Início Autores As 10 línguas de Portugal

As 10 línguas de Portugal

Conheça as 10 línguas de Portugal. É provável que seja uma surpresa para muitos mas, de facto, em Portugal podem ser "contabilizadas" 10 línguas.

4704

_

7 – Caló português

As 10 línguas de Portugal
As 10 línguas de Portugal

Esta é a língua de muitos ciganos, que terá uma base portuguesa e muito vocabulário proveniente do romani.

Segundo o Ethnologue, é falada por umas 5000 pessoas, em Portugal, e está relacionada intimamente com o caló espanhol, o caló brasileiro, o caló catalão, e por aí fora.

8 – Romani

As 10 línguas de Portugal
As 10 línguas de Portugal

Esta é a língua indo-iraniana de muitos ciganos europeus. Se a maior parte dos ciganos portugueses falarão em caló (quando não estão a falar em português, claro está), diz o Ethnologue que há umas 500 pessoas a falar romani em Portugal.
As 10 línguas de Portugal
Ou seja: temos portugueses que falam uma língua aparentada com o persa. Curioso, não é?

9 – Galego

As 10 línguas de Portugal
As 10 línguas de Portugal

Prova de que a divisão entre o galego e o português tem muito que se lhe diga, o Ethnologue acha que há zonas de Portugal, ali encostadas à fronteira, que falam galego. Não sei o que lhes diga, embora compreenda a indecisão: a fronteira linguística entre Portugal e a Galiza é muito porosa.
As 10 línguas de Portugal
Muito mais do que alguns portugueses imaginam. Olhando para o mapa do site (acima), parece que o português transmontano é considerado galego, sem mais. Não sei se será prudente dizer isto a algum falante do galego transmontano, mas tudo bem.

10 – Asturiano

As 10 línguas de Portugal
As 10 línguas de Portugal

Da mesma forma, também não sei por que razão o Ethnologue põe o asturiano como língua de Portugal. Afinal, o asturiano tem um nome próprio por estas bandas: é o mirandês e ninguém se chateia com isso.
As 10 línguas de Portugal
Será que consideram um dos dialectos do mirandês como «mirandês padrão» e outro — talvez o sendinense? — como asturiano? Sim, meus caros: o mirandês tem vários dialectos. E esta, hein?

(cont.)

11 COMENTÁRIOS

  1. […] Sotaques será cedido gratuitamente ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, atualmente em obras de reconstrução, após o grande incêndio de 2012. Sotaques da Língua Portuguesa No futuro, e no seguimento deste mesmo projeto, será publicado um mini documentário sobre a forma como as diferentes culturas vivem, no seu quotidiano, a Língua Portuguesa. […]

  2. […] As línguas separam-nos? Um pouco, é verdade. Nem sempre é fácil conversar com quem não fala a nossa língua — o inglês simplificado ajuda, mas não faz milagres (bem, às vezes faz, se acompanhado com algum bom vinho da terra). Mas, enfim, tenho para mim que não separam tanto como se diz — torço sempre o nariz quando oiço aqueles delírios quase místicos de quem defende que uma língua é um universo separado e ninguém consegue, na verdade, traduzir o que quer que seja. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.