Início Tradições As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Há um produto comum, bom e barato que gera diversos benefícios. Descubra as 10 razões para usar Vinagre Balsâmico em sua casa.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Descubra as 10 razões para usar Vinagre Balsâmico em sua casa. Sabia que há produtos comuns que tem por casa e escondem segredos? Produtos que contêm propriedades que normalmente desconhecemos? O vinagre balsâmico, por exemplo, é um produto que todos costumamos ter em casa, pois é muito útil, muito prático e acessível. É frequentemente usado para fins gastronómicos, nomeadamente para temperar saladas, para integrar diferentes molhos e marinadas e até para fazer parte de algumas receitas. O sabor deste popular condimento é singular, distinto, ácido e complexo.

Este é um produto que tem vindo a ser alvo de diversas investigações científicas e vários estudos que foram publicados, revelando nas suas conclusões que o vinagre balsâmico contém diversas propriedades que geram vários benefícios para a saúde, podendo mesmo contribuir para uma melhor aparência!

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Antes de apresentarmos os benefícios, convém conhecermos os riscos do consumo (nomeadamente, quando em exagero) do vinagre balsâmico. É verdade que um desconforto no estômago pode ocorrer, se o vinagre for consumido de forma exagerada.

Naturalmente, deve também ser evitado por quem sofra de alergia. Se tiver alguma inflamação na garganta, também deve evitar o vinagre balsâmico. Se beber para lá da quantia recomendada, o risco aumento; se beber em excesso, o esófago pode sofrer danos com esse abuso no consumo. No entanto, convém ter em conta que, de um modo geral, é perfeitamente seguro para as pessoas consumirem vinagre balsâmico.


Leia também: As 7 razões para beber chá de canela


usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Consumo recomendado

A porção recomendada é de duas colheres de sopa (no máximo!) por dia. Bebê-lo em demasia pode originar dor de estômago e outros problemas. O balsâmico genuíno pode ser mais caro, mas compensa, pois é mais saudável e não contém açúcares.

Tabela de valor nutricional do vinagre de maçã (1 colher de sopa 16.0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 14 kcal 0,7 %
59 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos 2,7 g 1,0 %
Açúcares 2,4 g 4,8 %
Proteína < 0,1 g 0,1 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 12,2 g 0,6 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Vinagre balsâmico: Conheça os seus diversos benefícios para a saúde

Contribui para uma digestão saudável

O ácido acético, que é um dos compostos ativos contidos no vinagre balsâmico, contém probióticos que ajudam na digestão, contribuindo para uma vida mais saudável, pois também ajudam na função imunológica geral.

Alivia a congestão nasal

A congestão nasal pode ser tratada com vinagre balsâmico, bastando ferver água com algumas gotas de vinagre e respirar o vapor que sai desse preparado.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Trata feridas

As propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas revelam-se preciosas para diferentes fins, nomeadamente para tratar feridas.

Reduz a hipertensão

O vinagre balsâmico pode contribuir para baixar a pressão alta, permitindo controlar a pressão arterial. O consumo regular de vinagre balsâmico, como complemento de outros alimentos, pode revelar-se precioso para o controlo da pressão arterial. A conclusão surgiu após uma investigação que teve por base experiências em laboratório com ratos.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Reduz o refluxo ácido

O refluxo ácido ou a azia revelam-se problemas bastante desagradáveis e comuns para muita gente, mas podem ser tratados com vinagre balsâmico, pois ele contribui para reduzir esses sintomas.

Promove a circulação sanguínea

Sabemos que as uvas ajudam a prevenir doenças cardíacas. Como o vinagre balsâmico é derivado das uvas, também ele se revela útil nesse sentido. Como contém polifenóis, o vinagre balsâmico ajuda na circulação sanguínea.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Diminui o colesterol

O vinagre balsâmico também pode contribuir para diminuir o colesterol, pois os antioxidantes presentes nele ajudam a bloquear as células tóxicas. Estas estão presentes no corpo e aumentam os níveis de colesterol.

Reduz o açúcar no sangue

O vinagre balsâmico também ajuda a regular o açúcar no sangue. Quando o vinagre balsâmico é consumido, ele gera um precioso impacto antiglicémico, levando a que o nível de açúcar no sangue não aumente tanto após uma refeição.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Melhora a saúde da pele

O vinagre balsâmico pode ajudar a limpar a acne, pois contém compostos antimicrobianos, ácidos acéticos e antioxidantes, levando a que contribua para melhorar a aparência ao longo do tempo. Mas não deve ser aplicado diretamente nas manifestações problemáticas da pele, na acne.


Leia também: 20 benefícios do mel para a saúde


Ajuda a perder peso

O vinagre balsâmico contém probióticos que permitem que ele seja um precioso aliado para quem procura perder peso. Este produto sacia, contribuindo para que se sinta satisfeito por mais tempo, levando a que haja um menor consumo de calorias.

Por isso mesmo, muitos recomendam o consumo de vinagre logo pela manhã, pois ao longo do dia o número de calorias será reduzido.

usar Vinagre Balsâmico
As 10 razões para usar Vinagre Balsâmico

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.