Ilhas tranquilas, sumptuosos frutos do mar e areias douradas. Entranhadas com o espírito do verão, estas são as melhores cidades de praia do sul da Europa.
O The Guardian escolheu as 12 melhores cidades de praia da Europa e revelou as principais atrações turísticas. Entre as eleitas estão duas portuguesas.
França, Grécia, Espanha, Croácia, Itália e Portugal: são os países onde ficam as 12 melhores cidades de praia da Europa. A lista contempla as mais movimentadas, como a francesa Saint-Jean-de-Luz, até às mais pacatas, como Sète, na região de Languedoc, no mesmo país.
O The Guardian escolheu as melhores cidades europeias que ficam junto à praia e ofereceu opções de estadia, voos e até as principais atrações turísticas. Dois destinos portugueses estão na lista: Viana do Castelo e Peniche.
O jornal inglês destaca a vista privilegiada para o Santuário de Santa Luzia, no primeiro caso, as praias dos Supertubos e do Cabedelo e elogiando a proximidade das Berlengas, no segundo.
As 12 melhores cidades de praia do sul da Europa
Šibenik, Croácia

É a mais antiga das cidades croatas e é conhecida como local de passagem até às ilhas Kornati mas a cidade tem o suficiente para atrair os turistas. A Catedral de Santiago do século XV, protegida pela Unesco, é um dos pontos fortes.

Zadar, Croácia

Além das praias idílicas e das paisagens maravilhosas, a cidade tornou-se uma atração turística com a instalação subaquática do artista Nikola Bašić.

Sanremo, Itália

A cidade, que fica na região de Liguria, é conhecida como Monte Carlo italiana, devido ao casino que funciona desde 1905. A maior parte das praias cobram entrada.

Sciacca, Itália

A cidade siciliana encanta com as casas do século XVI, uma catedral barroca e aquilo que resta de um castelo. A areia branca e a água transparente são uma das principais atrações.

Viana do Castelo, Portugal

A Praia do Cabedelo é um dos principais pontos turísticos da região minhota. A praia tem vista privilegiada para o Santuário de Santa Luzia, no topo da serra.

Peniche, Portugal

A praia dos Supertubos torna a cidade portuguesa uma das capitais do surf a nível europeu. Além da Praia do Baleal, que fica na península, as Berlengas estão a uns escassos 12 km.

Sanlúcar de Barrameda, Espanha

Antigo destino de férias da aristocracia de Sevilha no século XIX. Vive o ponto alto em agosto, durante as Carreras de Caballos, corridas de cavalos ao longo do areal.

San José, Espanha

As casas brancas fazem lembrar as paisagens gregas. San José é o principal destino turístico de Almería e oferece diversas atividades para a família.

Galaxidi, Grécia

No século XIX era uma pequena vila onde o negócio mais importante era a construção de barcos. Agora, é uma pequena e charmosa cidade com cinco praças centrais e uma imponente igreja.

Volos, Grécia

Com o Monte Pelion atrás e a península com o mesmo nome a estender-se a oeste, o porto de Volos é uma atração para as famílias que querem aproveitar as férias para muitos passeios.

Saint-Jean-de-Luz, França

A cidade francesa é popular há séculos: foi aqui que, em 1660, Luís XIV, o “Rei Sol”, casou com Maria Teresa de Espanha.

Sète, França

A cidade, mesmo à beira do Mediterrâneo, oferece uma experiência calma e family friendly do turismo na região. Não existem grandes atrações turísticas, por isso, resta passear.
