Espanha elegeu as vilas e aldeias mais bonitas de Portugal. Descubra qual o top 20 eleito pelos nuestros hermanos.
Portugal é rico em aldeias plenas de história e património natural de perder de vista. Eleger as mais bonitas não é tarefa fácil, até porque a beleza é e será sempre algo subjetivo. Por isso mesmo, decidimos tomar por base a avaliação de um periódico estrangeiro e apresentar quais são, segundo o El País, as 20 vilas e aldeias mais bonitas do nosso país.
As 20 vilas e aldeias mais bonitas de Portugal, segundo o El País

1- Vila Franca do Campo, São Miguel (Açores)
Esta bela vila tem tudo o que se pode desejar: sol, águas quentes, jardins e um porto de pesca que abasteça os restaurantes locais com o melhor peixe. É fácil perceber o porquê do seu encanto geral.

2- Óbidos, Leiria
Um fim de semana é tudo do que precisa para perceber e ficar a conhecer a beleza desta terra que viu nascer o talento da pintora Josefa de Óbidos e tem um encanto muito próprio. As suas casas brancas, decoradas com buganvílias lilases, as suas igrejas e azulejos setecentistas fazem de Óbidos um destino muito apreciado por quem o visita.

3- Sintra, Lisboa
O charme de Sintra é mais do que conhecido. Uma vila repleta de palácios, jardins, museus e muralhas. Visite o Castelo dos Mouros e os Palácios Nacional, da Pena, de Monserrate, sem esquecer os bosques em redor, assim como o centro da vila.

4- Estremoz, Évora
Trata-se de um dos concelhos mais importantes do Alentejo, devido ao seu património histórico, arqueológico e cultural riquíssimo. Aqui, pode visitar a sala de audiências do rei D. Dinis, as casas góticas, a muralha do século XVII com quatro portas e o mercado local. Isto, para além de outros monumentos repletos de história.

5- Castelo de Vide, Portalegre
Esta vila do Alto Alentejo exibe nas suas ruas e monumentos marcas bem visíveis dos estilos gótico, manuelino e barroco. Com cerca de 4000 residentes, vale a pena ficar a conhecer o bairro judeu aí existente, bem como provar a fabulosa pastelaria local, composta nomeadamente por saborosos pastéis de nata.

6- Monsaraz, Reguengos de Monsaraz
Esta vila “transpira” calma e graça, conservando uma ambiência medieval, com casinhas brancas de encantar. Uma visita ao seu castelo possibilita uma vista magnífica sobre o Guadiana (Alqueva) e a fronteira.

7- Piódão, Arganil
Nas montanhas do Açor, encontra-se esta “aldeia-presépio”, como é chamada por muitos, por conservar os seus traços pitorescos como as paredes e pisos cinzentos e as janelas de madeira azuis. Piódão desenvolve-se ao longo das encostas e é, sem dúvida, uma das mais belas aldeias históricas do nosso país.

8- Almeida, Guarda
Almeida é uma vila fortificada que mantém a sua forma original de estrela de 12 pontas. Funcionou como desde 1296 até ao século XIX e o seu formato é da responsabilidade de Vauban, engenheiro militar de Luís XIV da França. Cada ângulo do polígono é um baluarte em forma de lança.

9- Marvão, Portalegre
A pouco menos de 900 metros de altitude, fica esta vila medieval de casas brancas e com uma muralha escarpada do século XIII. Visite a sua igreja do século XV e observe a antiga casa do Governador, deixando-se apaixonar por cada pormenor deste recanto único.

10- Lajes do Pico, Pico (Açores)
A ligação de Lajes às baleias atravessa décadas. Se antes este animal era pescado; agora, ele serve de atração turística. As torres de vigia e os barcos existentes na localidade, servem atualmente no exercício de observação desses grandes cetáceos.

11- Monsanto, Idanha-a-Nova
Edificada entre rochas, Monsanto tem esta particularidade visual dos telhados vermelhos das suas casas serem avistados em contraste com o tom cinza das pedras em granito. Merece, ainda, uma visita o seu imponente castelo.

12- Castelo Rodrigo, Guarda
Especialmente para os apreciadores do património e da história da época medieval, Castelo Rodrigo é o destino perfeito, já que guarda muitos exemplares e referências desse período. As muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, a Picota quinhentista, a igreja medieval, a cisterna medieval e as inscrições contam muito sobre essa fase histórica, nomeadamente sobre a presença de cristãos-novos no passado desta comunidade.

13- Provesende, Sabrosa
Situada no Douro, Provesende guarda, ainda, marcas da presença das famílias importantes que aí habitavam, através das casas setecentistas de granito, com grandes brasões, que aí existem. Foi nesta terra que se procurou um antídoto para uma praga – filoxera – que afetou as vinhas de toda a Europa, no século XIX. Não é por acaso que nesta localidade existe um museu dedicado, precisamente, a esta praga.

14- Marialva, Mêda
Por aqui já terão passado vários povos: aravos (lusitanos), romanos, árabes… Pelas suas ruas, é possível admirar vários edifícios históricos, já para não falar das muralhas em ruínas, plenas de história e coisas para descobrir.

15- Ponte de Lima, Viana do Castelo
Próxima de Espanha, fica uma vila banhada pelo rio homónimo. Além da sua ponte romana – ex-líbris da região -, há palácios, igrejas e, ainda, um museu de arte sacra para visitar. Ponte de Lima destaca-se por ser um espaço tranquilo e pacato para visitar e, já agora, provar a sua iguaria típica: o arroz de sarrabulho.

16- Dornes, Ferreira do Zêzere
Pertencente à chamada rota dos Templários, Dornes fica numa península formada pelo rio Zêzere. À paisagem natural de perder de vista e de uma beleza ímpar, juntam-se várias marcas e exemplares medievais como os vestígios das batalhas medievais, a torre templária pentagonal e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto.

17- Idanha-a-Velha, Castelo Branco
Erguida no lugar de uma cidade romana, esta aldeia é encantadora e o destino certo para quem procura o bucolismo do campo e a simplicidade a todos os níveis. Localizada numa planície de oliveiras, há muito para ver e apreciar neste recanto.

18- Castelo Mendo, Almeida
Ao antigo burgo, de traçado oval, juntou-se um novo, conhecido por Arrabalde de São Pedro, que se encontra protegido por uma muralha dionisíaca e guarnecido por 8 torres (em parte destruídas pelo terramoto de 1755).
Ao visitá-lo, confira as suas 5 portas (da Vila, da Guarda, do Sol, da Traição e de D. Sancho) e os vestígios da arquitetura manuelina.

19- Sortelha, Sabugal
Esta aldeia é, talvez, das que melhor conserva a sua organização urbana e arquitetónica primitiva. Percorra as ruas protegidas e vigiadas pelo castelo do século XIII e conheça os túmulos medievais por ali existentes.

20- Tavira, Faro
Parta da cidade até à ilha e, pelo caminho, admire os pântanos e lagoas que o Parque Natural de Ria Formosa tem para oferecer, para além das aves migratórias que por ali se refugiam. Há, ainda, praias desertas e águas quentes para quem procura refúgios tranquilos à beira-mar.