Conheça algumas das aldeias mais românticas de Portugal. Umas mais populares que outras, mas todas asseguram experiências espetaculares.
Ao longo do ano, muitas famílias organizam algumas escapadinhas para ter o precioso descanso de que precisam. Há quem prefira visitar uma cidade, um local que tem mais atrações para se conhecer. No entanto, outros preferem locais que proporcionem um
um ambiente mais romântico.
Algumas aldeias portuguesas proporcionam momentos de silêncio, tranquilidade, paz e beleza. No presente artigo, iremos dar a conhecer os destinos mais românticos do país. São aldeias que se encontram inseridas num cenário de grande beleza natural.
Nestes destinos, é possível passear nas ruas vazias (ou quase), existindo em boa parte das aldeias casas de xisto a reivindicar o protagonismo na paisagem. Nestes locais, terá a tranquilidade para se dedicar a todo o tempo a comemorar uma data especial com a sua cara-metade.
O cenário bucólico encantará todos os que procuram viver uma escapadinha romântica. Fique a conhecer algumas das ideias mais encantadoras do país. Umas são mais populares que outras, mas todas asseguram experiências espetaculares.
Provavelmente, as 20 aldeias mais românticas de Portugal

1 – Estorãos (Ponte de Lima)
Esta pequena aldeia minhota é impressionante. Estorãos é uma aldeia onde a ribeira que lhe dá o nome corre e reivindica protagonismo na paisagem. As águas desta ribeira serpenteiam por entre pinheiros, existindo ainda vinhas e campos no cenário, criando no local pequenos lagos e represas que tornam a paisagem especialmente deslumbrante.
Destaca-se ainda a presença de uma velha ponte românica nesta aldeia, um elemento importante que permite unir as duas margens da ribeira local.

2 – São Xisto (São João da Pesqueira)
Esta aldeia é especial; parece mágica. São Xisto é um local encantado que se encontra presente num espaço onde o Douro se apresenta no seu máximo esplendor. Esta aldeia revela assim a sua presença numa das paisagens mais românticas de Portugal.
A aldeia tem muitos encantos, existindo grande tranquilidade. Por isso, passear de mão dada com a pessoa amada, sem pressas, revela-se uma experiência memorável.

3 – Santa Susana (Alcácer do Sal)
Esta aldeia é especial, um tesouro turístico alentejano que é bastante procurado por todos os que procuram fugir da agitação das grandes cidades. Em Santa Susana, encontra-se paz, sossego, silêncio e muita beleza. Santa Susana é considerada a “aldeia mais bonita do Alentejo”.

4 – Quintandona (Penafiel)
Quintandona destaca-se pelos elementos de arquitetura que tem e que se integram perfeitamente na paisagem local que é de grande beleza. Nesta aldeia de xisto, qualquer casal usufrui de todas as condições para momentos de grande cumplicidade.
A tranquilidade de Quintandona torna-se propícia à reflexão, enquanto a aldeia traz à vista a memória de outros tempos. Quem a visita, pode refletir sobre o tempo, como passa e como se passará daí em diante…

5 – Curral das Freiras (Ilha da Madeira)
Esta aldeia bem podia aparecer no filme “Música no Coração”. Curral das Freiras poderia servir como cenário de um filme clássico como esse ou qualquer outro. A paisagem deslumbrante deste local deixará qualquer visitante rendido. O miradouro da Eira do Serrado permite comprovar que este é um dos melhores locais para alimentar o amor.

6 – Lindoso (Ponte da Barca)
Em Lindoso, há muito mais do que uma tranquilidade sedutora, há um castelo magnífico. Subir a esta construção encantadora permite que se possa desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes. Fazê-lo quando o sol se põe, revela-se uma experiência memorável.
O castelo local é popular. Naturalmente que é o ex-líbris da aldeia, mas não é a única atração. A aldeia é também conhecida pelo seu conjunto de espigueiros. Trata-se mesmo do maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.

7 – Talasnal (Lousã)
Esta aldeia proporciona a experiência de entrar no mundo mágico da Serra da Lousã. Descobrir Talasnal permite-nos ter uma excelente vista para o castelo. Esta aldeia revela-se um destino perfeito para carregar energias. Este é um excelente local para viver o amor, enquanto se apaixona pela paisagem envolvente.

8 – Monsanto (Idanha-a-Nova)
Esta aldeia revela-se um local romântico por excelência. Monsanto foi considerada no século passado como a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Nesta aldeia, é possível caminhar de mão dada pelas suas ruas tranquilas.
As ruas de Monsanto parecem paradas no tempo. Apreciar a luz colorida do pôr do sol em Monsanto revela-se um momento particularmente romântico.

9 – Azenhas do mar (Sintra)
A localização desta aldeia é privilegiada, criando um cenário pitoresco, onde o casario se enquadra perfeitamente na pequena baía. Por todas as suas caraterísticas singulares, esta aldeia transformou-se num dos postais turísticos mais populares do nosso país.
Azenhas do Mar proporciona condições perfeitas para apreciar um pôr do sol, bem agarradinho…

10 – Casal de São Simão (Figueiró dos Vinhos)
Esta aldeia de pequenas dimensões foi construída em quartzito. Casal de São Simão é uma aldeia que parece parada no tempo. Passear por esta aldeia permite-nos viver uma experiência memorável.
Casal de São Simão apresenta uma atmosfera mágica, que permite que um casal possa dar valor ao trabalho de equipa. As casas de Casal de São Simão foram construídas com as próprias mãos das pessoas que amam a sua terra. É apaixonante sentir esse amor em cada pormenor.

11 – Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo)
Esta Aldeia Histórica revela-se uma excelente opção para casais que procurem uma escapadinha romântica. Observar o pôr do sol em Castelo Rodrigo revela-se uma experiência inolvidável, especialmente quando tal é feito nas ruínas do palácio de Cristóvão de Moura.
Este é um dos pontos mais elevados deste local. Se estiver em Castelo Rodrigo, tem de apreciar as amêndoas doces que são deliciosas. Estas amêndoas são confecionadas de forma artesanal.

12 – Vilarinho de Negrões (Montalegre)
Vilarinho de Negrões é uma das aldeias mais pitorescas do Norte de Portugal. Esta aldeia revela-se um dos melhores lugares para realizar passeios de mão dada, sem pressa. Ao longo da troca de palavras e de beijos que se faz, pode-se desfrutar de vistas deslumbrantes.

13 – Santa Maria de Marvão (Marvão)
Esta aldeia é um tesouro deslumbrante para descobrir a dois. O Castelo de Marvão fazem parte de um cenário perfeito com os jardins locais. Todo o casal viverá momentos românticos nesta aldeia encantadora.

14 – Aldeia da Cuada (Ilha das Flores)
Todos os que procuram locais com um encanto bucólico devem visitar esta aldeia. Aldeia da Cuada revela-se um destino perfeito para descansar. Aqui, poderá usufruir de grande tranquilidade.
O isolamento e o silêncio deste local permitem que se possa ouvir verdadeiramente os passarinhos. Todos os elementos da aldeia alimentam o romance.

15 – Montesinho (Bragança)
Esta é uma aldeia transmontana típica. A aldeia de Montesinho tem como grandes destaques as suas ruas (que se apresentam bem cuidadas) e as casas são tão encantadoras que poderiam figurar num filme da Disney.
Realizar um passeio de mãos dadas nesta aldeia é uma experiência particularmente romântica, especialmente se for realizado enquanto o sol se põe.

16 – Sortelha (Sabugal)
Esta aldeia medieval permite que se viva uma experiência encantadora. A aldeia de Sortelha encontra-se rodeada por uma muralha singular. A beleza desta muralha é distinta. Parece saída de um conto de fadas.
Sortelha apresenta-nos uma paisagem romântica. Um dos grandes destaques desta aldeia vai para a sua torre de menagem, que se encontra assente num rochedo e torna o cenário verdadeiramente memorável.

17 – Piódão (Arganil)
Esta aldeia é um verdadeiro tesouro. A aldeia histórica de Piódão está inserida num espaço geográfico privilegiado. O cenário é de uma beleza tocante. Por isso, esta aldeia representa uma escapadinha romântica perfeita.
As casas de Piódão são feitas de xisto, com telhados de lousa. O conjunto, aldeia e paisagem natural tornam o local numa obra de arte a céu aberto.
Leia também:
- Vai uma escapadinha? 10 hotéis românticos em Portugal
- 7 destinos para escapadinhas românticas em Portugal
- Portugal tem uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

18 – Rio de Onor (Bragança)
Esta aldeia destaca-se pelo espírito colaborativo entre os seus habitantes. Estas pessoas vivem em perfeita comunidade e ainda partilham o que têm de mais valioso. Os habitantes de Rio de Onor partilham os seus campos, os seus moinhos e até os seus os rebanhos.
Nesta aldeia, há um sistema comunitário tradicional que deveria contagiar todo o país. As suas gentes até recorrem a um dialeto muito próprio (chamado de rionorês). Rio de Onor é uma das 7 aldeias maravilha de Portugal. Esta aldeia revela-se um espaço com memória. Nos seus habitantes, há orgulho das suas tradições.

19 – Dornes (Ferreira do Zêzere)
Esta aldeia, que pode perfeitamente servir de cenário para um romance histórico, tem na sua paisagem um dos seus destaques. A paisagem de tirar o fôlego é fortemente marcada por um monumento importante para a região.
A Torre Templária Pentagonal tem uma beleza singular. Por todas as suas caraterísticas, Dornes revela-se uma opção perfeita para uma viagem romântica.

20 – Drave (Serra da Freita)
Esta aldeia não é habitada. Encontra-se sem muitos elementos-chave para o nosso quotidiano. Não há nem eletricidade, nem água canalizada. Também não há gás, nem correio. Nesta aldeia, não há telefone, mas não faltam razões para visitar a “Aldeia Mágica”.
Drave revela-se um local com diversos encantos. Enquanto o resto do mundo se encontra em piloto automático na ilusão da procura de uma vida melhor, nem usufrui verdadeiramente. Aqui, desliga-se de toda essa agitação.
O cenário pitoresco de Drave torna esta aldeia num local perfeito para amar a vida, respeitar o tempo, o silêncio, a obra. A escolha de Drave para o último lugar justifica-se pela mensagem que nos deixa. Devemos concentrar-nos no que é verdadeiramente importante. Numa escapadinha romântica, percebemos que o que devemos valorizar é as pessoas que amamos…
Se tem a sugestão de outras aldeias que merecem estar nesta lista, faça a sua recomendação. Com a sua ajuda, podemos vir a alargar a lista brevemente…