O mercado de trabalho tem as suas particularidades e há áreas que se destacam. Saiba quais são as profissões com mais procura em Portugal.
Encontrar um emprego adequado às nossas pretensões é algo muito importante. Um bom emprego pode representar o nosso futuro. Um bom emprego assegura a estabilidade financeira, a segurança, as rotinas.
Por isso, convém analisar bem o mercado de trabalho antes de escolher o rumo profissional. Existem áreas que são mais procuradas, pelo salário, pelas condições, pela qualidade de vida que asseguram.
As profissões com mais procura em Portugal
“O teu trabalho vai preencher uma grande parte da tua vida, e a única maneira de ficares realmente satisfeito é fazeres o que tu acreditas ser um grande trabalho. E a única maneira de fazeres um excelente trabalho é amares o que fazes. Se ainda não encontraste, continua à procura. Não te acomodes. Tal como acontece com todos os assuntos do coração, saberás quando o encontrares.” Steve Jobs (1955-2011)
Leia também:
- 10 profissões antigas que já não existem em Lisboa
- 14 profissões que desapareceram em Portugal e no mundo
- Calão e gíria da palavra dinheiro na língua portuguesa
O ano 2022
Os dados Brighter Future da Fundação José Neves esclarecem quem procura saber quais são os empregos com mais procura no nosso país. Segundo esta entidade, a conclusão é que em 2022 os empregos com mais procura em Portugal respondem às necessidades de setores com maior crescimento neste ano.
Em comparação com o ano de 2021, os primeiros 6 meses de 2022 (ou os dois primeiros trimestres) permitiram registar um crescimento expressivo do mercado de trabalho, na procura e na oferta.
Neste ano, foi possível confirmar áreas que registam os empregos com mais procura no nosso país. Entre eles, estão empregos na área da restauração e da hotelaria, mas não só.

O contexto
É importante conhecer o contexto, antes de analisar os dados sobre o mercado de trabalho em Portugal. O mercado de trabalho em Portugal tem vindo a recuperar dos efeitos da pandemia de COVID-19.
Ao longo de 2022, confirmou-se um crescimento expressivo nesta área. Fique a conhecer a lista de empregos com mais procura em Portugal.
Comparação
Segundo os dados disponibilizados pela Brighter Future da Fundação José Neves, só no primeiro trimestre deste ano, a procura ou a oferta de emprego por parte das empresas nacionais revelou um aumento de 62% em comparação com o último trimestre do ano passado.
O segundo trimestre de 2022 demonstrou que o crescimento continuou. Em comparação com os três primeiros meses deste ano, registou-se um aumento de 3%. Se formos comparar com o mesmo trimestre de 2021, o aumento da procura e da oferta de emprego foi de 69%.
Conclusão
No segundo trimestre de 2022, o número de ofertas de trabalho foi 3 vezes superior ao registado no mesmo período do ano passado, em 2021. Segundo a análise da Fundação José Neves, neste ano há alguns empregos com mais procura no nosso país. Destacam-se os seguintes:
- Rececionistas de hotel
- Auxiliares de educadores de infância e de professores
- Diretores de compras, transportes, armazenagem, distribuição e relacionados
- Rececionistas, exceto de hotel
- Psicólogos
No entanto, segundo a análise da Fundação José Neves, durante o 2º trimestre do 2022, houve empregos para os quais se confirmou um aumento mais significativo (foram mais de 1000 ofertas) para algumas profissões, nomeadamente:
- Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados
- Empregados de mesa e bar
- Especialistas em recursos humanos

E quais foram os empregos menos procurados em Portugal?
Apesar da recuperação evidenciada no mercado nacional em que se comprovou que houve uma procura maior de emprego em Portugal, também se confirmou que determinadas profissões entraram em contraciclo, isto é, houve profissões que registaram menos ofertas no 2º trimestre de 2022, quando se faz uma comparação com o período homólogo, de 2021.
Registaram uma redução superior a 50% as seguintes profissões:
- Vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques
- Trabalhadores qualificados em isolamentos acústicos e térmicos e vidro
- Diretores das indústrias de construção e de engenharia civil
- Pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais
- Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados
Conheça as 8 profissões com mais procura das empresas
Segundo os dados analisados, houve mais ofertas dos empregos com mais procura no nosso país. Além disso, foi possível confirmar as profissões para as quais as empresas de Portugal revelaram ter uma maior necessidade de profissionais no 2º trimestre de 2022, em comparação com o ano 2021.
No top 10 mantêm-se as seguintes:
- Programadores de software
- Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
- Empregados de mesa e bar
- Analistas de sistemas
- Especialistas em recursos humanos
- Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
- Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança
- Representantes comerciais
A fonte
Pode analisar o conteúdo no artigo “As ofertas de emprego continuaram a crescer no 2º trimestre de 2022” no qual são apresentados todos os dados recolhidos pela Brighter Future da Fundação José Neves. O artigo original pode ser consultado, aqui.