Início Cultura Literatura As 10 línguas mais faladas do mundo

As 10 línguas mais faladas do mundo

Sabe em que lugar se encontra a língua portuguesa? Descubra isso e muito mais na lista das 10 línguas mais faladas do mundo.

As 10 línguas mais faladas do mundo
As 10 línguas mais faladas do mundo

As 10 línguas mais faladas do mundo

Sabe em que lugar se encontra a língua portuguesa? Descubra isso e muito mais na lista das 10 línguas mais faladas do mundo.

A linguagem é talvez a coisa mais importante que aprendemos enquanto crescemos. Sem a linguagem tudo seria mais complicado. É a base da comunicação como a conhecemos hoje. Seja escrita ou falada permite que a informação chegue a todo o lado e não é o facto de não ser a língua do nosso país que nos proíbe de conhecê-la e falar.

Alguém imaginaria há uns anos, que independentemente da língua íamos conseguir rapidamente aceder a um tradutor que, ainda por vezes pouco fiável, nos consegue dar uma boa ideia da mensagem? Fizemos uma lista com as 10 línguas mais faladas no mundo e aquelas que, no fundo, são as mais utilizadas nos dias que correm.

10. Francês

As 10 línguas mais faladas do mundo
Francês – As 10 línguas mais faladas do mundo

Cerca de 129 milhões de pessoas falam francês. É chamada de língua mais romântica do mundo e é falada em muitos países como a Bélgica, Canadá, Ruanda, Camarões, Haiti e outros além de França, claro.

09. Malaio – Indonésia

As 10 línguas mais faladas do mundo
Malaio – Indonésia – As 10 línguas mais faladas do mundo

A língua indonésia é um dialeto Malaio, mas sendo o mais popular e falado pela sexta maior população do mundo, a Indonésia, confere-lhe um lugar nesta lista. A Indonésia é composta por 13.000 ilhas e a Malásia fica próxima da maior delas.

08. Russo

As 10 línguas mais faladas do mundo
Russo – As 10 línguas mais faladas do mundo

Não é surpresa que a língua russa entre nesta lista das línguas mais faladas, tendo em conta que a antiga União Soviética era constituída por 12 Estados e que o Russo era a língua oficial da federação.

155 milhões de pessoas falam russo um pouco por todo o mundo e é uma das seis línguas oficiais da União Europeia. A Rússia é um país imenso, repleto de etnias e de outras diferentes línguas, mas o russo é o que une todos estes povos.

07. Hindi – urdo

As 10 línguas mais faladas do mundo
Hindi – urdo – As 10 línguas mais faladas do mundo

O hindi é a língua oficial da Índia, e é muito falada por todo o mundo, não só pela enorme população daquele país (1.21 biliões de pessoas), mas também devido ao grande fluxo de emigração.

Se a esta juntarmos o urdo, a língua oficial do Paquistão, que é praticamente indistinguível do hindi, torna-se fácil perceber o porquê da presença nesta lista.

06. Bengali

As 10 línguas mais faladas do mundo
Bengali – As 10 línguas mais faladas do mundo

Bengali é a língua oficial do Bangladesh. Tem as mesmas origens do hindi e do urdo e é falada por cerca de 211 milhões de pessoas.

Mas não é só ali que se fala bengali, pelas mesmas razões que o indo e o urdo, a emigração tem um grande papel na disseminação da língua, e o facto destes países estarem todos juntos faz com o número de pessoas que falam esta língua seja maior.

05. Português

As 10 línguas mais faladas do mundo
Português – As 10 línguas mais faladas do mundo

A língua portuguesa tinha que estar presente! O nosso passado das descobertas tornou isto possível e hoje cerca de 273 milhões de pessoas falam a nossa língua, não só nas ex-colónias.

No Uruguai e na Argentina as crianças aprendem português nas escolas e é a quarta língua mais ensinada em todo o mundo.

04. Árabe

As 10 línguas mais faladas do mundo
Árabe – As 10 línguas mais faladas do mundo

O árabe é uma das línguas mais antigas do mundo. É falada por todo o Médio Oriente, Norte de África e um pouco por todo o mundo, já que o árabe é a língua do Corão. Em 1974 foi declarada como a sexta língua oficial dos Estados Unidos. Estranho, não?

03. Espanhol

As 10 línguas mais faladas do mundo
Espanhol – As 10 línguas mais faladas do mundo

O espanhol é falado em toda a América do Sul e América central, além de Espanha. O espanhol é ainda ensinado nos Estados Unidos onde muitas palavras foram adaptadas do espanhol. Há aproximadamente 392 milhões de pessoas no mundo a falar espanhol.

02. Inglês

As 10 línguas mais faladas do mundo
Inglês – As 10 línguas mais faladas do mundo

O inglês não é a língua mais falada no mundo mas é a que mais países têm como língua oficial. Oceania, Ásia, África, América e Europa têm cerca de 508 milhões de pessoas que falam inglês como língua oficial, além de ser a língua mais ensinada por todo o mundo.

01. Mandarim

As 10 línguas mais faladas do mundo
Mandarim – As 10 línguas mais faladas do mundo

A China tinha que estar à frente desta lista. Só a sua população é suficiente para deixar todas as outras línguas para trás. Apesar de haver vários dialetos, o Mandarim é aquele que todos falam.

Apesar de tudo é uma das línguas mais difíceis de aprender já que cada palavra pode ser pronunciada de 4 maneiras diferentes. Mas se mais de 1 bilião de pessoas conseguem, todos conseguem.

_

6 COMENTÁRIOS

  1. Análise um tanto contraditória. A análise está feita em relação aos falantes nativos, ou seja, em relação ao número de habitantes, uma vez que o inglês, naturalmente como segunda opção de língua, não aparece nas primeiras colocações. No entanto, o português com “273milhões que falam a nossa”, é representado pela bandeira de Portugal, quando na verdade 200milhões são falantes de português brasileiro.

    • A lingua portuguesa é universal . Fala-se nos quatro cantos do Mundo ! Fala-se na Europa em Portugal , fala-se na África em cinco Países : Cabo Verde , Guiné-Bissau , Angola , Moçambique , onde é a língua oficial , fala-se na América do Sul no Brasil, e fala-se em Timor que é na Oceania . Como é dito na notícia são cerca de 273 milhões de almas.Na verdade é o Brasil que tem o maior numero de falantes. São cerca de 200 milhões , com tendência para aumentar, devido ao forte ritmo de crescimento do aumento da natalidade . A língua portuguesa não tem dono . Fala-se e escreve-se e serve para as pessoas e os povos comunicarem entre si . Chama-se portuguesa porque nasceu e foi criada em Portugal há quase 1000 anos ! Depois , só a partir do Século XVI foi espalhada pelo Brasil e por outros continentes. Não sei em que bandeira a nossa amiga Daniele estava a pensar para representar a língua portuguesa. Seria interessante também que comentasse o facto de a bandeira inglesa estar a “representar” os falantes do Estado Unidos,Canadá,etç.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.