O azeite é um produto imprescindível na culinária nacional. É um ingrediente essencial na gastronomia portuguesa, nomeadamente na dieta mediterrânica. As azeitonas, que estão na origem do azeite, são deliciosas e o próprio azeite é também um produto muito saboroso. É, por isso, um ingrediente muito usado e que está presente em grande parte dos pratos tradicionais portugueses. O azeite de oliva é feito a partir das azeitonas e tem vantagens e benefícios que vão além da saúde e da culinária, como auxílio no emagrecimento e ação hidratante para pele e cabelos.
Ele contém propriedades muito específicas que permitem que se retire dele proveito para diversas áreas. Contudo, como tudo na vida, é preciso moderação no seu consumo para realmente conseguir usufruir de todas as suas vantagens, sem qualquer prejuízo. Fique a conhecer melhor os benefícios do azeite, para a saúde e para a estética.

Conheça os benefícios do azeite, para a saúde e para a estética
O azeite possui uma grande riqueza em gorduras monoinsaturadas, o que permite reduzir o colesterol mau, que é o colesterol LDL (que significa Lipoproteína de Baixa Densidade). Este é adjetivado de mau, pois a elevada quantidade de colesterol pode levar a que as paredes arteriais fiquem cada vez menos desimpedidas, dificultando a circulação do sangue, podendo mesmo levar a que fiquem obstruídas.
O azeite estimula a dilatação dos vasos e, ao reduzir a pressão arterial, facilita a circulação sanguínea. Por isso, podemos afirmar que o azeite desempenha um papel na prevenção da aterosclerose, protegendo assim o coração.

Ajuda também que o azeite seja um produto rico em fortes antioxidantes, nomeadamente em compostos fenólicos e vitamina E. O oleocanthal é uma substância anti-inflamatória que está presente no azeite. Ela atua como anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico, que é mais uma vantagem deste produto.
O azeite também contribui para a prevenção de algumas doenças pois, por conter nas suas propriedades antioxidantes e também por agir no hipotálamo, estimulando a saciedade, ele evita doenças como o cancro e os diabetes.

O contributo para o emagrecimento é outro benefício do azeite, pois o controlo da saciedade que este produto potencia leva a que se sinta confortado e prolongue por mais tempo a ausência de fome. Além disso, o consumo moderado de azeite regulariza o sistema digestivo. Assim, o azeite previne a prisão de ventre, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.
Leia também: 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
Estética
O azeite, além de contribuir com diversos benefícios na área da saúde, também se revela um bom amigo na área da estética. O azeite permite a hidratação dos cabelos, pois a sua composição com óleos e vitamina E deste permite não só hidratar, como também recuperar os fios de cabelo danificados.
O azeite pode ainda ser útil para o cuidado da pele, uma vez que também pode ter uma ação hidratante em peles secas. Ora, o azeite tanto pode ser aplicado diretamente na pele, como misturado em cremes específicos, nomeadamente faciais. Assim, o azeite contribuirá para vitalizar a tez, melhorando a sua elasticidade natural.

Tipos de azeite
Existem diferentes tipos de azeite, sendo consensual que o melhor azeite é o azeite extra-virgem. Um azeite extra-virgem apresenta no rótulo uma acidez igual ou inferior a 0,8%. Este é o mais saudável, pois os seus nutrientes estão preservados, permitindo que se retire o máximo dos seus benefícios.
Leia também: Vinho Tinto: benefícios para o coração, perda de peso e diabetes
O azeite refinado ou o azeite composto representam outros tipos de azeite que, ao longo do processo inerente à sua produção, perdem nutrientes e, consequentemente, qualidade de gorduras.

Moderação
Um consumo exagerado, além de não trazer benefícios, provoca graves consequências e malefícios. Entre os malefícios de um consumo excessivo é engordar. Por isso, deve optar-se por consumir de forma regular e moderada, para assim assegurar todos os benefícios.
Considera-se um consumo moderado a ingestão de 1 colher de sobremesa por dia. Esta é a quantia recomendada de azeite virgem-extra. Os fritos devem ser evitados a todo o custo.
Como se faz o azeite?
Vídeo de: economicotv
Comentários 1