Início Tradições As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Há segredos que devem ser partilhados, saiba a melhor forma de preparar batatas fritas. Prepare-se para as melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

melhores batatas fritas
As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Prepare-se para as melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota! As batatas podem acompanhar bifes, hambúrgueres, entre muitas outras carnes, sendo que também acompanham peixes, nomeadamente bacalhau. As batatas ficam bem como um simples snack, quando são fritas.

A batata frita é um snack de excelência. São muitos os que não resistem a dar uma dentada na estaladiça criação gastronómica. Seja a ver um filme em família ou a assistir a um jogo de futebol com uma cerveja fresquinha na mão. Mas há diferentes tipos de receitas.

As batatas podem ser fritas, mas também assadas, cozidas, entre outras possibilidades. Mas há muitos erros que são constantemente cometidos.

melhores batatas fritas
As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Casca

Preparar batatas fritas bem sequinhas e crocantes representa um bom desafio, que se for superado revela-se uma autêntica tentação. Existem batatas de diferentes espécies, diferentes tamanhos e diferentes sabores.


Leia também: Como fazer batatas assadas rústicas irresistíveis


Convém escolher bem as batatas, pois há algumas que são particularmente indicadas para serem fritas. A escolha das batatas é importante. Convém apertá-las e escolher as que se encontrem bem firmes. Deve evitar comprar batatas manchadas, com marcas, furadas ou com olhos. Devemos comprar as que têm a casca lisa e fina.

Se tiver de escolher entre batatas lavadas ou com terra, deve avaliar a qualidade delas. Se forem da mesma qualidade, deve privilegiar as sujas, pois têm maior longevidade. Se o objetivo é fritar, a escolha deve incidir nas batatas de casca amarela.

melhores batatas fritas
As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Conservação

As batatas não devem ser guardadas no frigorífico. Devem ser guardadas em lugares escuros, que sejam frescos e arejados.

Quantidade

Deve fazer um cálculo da quantidade de batatas a ser usada. Deve ter em conta que cada quilo de batata acaba por render 400g de batata frita, aproximadamente. Se usar as batatas para assar, elas acabam por render mais, sensivelmente 750g de batata assada (se for puré gera 1,5 kg, enquanto se for batata cozida rende 1,1 kg, logo a batata frita é a opção que rende menos).

Geralmente, deve calcular-se duas batatas médias para cada pessoa. Se for para uma família de 5, destine 10 batatas médias.

melhores batatas fritas
As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Preparação

Antes de descascar as batatas, deve lavá-las bem, podendo até usar uma escova para esfregá-las. Depois de as descascar, deve lavá-las novamente. Atenção, se demorar algum tempo para as cozinhar, deve colocar as batatas de molho em água fria, pois elas escurecem rapidamente se estiverem ao ar.

Batata frita grossa

As batatas fritas devem passar por dois processos de fritura distintos. Uma fase em que se frita a batata em óleo a 180°C e, numa fase posterior, fritar a 200°C. Assim, terá uma batata frita dourada e crocante.

melhores batatas fritas
As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Batata frita em rodela

Corte as batatas em rodelas finas. Retire a goma, lavando bem as batatas e, depois, seque-as. Frite meio quilo de cada vez, a 200ºC, por três minutos, até ficarem douradas e crocantes. Sirva as batatas quentes.

Batata frita sequinha

O segredo para fazer batatas fritas bem sequinhas é colocá-las por 30 minutos em água gelada, temperada com sal. Depois seque bem as batatas e coloque-as só quando o óleo estiver mesmo muito quente. Pode até juntar ao óleo um dente de alho, que dará outro sabor às batatas.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


O efeito crocante é obtido, se fritar em duas fases. Frite parcialmente, até começar a amarelar. Retire-as do óleo, deixe-as repousar, escorrer e coloque-as numa fase posterior novamente no óleo até estarem no ponto!

melhores batatas fritas
As melhores batatas fritas que alguma vez fez. Tome nota!

Cozer

Se pretende cozer, tenha em conta que o tempo para as batatas estarem cozidas varia. As batatas tanto podem ser cozidas com casca, como sem casca. Num fogão convencional, leva 30 minutos. Se tiver pressa, coloque no microondas (em potência alta), pois lá consegue cozer meio quilo em 7 a 8 minutos.

Salgue as batatas para elas absorverem bem o sal. Evite cortar em pedaços pequenos, pois se cortar irão desmanchar-se durante a cocção. Se cozinhar com casca, fure a casca com um garfo ou palito. Ponha as batatas ainda húmidas num saco ou num dispositivo para cozimento em vapor (se usar a panela de cozer em vapor, junte meia chávena de água).

Batata palha

Lave e descasque as batatas. Corte-as em rodelas. Faça das rodelas palitos, cortando as mesmas em palitos finos. Frite as batatas em bastante óleo, colocando-as à temperatura de 200ºC, até as ficarem douradas e crocantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.