Aproveite o pão de dias anteriores transformando as sobras numa sobremesa deliciosa. Conheça as regras de ouro para o pudim de pão perfeito.
Sobrar pão é algo comum, pois tendemos a comprar pão diariamente. Por isso, se sobra pão do dia anterior e hoje compramos novamente, a nossa tentação é comer o pão fresco. Algo natural e compreensível. Mas não desperdice o pão que sobrou. Ele não deve ir para o lixo, pois pode servir para preparar pudins de pão fantásticos.
As sobras de pão não devem ser um desperdício, pois com algumas dicas podem servir como um ingrediente precioso para uma sobremesa absolutamente irresistível, pudim de pão.
Esta sobremesa revela ter uma textura interessante por via do pão, além de um sabor rico e memorável. Assim, não coloque o pão duro que ficou de dias anteriores no lixo. A solução é seguir as nossas sugestões e criar uma sobremesa que todos adoram.
As regras de ouro para o pudim de pão perfeito

O pão
Na elaboração do pudim de pão, pode ser usado qualquer tipo de pão (seja branco, de trigo integral ou outro).
O pão deve ser de dias anteriores, desde que estejam em condições, sem fungos. O pão de dias anteriores (seja duro ou mole) é uma melhor opção do que usar pão fresco.
O processo de hidratação
Este momento da receita revela-se muito importante. No momento de partir o pão, é necessário desfazer bem sem ser muito rigoroso, fazendo-o com as mãos, cortando-o em pedacinhos de 2 cm.
Convém ter em conta que, quanto mais duro o pão for, mais necessário será hidratá-lo, devendo esse processo ser realizado com leite e ovos. Pode aquecer o leite com sabores a gosto. Leve o leite ao lume com cascas de laranja e/ou de limão e/ou um pau de canela.
Deixe ao lume por alguns minutos, até ferver. Depois, desligue o lume e retire do leite os ingredientes escolhidos (casca de limão/laranja ou pão de canela). Posteriormente, deixe arrefecer.
O momento da imersão permite tornar o pão perfeito para o pudim. Coloque o pão de molho por cerca de 30 minutos. Se necessitar de fazê-lo mais rapidamente, use leite morno.

O caramelo
O caramelo caseiro revela-se uma melhor opção (embora o industrial também possa ser usado). Para fazer caramelo caseiro, há quem recorra a partes iguais de água e de açúcar.
Para fazer o caramelo de forma perfeita, há que ter uma mão conhecedora. Coloque o açúcar na panela e deixe derreter. O açúcar irá mudar de cor e, quando ficar com um tom dourado, retire.
Atenção: se deixar o caramelo passar do ponto e escurecer, ele vai ficar amargo. Por isso, apenas deve deixar dourar, lentamente. Retire, logo depois. Posteriormente, distribua o caramelo pela forma e vá girando lentamente a forma, de modo que o caramelo fique bem distribuído, pelo fundo e pelas paredes da forma, criando uma camada uniforme. Depois, deixe o caramelo esfriar.
A textura
Coloque os ovos com o açúcar e a essência de baunilha numa tigela. Depois, misture.
Posteriormente, junte a mistura de pão e de leite. O pudim pode ser feito de diferentes formas que permitem que se chegue a resultados distintos.
Assim, se preferir criar um pudim de pão mais potente, recorra ao liquidificador. Se preferir criar um pudim de pão mais sedoso, deve optar por fazer o pudim na batedeira.

As passas
Há quem use uvas passas no pudim de pão. Enquanto bate o pão com o leite, juntamente com outros ingredientes, as passas já se devem apresentar devidamente hidratadas no álcool (ou na água).
Assim, escorra as passas e distribua-se sobre o caramelo frio da forma. Além do sabor irresistível, elas também servirão como uma decoração encantadora. Posteriormente, transfira a mistura criada para a forma de caramelo. Coloque a forma numa assadeira alta ou panela e cubra com papel de alumínio.
O banho-maria
O banho-maria não tem o alto aquecimento decorrente de um contacto direto com o fogo. Assim, serve para preparar alimentos que não podem ferver e exigem um cozimento distinto, sendo feito num processo indireto, lento e uniforme.
O banho-maria é usado para fazer pudins, caldas ou para derreter chocolate. Para fazer o banho-maria, basta recorrer a duas panelas, sendo necessário que uma seja grande e que outra seja menor, devendo esta caber dentro da maior.
Depois, encha a panela grande com água até ficar pela metade. Já na panela coloque o alimento (o que no caso do pudim pode ser a forma apropriada). Depois, coloque a panela pequena dentro da grande.

Momento de forno
O pudim de pão deve permanecer no forno ao longo de 50 minutos, sensivelmente. Deixe o pudim de pão cozinhar em banho-maria, numa assadeira ou panela (com água). A temperatura do forno (que deve ser pré-aquecido) deve ser de 180°C.
Se colocar o forno a 140°C, deixe o pudim assar ao longo de uma hora e quinze minutos ou mais. Depois desse tempo, para avaliar se ele está seco e no ponto, pique com um garfo.
Depois do pudim estar pronto, pode retirar do forno. De seguida, deixe o pudim esfriar pois, se desenformar logo, pode estragar o pudim de pão.
O frio
O pudim deve ir ao frigorífico por 2 horas, no mínimo, devendo aguardar no frigorífico até ao momento de servir.
Desenformar
Se no momento de desenformar, confirmar que o caramelo se encontra muito agarrado à forma, então deve colocar a forma no lume. Faça-o por breves momentos, pois serve apenas para fazer o pudim desprender da forma.
Ingredientes adicionais
Além das uvas passas, existem alguns ingredientes adicionais que muitos gostam de colocar no pudim de pão, no processo de produção da sobremesa ou como decoração.
Por exemplo, há quem coloque: doce de leite, mel, nozes picadas, frutas cristalizadas, entre outras.


Receita de pudim de pão
Ingredientes
Para o pudim:
- 4 pães
- 4 ovos
- 3 copos de leite
- 5 c. de sopa com açúcar
Para a Calda:
- 5 c. de sopa de açúcar
- 1 copo de água
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Coloque os pães de molho no leite.
- – Deixe-os de molho até ficarem bem moles.
- – Posteriormente, coloque todos os ingredientes no liquidificador.
- – De seguida, bata os ingredientes por 4 minutos.
- – Depois de acabar, coloque o preparado numa forma própria para pudim, já com a calda.
- – Posteriormente, leve ao forno (pré-aquecido) e deixe em banho-maria por 50 minutos.
- – Antes de servir, decore a seu gosto.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Leia também:
- O melhor pudim de pão à moda antiga. Melhor não há!
- Regras de ouro para a torta de chocolate perfeita
- Regras de ouro para a tarte de maçã perfeita

NCultura
Se leu “As regras de ouro para o pudim de pão perfeito” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…