Início Saúde As 5 razões para usar mais azeite

As 5 razões para usar mais azeite

O óleo bendito tem sido usado há milhares de anos, para diferentes fins. Descubra as 5 razões para usar mais azeite.

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

Descubra as 5 razões para usar mais azeite. O azeite é um produto espetacular. Quem não devora uma salada de alface, tomate e cebola, quando está temperada com um fio de azeite? Quem não adora molhar um pedaço de pão num pouco de azeite? Quem não prefere fazer um refogado em azeite? Sendo consumido em todo o mundo, o azeite é considerado a base da Dieta Mediterrânica. Ele gera diversos benefícios para a saúde, quando é consumido de forma regular e moderada. É uma gordura boa, mas sendo uma gordura, deve ser usada sem excessos pois, caso contrário, além de não gerar os desejados benefícios, irá implicar o oposto: malefícios para a saúde.

Quer saber mais? Então, leia o presente artigo.

As 5 razões para usar mais azeite

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

História

Este produto, que tem sido associado como essencial na Dieta Mediterrânica, uma das mais saudáveis do mundo, era usado na Mesopotâmia, há mais de 6.000 anos. Um passado rico que demonstra como o azeite era útil, há milhares de anos.


Leia também: O que acontece se beber 1 colher de azeite, limão e mel em jejum?


Este é um produto que se tornou num histórico companheiro do nosso povo e adquiriu maior protagonismo com a chegada dos Mouros à Península. O ouro líquido era conhecido, originalmente, como “sumo de azeitona”, em árabe, Az-zait.

O azeite é um produto feito de azeitonas que provêm da Oliveira. Este é um símbolo de bons valores, de paz. Sabia que Neil Armstrong e Buzz Aldrin, quando pisaram a lua pela primeira vez (em 1969), deixaram por lá um ramo de oliveira feito de ouro? É que o ramo da Oliveira simboliza a paz.

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

Como escolher o melhor azeite

O azeite extra-virgem é a versão mais saudável, preferencialmente de produção biológica e nacional, pois evita os resíduos de pesticidas e herbicidas, usados na agricultura industrial.

Ele não contém óleo refinado, possui uma acidez mais baixa e é bastante mais rico em antioxidantes, sendo que estes se revelam particularmente vantajosos para a nossa saúde. A sugestão é que recorra aos DOP (denominação de origem protegida). Com eles, poderá experimentar e conhecer os diferentes aromas próprios de cada região.

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

Características do azeite

Os compostos do azeite estão na origem dos seus diversos benefícios para a saúde. Especialmente se estivermos a falar de azeite extra-virgem e virgem, podemos considerá-lo uma gordura “boa” que contém compostos fenólicos de forma abundante, entre eles tirosol, oleocantal, hidroxitirosol e oleuropeína. Estes contribuem para os benefícios gerados pelo azeite.

Este alimento permite aumentar a longevidade. Ele é rico em ácidos gordos monosaturados, entre eles o ácido oléico (que representa entre 55% a 83% dos ácidos gordos totais).

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

Tabela de valor nutricional do azeite (colher de sopa-13,5 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 119 kcal 6,0 %
500 kJ
Gordura 13,5 g 20,8 %
Gorduras saturadas 1,9 g 8,5 %
Gorduras monoinsaturadas 9,8 g 34,0 %
Gorduras poliinsaturadas 1,4 g 9,5 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,0 g 0,0 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,0 g 0,0 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

As 5 razões para usar mais azeite

01 – Consumo de gorduras saturadas contribui para o bem-estar

O consumo de azeite tem sido associado a um aumento da ligação do neurotransmissor serotonina aos recetores no cérebro, ou seja, contribui para o nosso bem-estar e melhora o humor, além de combater os estados depressivos. Contudo, é necessário mais provas para que esta teoria gere consenso entre pares.

02 – Prevenção do Alzheimer

Os mecanismos decorrentes do consumo regular e moderado do azeite têm vindo a ser estudados desde 2013. O óleo cantal possui características comprovadamente redutoras do risco de sofrer de Alzheimer.

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

03 – Prevenção do cancro da mama

O azeite e os seus compostos têm vindo a ser estudados. Eles podem contribuir para estimular a morte celular tumoral e ainda atuam no sentido de proteger de danos no ADN, algo que foi sugerido por estudos que foram realizados em modelos não humanos.


Leia também: Descubra os incríveis benefícios do azeite com sumo de limão


04 – Proteção do coração e de todo o sistema cardiovascular

O azeite é um produto que possui uma riqueza substancial em antioxidantes. De forma a beneficiar ao máximo dele, este alimento deve ser consumido cru. A saúde do coração beneficia de uma ingestão regular e moderada de azeite (preferencialmente virgem extra).

O azeite, nas versões virgens, contém compostos fenólicos concentrados que atuam no sentido de aumentar o HDL (considerado o bom colesterol) e diminuir os efeitos de oxidação dos lípidos e do LDL (considerado o mau colesterol).

O azeite revela-se ainda precioso por contribuir para a redução da tensão sanguínea. Ele ainda regula a expressão dos genes responsáveis pela aterosclerose.

razões para usar mais azeite
As 5 razões para usar mais azeite

05 – Diminuição significativa do risco de AVC

O consumo regular de azeite pode diminuir o risco de AVC. Num estudo, foi observado que pessoas idosas que integrem azeite (de forma regular e moderada) na sua alimentação reduzem as hipóteses de vir a sofrer de AVC (acidente vascular cerebral) em cerca de 41%!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.