Conheça os truques para fazer uma das refeições mais populares, frango assado. Tome nota das regras de ouro para assar frango como um Chef.
O frango assado é uma refeição popular, sendo uma das que se costuma escolher fazer ao fim de semana. Nesses dias especiais, gostamos de reunir a família e, enquanto se convive, usufrui-se de uma refeição saborosa.
O frango assado revela-se uma refeição consensual, que agrada a todos, a miúdos e a graúdos. É comida saudável, suculenta, familiar. Todos adoram! Mas, existem algumas dicas que ajudam a apresentar uma refeição imperdível.
As regras de ouro para assar frango como um Chef

Momento da limpeza do frango e do amarrar da ave
Primeiro, limpe o frango com a ajuda de papel de cozinha. Depois, descarte o papel.
Não sendo necessário amarrar as aves antes de assá-las, fazê-lo é uma boa opção, pois dá à ave uma forma mais limpa e bonita, quando se serve o frango na mesa.
Corte o osso, puxando para trás a ponta da pele que se encontra na extremidade do pescoço, localizando a ponta do osso com a ajuda de uma pequena faca afiada. Depois, passe a faca ao longo da parte interna do osso. Faça-o em ambos os lados.
Posteriormente, faça-o na parte externa, com cuidado para não cortar a carne do peito demasiado a fundo. Use uma tesoura de frango (ou uma tesoura de ponta afiada) para cortar a ponta do osso do esterno e, depois, puxe o osso para longe do peito.
De seguida, corte as duas pontas ou puxe-as para fora com a mão. Posteriormente, retire qualquer gordura que se encontre solta no pescoço ou cavidade. Depois, coloque as pontas das asas sob o peito.
Em seguida, dobre a aba do pescoço nas costas da ave. Posteriormente, prenda a aba do pescoço. Depois, passe um espeto de metal pelas pernas, na junta que se localiza entre a coxa e a baqueta. Torça um pouco de barbante em torno de ambas as pontas do espeto e, de seguida, puxe com firmeza para apertar.
Então, vire a ave, traga o barbante sobre as pontas das baquetas, puxe bem e, de seguida, amarre para prender as pernas no lugar.

Higiene
Tenha sempre em conta que as aves e as carnes cruas contêm muitas bactérias que se revelam bastante nocivas e que podem facilmente espalhar-se para qualquer outro produto. Por isso, ao tocar na carne, deve haver um grande cuidado.
Procedimentos a tomar:
Deve lavar sempre as mãos. Lave muito bem qualquer espaço em que a carne toque, desde as superfícies da cozinha às tábuas de cortar, às facas e a todos os equipamentos que foram usados no momento de manusear as aves ou a carne.
As aves ou a carne crua não devem tocar noutros alimentos. Tenha também o cuidado de cobrir sempre as aves e as carnes cruas. Depois, guarde no fundo do frigorífico de forma que não possam tocar noutros alimentos, nem pingar sobre outros alimentos.

O tempo
Para calcular o tempo destinado para a ave assar no forno, pese a ave pronta. Faça-o mesmo que tenha recheio no seu interior. Depois, destine 20 minutos para cada 450g.
Avaliação
Para saber se o frango está pronto, faça um teste, bastando com um espeto perfurar a parte mais grossa da carne, a coxa. Os sucos que saem do corte devem ser límpidos. Se existir algum vestígio de rosa, coloque novamente no forno.
Já o pato e as aves de caça devem ser servidos com a carne ligeiramente rosada, pois se os seus sucos estes saírem límpidos, é sinal de que a carne está demasiadamente cozinhada. Por isso, tende a ficar seca. Logo, nestes casos, os sucos devem apresentar apenas um tom rosado.
Tempos de repouso
Depois da carne estar pronta, retire do forno. Antes de cortar a carne, coloque o frango num prato, cubra com papel de alumínio e um pano de prato limpo. Deixe o frango descansar cerca de 15 min.

Frango assado à camponesa
Ingredientes
– 5 Tomates
– 2 Pimentos
– 1 Frango
– 500g Cebolinha
– 500g Cenouras (devem ser novas e pequenas).
– 30g Manteiga
– 2 c. de sopa de Óleo
– Farinha de trigo q.b.
– Manjericão q.b.
– Pimenta q.b.
– Sal q.b.
– Salsa q.b.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, limpe muito bem o frango.
– Posteriormente, corte as cenouras em pequenas tiras.
– Depois, descasque as cebolas.
– Leve os pimentos a assar.
– Posteriormente, corte os pimentos em tiras médias.
– Depois, corte o frango em 8 pedaços.
– De seguida, passe os pedaços de frango na farinha de trigo.
– Posteriormente, leve os pedaços de frango a fritar (no óleo com a manteiga).
– Frite bem, de todos os lados.
– Depois, junte as cenouras pequenas.
– De seguida, adicione as cebolinhas inteiras.
– Depois, junte os tomates picados.
– Faça o tempero com sal e pimenta
– Depois, tape a panela.
– De seguida, deixe que cozinhe em lume moderado, por 45 minutos.
– Mexa de vez em quando, ao longo desse tempo.
– Junte um pouco de água ou caldo de galinha, se secar em demasia.
– Cerca de 10 min antes de tirar a panela do lume, acrescente os pimentos.
– Faça o mesmo com a salsa e o manjericão picados.
– No momento de servir, acompanhe com vagens de manteiga.
– Bom proveito.
Leia também:
- 4 receitas de peito de frango de fazer crescer água na boca
- Saiba temperar frango para assar como um Chef
- Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos

NCultura
Se leu “As regras de ouro para assar frango como um Chef” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Comentários 1