As estradas mais bonitas de Portugal para viajar de carro

As estradas mais bonitas de Portugal são floridas, serpenteantes, de montanha, ribeirinhas, à beira mar… Em Portugal, há estradas para todos os gostos e tipos de carros.
Quer procure campo ou praia para relaxar, ou umas belas estradas de montanha para fazer subir a adrenalina e encontrar paisagens de sonho, existem várias estradas em Portugal que merecem uma boa viagem de carro.
EN247, entre a serra e o mar

O traçado liga Peniche a Cascais, mas basta percorrer um pequeno troço para perceber a beleza que a envolve. Inicie-se o percurso em Colares no sentido Norte-Sul.

Primeiro, a viagem é marcada pelas curvas, impecavelmente desenhadas, mas também pelo fresco que emana da serra de Sintra e por uma certa mística que a envolve. Depois, mesmo no sopé da serra, abre-se o mundo, ao sermos brindados com a vista do oceano.

É este que nos acompanha o resto da viagem até Cascais, num trajeto que se pauta mais pelas retas e pelas curvas suaves do que pelo serpentear da serra acabado de cumprir.
EN2, estrada património

São 737 quilómetros, entre Chaves e Faro, de uma estrada que não só está entre as mais extensas do mundo, como tem entre o seu currículo o facto de ser património, mais concretamente o troço entre Almodôvar e São Brás de Alportel que é absolutamente imperdível e cuja classificação data de 2003.


Mas, ao longo dos seus mais de setecentos quilómetros, e à medida que rasga o país a meio, há de tudo: curvas sinuosas, retas infindáveis, túneis verdejantes e pitorescas vilas.
(cont.)