As 10 grutas mais fantásticas do planeta
Escondidas debaixo do solo, ocultas durante séculos, algumas delas só foram descobertas recentemente. As 10 grutas mais fantásticas do planeta.
Gruta Eisriesenwelt

A Eisriesenwelt (em Alemão significa “mundo dos gigantes de gelo”) é a maior caverna de gelo do mundo com uma extensão de mais de 42km e encontra-se dentro da montanha Hochkogel nos Alpes Austríacos.
A Eisriesenwelt foi formada por um rio, que com a passagem provocou a erosão de passagens por dentro da montanha e as formações de gelo são formadas por neve que derreteu e escorreu para dentro da gruta e congelou no inverno.
Gruta Ludi Yan

A gruta Ludi Yan (em Português algo como “Flauta de Cana”) é conhecida como o “Palácio das artes naturais” e localiza-se no sul da China. Segundo a lenda a gruta tem este nome porque os locais acreditavam que se podiam fazer flautas a partir das canas que se encontravam na entrada da gruta.
A caverna de calcário parece uma terra de contos de fadas com estalactites, estalagmites, pilares e cortinas de pedra, plantas, aves e animais de cores e formas fantásticas.
Gruta de Naica

Esta gruta foi descoberta em 2000 por mineiros que escavavam um túnel numa mina no norte do México. A câmara principal desta gruta contém alguns dos maiores cristais naturais alguma vez encontrados nas grutas de todo o mundo. O maior encontrado até hoje mede 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 50 toneladas.
Estes cristais atingiram este tamanho devido às altas temperaturas dentro da gruta, que atingem os 58 graus, permitindo que cristais microscópicos se formassem e crescessem. O resultado parece a caverna do Super-Homem.
Rio subterrâneo de Puerto Princesa

O rio subterrâneo Puerto Princesa encontra-se na cadeia montanhosa coberta de selva da costa oeste da ilha de Palawan, nas Filipinas.
Até à descoberta de um rio subterrâneo no México, em 2007, o Puerto Princesa era o mais longo rio subterrâneo do mundo e ainda continua a ser o mais longo navegável. Tem uma extensão de 8,2 km e atravessa a espectacular gruta até desaguar no mar da China.
(cont.)
Comentários 1