades que a tornam num superalimento, daquelas que geram diversos benefícios para a saúde. Possuindo um elevado teor em vitaminas, destaca-se o betacaroteno. Aliás, o elevado teor em carotenos (provitamina A) é uma das suas características, estando presentes em valores substancialmente superiores quando comparados com os da batata, da massa ou do arroz.

Algo relevante, pois os carotenos, depois do consumo da batata-doce, são transformados em vitamina A no organismo, bastando uma batata para assegurar as necessidades de um adulto. As necessidades diárias de vitamina C ficam asseguradas a 50% com o consumo de uma batata-doce.

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Gastronomia

A cozinha portuguesa tem vindo a integrar este tubérculo nas suas receitas, pois ele permite grande versatilidade. Além do sabor fantástico e dos benefícios para a saúde que gera, a batata-doce pode ser confecionada de várias maneiras (tal como a batata comum), nomeadamente: assada, cozida, em puré, frita, integrando sopas… revelando-se uma excelente alternativa como complemento em pratos principais, substituindo alimentos como arroz, massa, batata comum ou outros complementos.

Curiosidade

Sabia que há uma variedade de produção de batata doce exclusiva da Costa Litoral do Sudoeste Alentejano? A certificação comunitária de Indicação Geográfica Protegida (IGP) torna a variedade da batata-doce Lyra cultivada exclusiva das freguesias litorais do concelho de Aljezur (Algarve) e do concelho de Odemira (Alentejo).

Receitas

Existem diversas receitas saudáveis que podem ser feitas recorrendo à batata-doce e a outros alimentos saudáveis, nomeadamente carnes brancas. Escolhemos uma receita que tem por base frango. Delicie-se com esta maravilhosa experiência degustativa.

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Frango com batata-doce

Ingredientes

– 3 dentes de alho

– 1 cebola

– 1 pétala tomate seco picado

– 220g peito de frango

– 150g cogumelos inteiros frescos

– 600 g batata-doce spaghetti

– 300 g espinafres

– 5 c. de sopa com azeite

– 1 c. chá sal

– Coentros q.b.

– Salsa q.b.

Modo de Preparação

– Descasque a cebola, lave-a e corte-a em rodelas finas. Reserve.

– Remova a pele dos alhos e, depois, pique-os finamente. Reserve.

– Lave os cogumelos e corte-os em lâminas grossas. Reserve.

– Corte o peito de frango em cubos. Reserve.

– Coloque o azeite numa frigideira e refogue a cebola e o alho nela.

– Acrescente o tomate seco picado e os cubos de frango.

– Depois, acrescente os cogumelos.

– Deixe que cozinhe até o frango estar devidamente cozido.

– Depois, adicione os espinafres e a batata-doce.

– Tempere com o sal e salteie por uns minutos.

– Depois, polvilhe com as ervas picadas e está pronto a servir!

– Bom apetite!

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Benefícios

Nível de glicemia regulado

Como ficou bem explicado anteriormente, a fibra solúvel atrasa a absorção dos açúcares, o que permite que os níveis de açúcar no sangue apresentem uma maior regulação.

Emagrecimento

A batata ajuda a perder e a manter o peso. Como é um alimento que fomenta uma elevada sensação de saciedade que é prolongada, a batata-doce faz com que se coma menos. Por ter um sabor adocicado, leva a que o consumo de doces seja mais reduzido.

Sistema imunitário mais fortalecido

A batata-doce possui um elevado teor em vitaminas antioxidantes (A, C e E), conferindo  propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fornecem uma maior resistência a infeções, pois o sistema imunitário está fortalecido.


Leia também: 4 receitas com batata-doce absolutamente irresistíveis


Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Redução da absorção de colesterol

Devido ao seu elevado teor em fibra, a batata-doce reduz a absorção de colesterol .

Maior produção de melanina na pele

A batata-doce é um tubérculo que estimula a produção de melanina na pele.

Saúde oftalmológica

A batata-doce é uma excelente fonte de vitamina A, ajudando a aumentar a proteção córnea, levando a um melhor funcionamento da retina, revelando ser benéfica ao nível da visão.

Desintoxicação do organismo

O organismo recebe a ajuda da batata-doce para desintoxicar dos perigos de metais pesados como cádmio, arsénico e mercúrio.

Batata-doce
Batata-doce: 10 benefícios para a saúde

Ganho de massa muscular

Amiga dos desportistas, a batata-doce potencia a queima de gordura e promove o aumento de massa muscular ao fornecer energia de forma lenta para o treino.

Regularização da tensão arterial

A batata-doce, quando consumida cozida (particularmente), permite uma melhor regularização da tensão arterial.

Proteção anti-envelhecimento

A batata-doce promove a manutenção de uma pele jovem e saudável, devido ao elevado teor em vitamina A, prevenindo desta forma o aparecimento precoce de rugas e outros sinais de envelhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.