As tendências salariais podem mudar ao longo do tempo e é fundamental estar atualizado Conheça as profissões mais bem pagas em Portugal em 2023. O mundo está em constante mudança. As empresas facilmente se adaptam aos novos desafios procurando perfis distintos. Por isso, há profissões que se tornam mais desejadas. Quem cumpre bem essas funções, é devidamente recompensado.
Sabia que analisar dados num computador revela-se uma das profissões mais bem remuneradas? Reunimos, no presente artigo, as profissões mais bem pagas em Portugal neste ano.
Ascensão Profissional: As 15 profissões mais bem pagas em Portugal em 2023

Segundo a IEBS Business School, as profissões mais procuradas no nosso país são bem recompensadas. Nesta lista com as profissões mais bem remuneradas, encontram-se as tradicionais áreas da medicina ou das engenharias. No entanto, nas áreas mais bem pagas, encontram-se ainda Marketing, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Engenharia.
Geralmente, as profissões mais bem remuneradas estão associadas a um nível elevado de responsabilidade, a uma qualificação especializada e a muito stress. São cargos que normalmente requerem experiência e referências.
Por isso, a realização de cursos e formação que visem aumentar os seus conhecimentos e especialização na área profissional atual ou futura tende a ser devidamente recompensada. Assim, se quer realizar uma formação específica para atualizar o currículo e/ou para poder transformar-se num ativo de grande importância na sua empresa ou local de trabalho, então deve dar uma vista de olhos na lista das profissões que apresentam os melhores salários do país.
15 – Scrum Master
Esta é uma das profissões mais bem pagas no nosso país. Uma das mais procuradas deste ano. Os profissionais Scrum Master são igualmente chamados por Facilitadores de projetos. O salário anual deste cargo pode variar entre os 35 mil euros e os 50 mil por ano, dependendo da experiência.
14 – Growth Hacker
Este é um perfil que integra os departamentos de Marketing Digital em diversas empresas. O Growth Hacker é um profissional fundamental devido à sua capacidade analítica e criativa. Os conhecimentos deste profissional são imprescindíveis, porque é uma área que permite a criação de estratégias de crescimento digital.
Para se ter uma noção da importância desta cargo, as funções mais relevantes consistem em recolher dados, analisá-los e tirar as devidas conclusões sobre essa informação, de forma a poder implementar estratégias que visem melhorar o posicionamento de um produto ou serviço relativamente à concorrência. Os salários deste cargo variam. No entanto, com uma experiência entre 2 e 5 anos, alguém que exerça a função de Growth Hacker poderá ter um salário entre 30 mil euros e 35 mil por ano.

13 – Especialista em Cibersegurança
Atualmente, qualquer empresa que pretenda proteger os seus dados precisa de um especialista em cibersegurança. Estes profissionais tornaram-se imprescindíveis. Eles asseguram que esses dados valiosos permaneçam sigilosos. Por isso, eles desempenham um papel de extrema importância. O perfil júnior de um especialista em segurança cibernética recebe um salário de 30 mil euros brutos por ano.
12 – Gestor de redes sociais
Alguém com estas funções é responsável por planear e projetar a comunicação estratégica da empresa mediante as redes sociais. Por isso, esta profissão encontra-se entre as mais importantes do momento e das mais bem remuneradas.
Um Social Media Manager e um Community Manager são profissionais muito procurados. Eles podem receber entre 25 mil euros e 70 mil euros, consoante as respetivas responsabilidades e classificação.
11 – Especialista SEO
Atualmente, não ter uma presença nos motores de busca significa fracasso. Um especialista em SEO tem um papel importante, porque projeta e otimiza os diversos tipos de conteúdo que permitem alcançar um número mais elevado de potenciais clientes.
Geralmente, estes profissionais recebem cerca de 25 mil euros e 50 mil euros por ano, mediante o volume de trabalho e o consolidar da sua carreira. Muitos profissionais desta área até trabalham em regime remoto.
10 – Diretor de vendas
Estes profissionais têm como principais funções propor uma estratégia de vendas. Os diretores de vendas ou comerciais conseguem medir os resultados e liderar o departamento comercial de uma certa empresa, orientando as respetivas estratégias.
Eles costumam apresentar um salário base bruto médio de 40 mil euros a 45 mil euros por ano, consoante o nível de experiência. Além disso, normalmente, recebem ainda comissões de venda.
9 – Influencer
Quem está a par das tendências das redes sociais e do digital, seguramente que já se deparou com algum tipo influencer. Esta é uma das profissões mais recentes que ganhou muita força nos últimos anos. Os influencers atraem a atenção das marcas e, consequentemente, dos departamentos de Marketing.
Atualmente, cerca de 80% dos profissionais das indústrias da moda, luxo e cosméticos recorrem ao marketing de influência. Este facto demonstra como estes profissionais têm um papel importante. A procura destes profissionais leva a que eles se tenham tornado numa profissão que já é das mais bem pagas do país.
No entanto, o salário pode variar muito dependendo do alcance e engagement do influencer. A exposição e o número de trabalhos desenvolvidos com empresas poderá fazer com que os valores disparem.
8 – CRM Manager
O perfil de CRM (Customer Relationship Management) Manager encontra-se dentro da lista das profissões mais bem pagas em Portugal. Apesar de não ser uma profissão nova, ela tem vindo a adquirir algum destaque nos últimos anos.
O profissional com o perfil de CRM Manager tem a missão de definir e desenvolver a estratégia de CRM no comércio online. Normalmente, o salário médio de uma pessoa com estas funções varia entre 25 mil euros e 35 mil euros anuais, independentemente da experiência tida.
7 – Diretor financeiro
Alguém com estas funções é responsável por coordenar todas as tarefas administrativas e financeiras de uma empresa. O salário bruto médio do diretor financeiro varia entre 45 mil euros e 50 mil euros, numa fase inicial. Portanto, a tendência é que esses valores subam.
6 – Diretor de empresa
Estes profissionais são responsáveis por promover cada uma das estratégias do negócio. Os diretores de empresas também têm como missão manter a motivação dos trabalhadores com diferentes estratégias, com o objetivo desses profissionais melhorarem a produtividade.
Geralmente, o diretor da empresa apresenta um salário bruto médio de 50 mil euros, isto, só no início das suas funções. Seguramente que o quadro melhora com a experiência nessas funções.
5 – Consultor SAP
Este tipo de profissional gere e adapta o software SAP às necessidades de uma empresa ou várias. No fundo, o consultor SAP é o responsável por aproveitar ao máximo o software da empresa. Uma pessoa com este cargo costuma ter um salário médio bruto de 45 mil euros, dependendo da empresa para a qual trabalhe.
4 – Arquiteto Blockchain
Esta tecnologia usa a descentralização como medida de segurança. A tecnologia Blockchain é usada em todos os setores como um método seguro para verificar os processos e para se realizar transações. Esta tecnologia é vista como a principal inovação do bitcoin.
O Arquiteto Blockchain é dos perfis mais procurados pelas empresas digitais em geral, este ano. Por isso, uma pessoa com este perfil pode ter um salário médio de 90 mil euros a 110 mil euros por ano. O Arquiteto Blockchain beneficia de ser um perfil recente, trabalhar nesta área e ter bons salários, porque a procura por este tipo de especialistas disparou.
3 – Digital Project Manager
Este profissional é responsável por coordenar estudos sobre vendas online. O Digital Project Manager realiza esse estudo com o intuito de desenvolver um plano de marketing para uma determinada empresa.
É desta forma que lidera um plano que visa assegurar a transformação digital. O salário bruto anual deste profissional é de cerca de 70 mil euros por ano. No entanto, o valor depende da empresa para a qual trabalha e da experiência que tem na matéria.
2 – Analista de dados
Nos últimos anos, todas as profissões especializadas em Big Data superaram os rankings de procura das empresas.
A responsabilidade de um analista de dados consiste em examinar uma quantidade enorme de informação e extrair padrões, de modo a estabelecer estratégias com base nos dados recolhidos previamente. Um Data Analyst geralmente tem salários que variam entre 50 mil euros a 80 mil euros por ano.
1 – Diretor de Marketing online
O Diretor de Marketing Online é responsável por estabelecer contratos de publicidade e criar campanhas para a promoção dos produtos ou serviços de uma empresa.
Trata-se de uma profissão com elevada procura e, por isso mesmo, faz parte das profissões mais bem pagas em Portugal. O salário anual pode variar entre os 45 mil euros e os 120 mil euros. Tudo depende da empresa e experiência.
Aprenda mais sobre economia:
- 20 produtos que deve evitar comprar no supermercado
- Os 13 eletrodomésticos que consomem mais energia
- Não gaste dinheiro em água engarrafada no supermercado
Conhece o conceito de salário emocional?
O salário emocional é uma recompensa que se sente de várias formas e que não está relacionada com pagamentos extra, nem com prémios, nem com qualquer outro valor numerário.
Este salário emocional está relacionado com um conjunto de ajudas que a entidade empregadora consegue disponibilizar aos trabalhadores. No entanto, estes apoios não surgem na folha de vencimento. Eis alguns exemplos que podem integrar um salário emocional:
- Condições favoráveis de apoio à sua família;
- Horário flexível;
- Trabalho à distância;
- Seguros de saúde;
- Espaços de lazer dentro das empresas;
- Boas relações interpessoais no trabalho;
- Oportunidades de crescimento e aprendizagem;
- Entre outros.
Desta forma, antes de tomar qualquer decisão de carreira, não deve apenas ter em conta o salário. Além do foco no vencimento, não se esqueça de ter em conta este salário emocional que pode ser uma mais-valia importante!