Aqui encontra sempre os melhores testes. Quer testar o seu nível de português e outras áreas do saber? Aventure-se no Teste de Língua Portuguesa «150».
Antes de testar os seus conhecimentos, partilhamos consigo alguns poemas, citações, curiosidades e até receitas, para que aprenda mais sobre Portugal e o mundo.
Encare o dia como um desafio e ponha-se à prova com o nosso teste.

Citação do dia
“A inovação é o que distingue um líder de um seguidor.“
Steve Jobs (1955-2011)

Eu
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada … a dolorida …
Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!…
Sou aquela que passa e ninguém vê…
Sou a que chamam triste sem o ser…
Sou a que chora sem saber porquê…
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!
Florbela Espanca (1894-1930)

Factos do dia de hoje
Sabia que hoje é Dia Internacional da Gaguez?

O dia de hoje na história
No dia 22 de outubro, ocorreram diferentes factos históricos de relevo, tais como:
– O Papa João Paulo II assumiu, em 1978, o lugar de líder da Igreja Católica. Foi o terceiro Papa a assumir por mais tempo este cargo. São Pedro teve o maior pontificado documentado da história (37 anos) e Pio IX (31 anos) o segundo.
– Uma das bandas mais icónicas do mundo lançou o seu segundo álbum, em 1974. Os Kiss lançaram o álbum, “Hotter Than Hell”, que foi um sucesso, contendo êxitos como: “Got to Choose”, “Hotter Than Hell”, “Let Me Go, Rock & Roll”, “Parasite” e “Watchin’ You”.
– Em 1962, John F. Kennedy anunciou ao povo norte-americano o bloqueio a Cuba, na chamada Crise dos Mísseis, como resposta aos mísseis soviéticos que se soube estarem presentes na ilha. Nos anos seguintes, esteve em eminência uma guerra nuclear global. Foi um momento que ficou para a posteridade como a “Crise dos Mísseis”.
– O primeiro salto de paraquedas bem-sucedido ocorreu em Paris, em 1797. André-Jacques Garnerin realizou um salto de uma altitude de 1000 metros, sobre o parque de Monceau. O engenheiro francês recorreu a um equipamento feito de seda, realizado por si mesmo. A primeira mulher a saltar de paraquedas foi Jeanne-Geneviève, sua esposa.
– O poeta, escritor e jornalista norte-americano John Reed nasceu em 1887, na cidade de Portland (EUA). O seu livro, “Dez Dias Que Abalaram o Mundo” (1919), foi o que conheceu mais sucesso.
– A mudança da corte portuguesa para o Brasil ficou estipulada num acordo secreto entre os reinos de Portugal e Grã-Bretanha. Esse momento ocorreu na cidade de Londres, em 1807.

Receita do dia
Sopa de tomate à alentejana com ovos escalfados
Ingredientes
– Água q.b.
– Pimenta q.b.
– Pimento verde q.b.
– Sal q.b.
– 5 tomates maduros
– 4 ovos (ou um por pessoa)
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 100g de azeite
– 5 c. de sopa com polpa de tomate
Modo de preparação
– Remova a pele, lave e pique os dentes de alho.
– Corte em rodelas finas a cebola, lave e coloque a escorrer num escorredor.
– Deixe a refogar cebola e o alho picado em metade do azeite.
– Retire a pele dos tomates, remova as suas sementes e corte-os em pedaços.
– Adicione ao refogado o tomate.
– Junte o pimento e o louro, refogando por mais uns 5 minutos.
– Acrescente o azeite que sobrou e água q.b. e tempere com sal e pimenta.
– Deixe cozinhar mais 30 minutos.
– Com a varinha mágica, triture a sopa. (Em alternativa, pode servir com o tomate aos pedaços.)
– Acrescente os ovos.
– Retifique os temperos.
– Lamine o pão, adicione ao prato e sirva a sopa por cima.
O domínio da língua portuguesa é essencial para ter sucesso em qualquer carreira. Ainda assim, muitos profissionais portugueses têm dúvidas na hora de se expressarem na própria língua — sobretudo por escrito.
Você é excepção a essa regra? Aqui poderá testar os seus conhecimentos, basta aceitar os nossos próximos desafios.
Francamente, nota 6, esse Quis foi dificílimo. Encontram-
se diversas aberrações.