Início Saúde As 10 razões para consumir mais Limão

As 10 razões para consumir mais Limão

Limonada, sumo, sobremesa e benefícios, muitos benefícios. Conheça mais sobre o limão! Conheça as 10 razões para consumir mais limão.

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Conheça as 10 razões para consumir mais limão. O limão é um fruto muito útil para o quotidiano. A sua acidez e restantes características revelam-se importantes a diferentes níveis, podendo mesmo ser usado para outros fins, não gastronómicos. Ele é usado para inúmeras receitas, não só de doces e bolos (na pastelaria fica sempre irresistível), mas também para tempero (de carne, peixe, saladas,…). Ele brilha numa limonada que, em pleno verão, se revela um autêntico salva vidas pelo seu poder refrescante. Pode integrar molhos, sumos, batidos, chás, entre muitas outras possibilidades.

Serve como neutralizador, cortando na doçura, no picante e no salgado. Ele permite ainda conservar muitas as, depois delas serem descascadas, sendo por isso muito comum verter sumo de limão na salada de frutas.

As 10 razões para consumir mais Limão

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Limão: características

O limão é um fruto saudável, com características muito particulares. As suas propriedades permitem que o seu consumo regular origine diversos benefícios para a saúde. Ele contém apenas 26 calorias por cada 100 gramas. Pode ser consumido pela polpa, pelo sumo e até pelas raspas que frequentemente integram bolos e doces.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão em jejum?


Este citrino revela-se uma fonte rica em fibras e vitaminas (vitamina C, tiamina, riboflavina) e minerais (nomeadamente, fósforo, silício, cálcio e ferro). Na casca, tem uma substância rica em flavonoides, úteis para a saúde: o d-limoneno. Os flavonoides desenvolvem uma ação antioxidante que combate e previne a ação dos radicais livres, fortalecendo assim o sistema imunitário. O d-limoneno está na origem de muitos dos benefícios inerentes ao seu consumo.

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Tabela de valor nutricional do limão (fruta 58 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 17 kcal 0,8 %
70 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 5,4 g 2,0 %
Açúcares 1,5 g 2,9 %
Proteína 0,6 g 0,9 %
Fibra alimentar 1,6 g 0,5 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 51,6 g 2,6 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Melhora a imunidade

Sendo os limões ricos em vitamina C, eles contribuem para prevenir e combater constipações e gripes, tal como outros citrinos como a laranja. O ácido ascórbico fortalece o sistema imunológico e gera efeitos anti-inflamatórios, sendo precioso para prevenir e combater asma e outras condições respiratórias.

Os limões contêm também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes. Também apresenta riqueza em potássio que, além de ajudar a regular a tensão arterial, contribui para estimular o cérebro e o sistema nervoso.

Auxilia no tratamento da garganta

Se a garganta se apresenta com infeções, o limão pode ajudar a combater a dor de garganta e outros problemas como amigdalite, pois o limão é um fruto que gera uma ação antibacteriana.

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Contribui para equilibrar os níveis de pH do sangue

As propriedades alcalinas do limão permitem melhorar os níveis alcalinos do organismo.

Torna a pele mais bonita e saudável

Pelo limão ser um fruto rico em vitamina C e outros antioxidantes, ele contribui para a redução de rugas e manchas na pele, que contribuem ainda no combate aos danos causados pelos radicais livres. Assim, o limão concede à pele maior luminosidade, além de matar bactérias que estão na origem da formação da acne.

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Evita o envelhecimento precoce

O alto teor em vitamina C (presente no limão, como em outros citrinos), a vitamina A e a E representam antioxidantes que o limão contém e que ajudam a prevenir o envelhecimento das células e a neutralizar os radicais livres, levando a que o limão evite o envelhecimento precoce.

Melhora a digestão

Sabia que toxinas e outras matérias indesejáveis são eliminadas do organismo por via do consumo de limão? O sumo de limão tem uma composição semelhante à da saliva e à dos fluidos digestivos. Ele ajuda o fígado, estimulando a produção de bílis, um ácido que se revela essencial para uma boa digestão.

Além de ajudar o corpo a libertar-se de toxinas do trato digestivo, por ser rico em minerais e vitaminas, o limão também ajuda a aliviar sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.


Leia também: 10 benefícios da canela para a sua saúde que vai gostar de conhecer


razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Reduz a ansiedade e melhora o humor

O limão age como um antidepressivo por via da modulação de neurotransmissores, pois o óleo de limão possui um atenuador da ansiedade (ansiolítico).

Ajuda a manter o peso

Os limões possuem riqueza numa fibra, a pectina, que contribui para combater os desejos por comida. Além disso, os limões suprimem a obesidade induzida por dieta, a hiperglicemia e a resistência à insulina, por via dos polifenóis presentes na casca do limão.

razões para consumir mais Limão
As 10 razões para consumir mais Limão

Diminui o risco de cancro no esófago

O limão contém níveis fisiológicos de flavonas significativos, como todas as frutas cítricas. Assim, com este fruto e por via da ingestão de flavonas, o limão permite uma diminuição do risco de cancro do esófago.

Combate o mau hálito

O consumo de limão ajuda a refrescar o hálito. A saúde oral melhora com o consumo de limão, pois este fruto ajuda a aliviar as dores de dentes e gengivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.