_
Grutas de Waitomo

As grutas Waitomo são uma das maiores atracções turísticas da Nova Zelândia, localizadas perto da cidade de Waitomo. Estas grutas são a casa das minhocas Waitomo, pequenos seres luminescentes que emitem luz no escuro, que encontram apenas na Nova Zelândia e são do tamanho de um mosquito que iluminam as paredes da gruta como as estrelas no céu.
As grutas, formadas há mais de 30 milhões de anos, e parecem majestosamente decoradas, ali encontra-se um enorme poço de calcário e a Cathedral Cavern, conhecida pela sua fenomenal acústica.
Gruta Majlis al Jinn

Majlis al Jinn é uma das maiores grutas do mundo e localiza-se na remota área do Plateau Selma, em Oman. Trata-se de uma gruta com uma câmara apenas, com 310 metros por 225 metros e uma altura de 120 metros.
A parte mais funda da gruta fica a 178 metros da superfície e para se ter uma noção do tamanho desta gruta, cabem 12 aviões Boeing 747 jumbo lá dentro. Apenas aqueles que têm muita experiência em alpinismo podem visitar a gruta, mas há planos para tornar a gruta mais acessível.
Gruta Skocjan

O sistema de grutas Skocjan inclui a mais alta caverna da Europa, um gigantesco desfiladeiro, quedas de água e uma ponto sobre o desfiladeiro que parece saída do Senhor dos Anéis. As grutas estão decoradas com magnificas estruturas de estalactites e estalagmites.
As grutas foram criadas por um rio que se afundou, o rio Reka. O rio encontra-se à superfície durante a primeira parte mas depois desaparece para a profundezas das grutas e volta a aparecer à superfície depois de ter percorrido 34km dentro das grutas.
(cont.)
Comentários 1