Início Saúde As 12 razões para consumir mais atum

As 12 razões para consumir mais atum

O consumo de atum, de forma regular e moderada, fortalece o corpo de diversas maneiras. Descubra as 12 razões para consumir mais atum.

As 12 razões para consumir mais atum

Descubra as 12 razões para consumir mais atum. O atum é um alimento muito usado na gastronomia nacional. Além de delicioso, é muito versátil, permitindo diversas receitas fantásticas. Este alimento contém propriedades importantes que levam a que sejam gerados diversos benefícios. Estes efeitos positivos gerados pelo consumo regular e moderado deste peixe magnífico têm sido alvo de diversos estudos.

Existem estudos científicos centrados nesta matéria, realizados por equipas de investigação de universidades reputadas, que estão publicados em revistas científicas internacionais. São estudos que enaltecem as vantagens para a saúde que são desencadeadas pelo consumo de atum. São estudos que revelam e comprovam os benefícios decorrentes das propriedades deste alimento. Quer saber mais?

razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Os benefícios surpreendentes do atum

Propriedades do atum

O atum é um alimento fantástico com propriedades que se revelam positivas para a nossa saúde. O atum é um dos alimentos famosos por conter ómega 3, que o torna num alimento amigo do coração. Mas a sua riqueza nutricional é mais vasta…

Ele contém proteínas, vitaminas (nomeadamente: B3, B6 e B12), potássio, fósforo, selénio, ferro, magnésio. O atum é um produto saudável: contém 108 calorias, em cada 100g.


Leia também: A sardinha: todos os benefícios nutricionais deste símbolo nacional


razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Gastronomia

Além do peixe fresco, o atum pode ser comprado enlatado, nomeadamente em óleo, ao natural ou em azeite. É um alimento bastante consumido, que agrada pela sua versatilidade, podendo integrar diversas receitas.

O atum pode ser integrado em saladas, combina bem com massas, pode ter as batatas como acompanhamento… Enfim, tanto pode protagonizar pratos rápidos, ideais num contexto onde não há muito tempo ou muitas ideias, como pode fazer parte de receitas mais demoradas. Integrar quiches, empadão, rissóis, pizzas, lasanhas, enfim, é um alimento tão versátil que só é limitado pela nossa falta de imaginação.

razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Tabela nutricional do Atum, enlatado (porção 80,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 102 kcal 5,1 %
429 kJ
Gordura 2,4 g 3,7 %
Gorduras saturadas 0,6 g 2,9 %
Gorduras monoinsaturadas 0,6 g 2,2 %
Gorduras poliinsaturadas 0,9 g 5,9 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 18,9 g 25,9 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 33,6 mg 112,0 %
Sódio 0,3 g < 0,1 %
Água 58,6 g 2,9 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Ajuda no processo de emagrecimento

O atum contém um alto teor de proteínas. É um alimento saciante que se revela importante para que consiga emagrecer. A sensação de saciedade desempenha um papel importante, pois diminui a fome por mais tempo e contribui para o controlo do apetite.

O atum permite uma digestão lenta e não gera picos nem quedas bruscas nas taxas de açúcar no sangue, que são normais e levariam a um aumento do apetite. Ora, assim, o atum ajuda a impedir que consuma outros produtos, nomeadamente mais calóricos.

Protege as células

O consumo de atum leva a que as suas propriedades antioxidantes sejam aproveitadas, permitindo proteger as células, que ficam mais fortes e saudáveis, funcionando melhor.

Previne AVC

O consumo regular de atum reduz o risco de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Reduz níveis dos triglicerídeos

O consumo regular de atum contribui para diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue. Ao reduzir os triglicerídeos, consegue diminuir a gordura no sangue.

Permite um aumento da massa muscular

É uma fonte rica de proteínas, o que contribui para o aumento da massa muscular e para a reparação da massa muscular.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

É anti-inflamatório

O atum contém ómega 3, cujas conhecidas propriedades anti-inflamatórias são extremamente benéficas para o fortalecimento do nosso corpo. Esta riqueza ajuda a regular o sistema inflamatório do organismo e contribui para prevenir o excesso de inflamação. Assim, o atum previne doenças como gota e artrite, pois ajuda a reduzir a inflamação no organismo.

Controla a pressão arterial

O atum possui ómega 3 e potássio, por isso o seu consumo contribui para relaxar os vasos sanguíneos, pois gera um efeito vasodilatador e anti-inflamatório que leva a uma redução da pressão arterial.

É energizante

O atum gera um efeito energizante. O consumo deste alimento leva a um aumento da energia, pois como é rico em vitaminas do complexo B, também melhora o funcionamento do metabolismo e ainda  protege a pele.

razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Promove circulação do sangue

Contribui para uma maior formação de glóbulos vermelhos, pois o atum é rico em ferro. Previne a anemia e contribui para o processo de transporte de oxigénio para o organismo.

Melhora o sistema imunológico

O consumo de atum melhora o sistema imunológico, fortalecendo a defesa do organismo, tornando-o mais forte no combate a doenças e infeções.


Leia também: 10 razões para começar a beber água com canela


É amigo do coração

O atum é uma fonte rica de ácido gordo, ómega 3, o que faz com que este alimento seja um precioso aliado no combate à doença arterial. O atum ajuda a diminuir os níveis de colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos.

razões para consumir mais atum
As 12 razões para consumir mais atum

Reduz risco de depressão

O atum melhora a saúde mental e reduz os riscos de depressão.      

Informação

O consumo de atum gera diversos benefícios,além dos elencados. Contudo, o consumo do atum deve ser moderado. Tal como tudo na vida, quando feito ou consumido em excesso, é prejudicial.

O consumo excessivo de atum pode ser prejudicial e também deve ser evitado por determinadas pessoas. Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar devem evitar o atum, por via da presença de mercúrio na sua composição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.